O Centro Português de Fotografia vai receber 'Frida Kahlo - as suas fotografias', uma coletânea de 241 imagens da artista mexicana.
O Centro Português de Fotografia vai receber Frida Kahlo - as suas fotografias, uma coletânea de 241 imagens da artista mexicana.
Frida de barriga para baixo, por Nickolas Muray, 1946 © Museu Frida Kahlo
A artista mexicana é uma emblemática figura da cultura popular do século XX que nunca se inibiu de mostrar as suas convicções, e foi através do atrevimento que a caracterizada que se destacou numa sociedade onde o sexo feminino não tinha voz. Na sua arte, refletiu diferentes períodos da sua existência, incluindo as complicações após o acidente que marcou e mudou para sempre a vida de Frida.
As Origens, Casa Azul, Política, Corpo, Acidentado, Amores e Fotografia são as seis secções pelas quais esta exposição está dividida. Frida Kahlo - as suas fotografias tem curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, fotógrafo mexicano, e direção de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo. A mostra que se estreou na Cidade do México, cidade natal da artista, passou pela Alemanha, Nova Zelândia, Estados Unidos da América e, em 2012, Lisboa, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade.
Entre os dias 6 de julho e 4 de novembro, inclusive, vai ser possível visitar esta exposição no Centro Português de Fotografia, no Porto. Parte das receitas conseguidas vão reverter a favor da Associação Salvador, que promove a integração de indivíduos com deficiência motora.