Beleza  

Good hair, great day: a psicologia do cabelo perfeito

21 Mar 2025
By Rita Petrone

Fotografia: CSA-Images / Getty Images

De um penteado de sonho ao nosso pior inimigo, o cabelo é a moldura das emoções que escondemos no nosso rosto — e é na imprevisibilidade misteriosa de um "good hair day" que surge a fórmula para uma autoestima de elite.

Das conjugações ecléticas que desencantamos nos confins do guarda-roupa a uma rotina exímia de cuidados de pele, a fórmula que nos direciona para o troféu da autoconfiança surge entre passos de self care. Apesar das fábulas e contos de fadas nos passarem a mensagem de que é no nosso interior que reside a faceta mais importante do nosso valor, a vida ensina-nos que esse nem sempre é o caso. Tanto os estudos científicos como o senso comum confirmam que — aliada à higiene e a um quadro clínico sem nada a reportar — uma aparência cuidada, atraente e, acima de tudo, confiante tem um impacto positivo na vida pessoal, social e profissional. Superficial ou não, a verdade é que a beleza exterior influencia a forma como nos olhamos ao espelho e molda as perceções que construímos em torno do nosso reflexo. Além disso, dá também origem a um misterioso (e complexo) fenómeno: a autoestima e a confiança de que temos em nós o poder de concretizar qualquer objetivo, um dia de cada vez. Entre um look encantador, um perfume com notas ricas ou uma maquilhagem que destaca as nossas melhores feições, planear o aspeto da nossa figura até ao último detalhe é possível, e até um ponto, encorajado. No entanto, como qualquer pessoa prestes a sair de casa para mais um dia de trabalho ou lazer sabe, é no cabelo (e na sua imprevisibilidade) que se esconde o ingrediente secreto para uma autoconfiança com níveis imaculados. Um bom cabelo, derivado dos utópicos good hair days, ajuda a apaziguar o caos interior e transmite uma sensação mais ampla de saúde e bem-estar. Segundo um estudo realizado por Marianne LaFrance, professora na Universidade de Yale, há evidências que demonstram que sentirmo-nos bem com o nosso cabelo está relacionado com os níveis de confiança e saúde, assim como a uma sensação de controlo sobre o que nos rodeia. Com uma preciosidade que advém da sua aleatoriedade, os good hair days reforçam uma aparência fascinante e saudável e servem como um prelúdio para que o nosso dia corra da melhor forma possível.

Apaixonada por cabelos desde muito cedo, Dora Henriques, hairstylist no salão Pink Room e um dos talentos essenciais aos backstage de algumas das principais Semanas de Moda internacionais, acredita que o nosso cabelo é um dos melhores acessórios que temos disponíveis no nosso arsenal: "quando ele está bonito e arranjado, a nossa autoconfiança aumenta automaticamente. [...] Sentimos que tudo à nossa volta está alinhado e isso deixa-nos felizes", confessa. O cabelo é uma das características mais importantes no que a primeiras impressões diz respeito: é uma espécie de moldura do nosso rosto e está entre os principais traços utilizados para descrever a aparência de alguém. Aliás, é bastante comum que uma alteração no corte ou cor do cabelo aluda a uma mudança na nossa vida, seja esta radical ou subtil. Porém, a imprevisibilidade do seu estado é, por vezes, uma verdadeira dor de cabeça. Um bom cabelo une diversos ingredientes: uma rotina de haircare exemplar, um bom estado de saúde, um corte apropriado ao rosto de cada pessoa e uma coloração deslumbrante. Segundo Henriques, que conta com um percurso de uma década na coloração e styling de cabelos, um "cabelo de sonho" é muito mais do que um corte ou uma cor, é um estado de espírito — e os preparativos para prevenir os temidos dias em que não sabemos lidar com a juba que vive no nosso couro cabeludo começam tanto em casa como no salão. "O corte e a cor funcionam como um todo. Muitas vezes temos cores lindas que podem ficar destruídas por um mau corte", diz. "Um bom corte ajuda muito, pois quando o cabelo já se encontra no formato ideal, a manutenção no dia a dia é bem mais fácil". Para os cabelos ondulados e encaracolados, os melhores cortes são os chamados butterfly cut, caracterizados por serem feitos em camadas que acompanham o movimento do cabelo, mesmo no seu estado natural. Já para cabelos finos e lisos, o tipo de corte ideal é o bob cut, por ser um corte mais reto que garante um maior volume na base. Fora do salão, no conforto do nosso lar, surge o passo mais importante de todos: seguir uma rotina impecável de cuidados capilares. Manter o cabelo saudável, com bons produtos e hábitos diários é essencial para que os good hair days aconteçam mais regularmente. Quanto à frequência com que se deve lavar o cabelo, Henriques garante que esta depende muito do tipo de cabelo e estilo de vida de cada um, no entanto, regra geral, "lavar o cabelo de duas a três vezes por semana é o suficiente para a maioria das pessoas".

Entre lavagens, quando, inevitavelmente, surge um dos tão tenebrosos bad hair days, a nossa autoconfiança diminui e torna-se essencial encontrar alternativas para que o nosso cabelo não se torne um dos catalisadores de um dia de mau humor. Com uma panóplia de penteados, produtos e hot tools à nossa disposição, fugir a sete pés de um "cabelo desgrenhado" vai para lá de uma simples opção e surge como uma verdadeira obrigação, em nome, claro, da nossa felicidade. Sob o mote de "não há nada que um sleek bun não resolva", Henriques é da opinião de que existe sempre forma de tornar um mau dia de cabelo num dia pelo menos satisfatório, consoante o penteado e os standards pelos quais nos fazemos reger. No que toca ao styling, para lá dos penteados com apanhados, solucionar um bad hair day pode também passar por dar uma nova vida ao nosso cabelo, através de sprays texturizadores e um modelador para fazer um penteado com ondas. "Outra dica que eu uso e abuso são os acessórios. Sejam eles fitas, bonés ou lenços", revela Henriques. Para lidar com a humidade e o frizz que acompanha os, por vezes intermináveis, dias de chuva, o truque é utilizar produtos com características anti-frizz, nomeadamente com fórmulas em sérum ou creme. Além disso, sempre que possível, é aconselhável secar o cabelo com secador, sem nunca descurar o uso de um protetor térmico antes de iniciar o processo de secagem, de forma a garantir que este se mantém sob controlo e se adapta melhor ao styling escolhido. Por fim, deve aplicar-se um óleo reparador que promova a saúde do cabelo e ajude a fechar a cutícula de cada fio. Por sua vez, donas de uma identidade própria e uma vida singular, as franjas são particularmente difíceis de domar, especialmente em dias durante os quais o nosso cabelo se transforma no nosso pior inimigo. Para que estas brilhem tanto em casa como à saída da cadeira de cabeleireiro, o truque passa pela manutenção frequente do corte — no salão, sempre no salão, independentemente dos hacks e truques que o algoritmo das redes sociais faça questão de nos apresentar. Em casa, Henriques aconselha a fazer sempre o styling da franja com uma escova e secador, aliados à proteção térmica. Por fim, o uso de um spray fixador garante que a franja se mantenha sem frizz ao longo do dia.

Com a estação fria a chegar ao fim, não é apenas o guarda-roupa que se prepara para dar as boas vindas às novas tendências da Moda. Até porque, com presença marcada no backstage dos principais desfiles de Alta-Costura e ready-to-wear, Henriques tem aprendido a valorizar cada detalhe na preparação do cabelo. "Além de aprender a trabalhar sob pressão, [...] um truque que nunca dispensei [após passar pelas Semanas de Moda de Paris e Milão] é usar produtos texturizadores para dar volume e vida ao cabelo, criando um estilo mais natural, sem perder a elegância". Passerelles à parte, quando se fala de cabelos, a primavera traz novas tendências no que ao corte e à cor diz respeito. Entre cortes em camadas, franjas e cabelos com muitas texturas, segundo Henriques, "a grande tendência é a cor Mocha Mousse [o Pantone eleito como a cor do ano para 2025]". No entanto, e acima de tudo, na próxima estação, os cabelos querem-se naturais, leves e incrivelmente saudáveis — para que os, até então míticos, good hair days conquistem um lugar permanente na nossa rotina de cuidados capilares e se assumam como um pilar incontornável da nossa felicidade.

Originalmente publicado na edição The Pursuit of Happiness, de março de 2025, da Vogue Portugal, disponível aqui.

Rita Petrone By Rita Petrone
All articles

Relacionados


Tendências  

Estes são os penteados dos anos 2000 que vão regressar em 2025

24 Jan 2025

Beleza  

Será que o cabelo retém traumas? A explicação psicológica do porquê de um corte de cabelo ser transformador após o fim de uma relação

18 Feb 2025

Casamentos  

The Bridal Affair | Address Book: Cabelos e Maquilhagem

09 Mar 2025

Beleza   Tendências  

Outono/inverno 2025 | As tendências de Beleza que vimos nos bastidores

12 Mar 2025