Opinião   Palavra da Vogue  

As 10 palavras sobre Moda sustentável que precisa de saber

14 Apr 2021
By Emily Chan

Sabe detectar o greenwashing? Sabe a diferença entre compostável e biodegradável? O que é, na verdade, o microplástico? Neste artigo, decompomos a terminologia ecológica utilizada perlas marcas para que possa fazer escolhas informadas quando fizer as suas compras.

Sabe detectar o greenwashing? Sabe a diferença entre compostável e biodegradável? O que é, na verdade, o microplástico? Neste artigo, decompomos a terminologia ecológica utilizada perlas marcas para que possa fazer escolhas informadas quando fizer as suas compras. 

Fotografia de Tierny Gearon
Fotografia de Tierny Gearon

Mesmo que se tenha comprometido a que o seu guarda-roupa seja o mais ecológico possível, navegar no mundo da sustentabilidade pode ser avassalador, com novas terminologias e palavras científicas a surgirem todos os dias. Mas o que significam realmente estas palavras e o porque é que são importantes?

Ser um cliente informado significa que pode evitar o greenwashing e garantir que as marcas que escolhe estão realmente a tomar as medidas necessárias para ajudar a salvar o nosso planeta e apoiar as pessoas que fazem as nossas roupas. Felizmente, existem muitos recursos por aí para o orientar, incluindo o The Sustainable Fashion Glossary, criado pela Condé Nast em parceria com o London College of Fashion's Centre for Sustainable Fashion (CSF). "É vital que tenhamos clareza e compreensão na linguagem da Moda para falar sobre as crises ambientais, culturais e de saúde associadas aos nossos tempos", diz o Professor Dilys Williams, director do Centro para a Moda Sustentável, à Vogue. "O que [usamos] deve reflectir aquilo que defendemos e este glossário pode ajudar a tomar decisões sobre aquilo em que a Moda realmente consiste". 

Quer saber o que significa realmente transparência, ou a diferença entre biodegradável e compostável? Não se preocupe, aqui estão os termos essenciais que precisa de saber.

Compensação de carbono 

A Moda precisa de reduzir as suas emissões de CO2 e rapidamente, sendo a indústria responsável por 4% a 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa todos os anos. É por isso que um número crescente de marcas começou a compensar as emissões de carbono: investir em projectos centrados na redução de emissões, tais como a restauração florestal. No entanto, a compensação de carbono (que frequentemente tem lugar em países em desenvolvimento) não é de modo algum uma solução perfeita, e não deve distrair-se da necessidade real das empresas lidarem directamente com a sua própria pegada de carbono. 

Microplásticos

Os microplásticos são pequenas partículas de plástico que estão a poluir cada vez mais o nosso planeta, sendo o vestuário sintético um dos principais culpados. De facto, as estimativas sugerem que cerca de 20% a 35% dos microplásticos a serem libertados nos nossos oceanos provêm dos têxteis, representando uma enorme ameaça para a vida marinha que os ingere. Felizmente, há coisas diárias que podemos fazer para ajudar a resolver o problema, incluindo evitar os sintéticos sempre que possível e usar um filtro de microplásticos, tal como um saco Guppyfriend ou uma Cora Ball, quando se lava a roupa.

Fibras naturais

As fibras naturais - que provêm de plantas ou animais - são geralmente consideradas mais sustentáveis que os sintéticos (que são derivados de combustíveis fósseis), e incluem algodão, linho e lã. Mas as fibras naturais ainda têm diferentes graus de impacto, com o algodão orgânico menos nocivo para o ambiente do que o algodão e o couro convencionais tendo uma maior pegada de carbono em comparação com o poliéster, por exemplo. Embora as próprias fibras naturais sejam biodegradáveis, os produtos químicos utilizados para as tratar no processo de fabrico podem não o ser.

Materiais biodegradáveis

Já deve ter visto um número crescente de produtos rotulados como biodegradáveis, quer se trate do vestuário em si ou da embalagem. E embora os materiais biodegradáveis se decomponham naturalmente através de microorganismos como bactérias e fungos, não há garantias: condições como a temperatura e os nutrientes afectarão a biodegradabilidade, assim como os corantes e as lavagens utilizadas para tratar os materiais. Vale a pena notar que a biodegradabilidade é diferente da compostável, sendo que esta última requer normalmente um processo gerido.

Greenwashing

À medida que os clientes se tornam cada vez mais conscientes das suas compras, o greenwashing - quando as marcas fazem afirmações falsas sobre as suas políticas ambientais - está também a aumentar. Isto inclui descrições de produtos como sendo sustentáveis, apenas porque contêm uma pequena quantidade de conteúdo reciclado. Para evitar o greenwashing, procure factos e números que sustentem as reivindicações da marca em questão.

Upcycling

À medida que as marcas se tornam mais conscientes do impacto das matérias-primas, o upcycling tornou-se uma tendência crescente na indústria, com marcas como Balenciaga, Miu Miu e Marni a fazer uso de materiais pré-existentes. Upcycling significa transformar materiais e produtos descartados em artigos de maior valor, enquanto que reciclagem significa normalmente transformar um produto descartado num artigo semelhante.

Biodiversidade

A biodiversidade é a variabilidade das espécies no nosso planeta e é de máxima importância - considerando o quão ligados estão os nossos ecossistemas. Um milhão de espécies está agora em risco de extinção, com a taxa de perda de biodiversidade estimada em 1.000 vezes a taxa natural. Considerando que a grande maioria dos materiais utilizados na Moda vêm da natureza (quer seja algodão cultivado nos campos ou viscose das árvores), a indústria está lentamente a acordar para o seu papel nesta matéria, com a Kering e a LVMH a anunciarem novas iniciativas destinadas a restaurar a biodiversidade ainda este ano.

Sobreconsumo

Com um espantoso número de 100 mil milhões de peças de roupa produzidas globalmente todos os anos, o sobreconsumo é um problema real. Dito de forma simples: temos mais peças de vestuário do que realmente precisamos e continuamos a fazer mais roupa do que o nosso planeta consegue suportar. De facto, estima-se que o número de vezes que uma peça de vestuário é usada diminuiu 36% nas últimas duas décadas, acabando frequentemente em aterros sanitários. É por isso que o mantra "compre menos e compre melhor" é mais importante do que nunca. 

Transparência

É necessária uma maior transparência por parte das marcas para que possamos saber se estão a cumprir os seus compromissos de sustentabilidade. Isto significa que as empresas divulgam informação através de cadeias de fornecimento inteiras, incluindo políticas sociais e ambientais. Embora o grupo Fashion Revolution produza um Índice Anual de Transparência da Moda, é importante lembrar que as marcas que são mais transparentes não são necessariamente mais sustentáveis.

Comércio ético

Embora as palavras "sustentável" e "ético" sejam por vezes utilizadas indistintamente, o comércio ético refere-se especificamente à forma como as pessoas ao longo da cadeia de fornecimento de Moda são tratadas - desde as que cultivam as matérias-primas até às que trabalham directamente para uma empresa. Para que uma marca funcione eticamente, os direitos dos trabalhadores - tais como horários máximos de trabalho, saúde e segurança, liberdade de associação e salários justos - devem ser respeitados.

Emily Chan By Emily Chan

Relacionados


Casamentos  

O vestido de noiva vermelho é a tendência nupcial mais inesperada de 2025

21 Feb 2025

Moda  

High Noon | Editorial de Moda

21 Feb 2025

Lifestyle  

Paixão ou propósito? Como encontrar sentido na vida profissional

20 Feb 2025

Moda   Compras  

14 acessórios de cabelo para complementar qualquer look

20 Feb 2025