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Lee x H&M: mais um passo no caminho da sustentabilidade

20 Jan 2021
By Rui Matos

Uma colaboração ambiciosa que tem como principal foco a sustentabilidade. Lee x H&M é a união que estávamos a precisar e nem sabíamos.

Uma colaboração ambiciosa que tem como principal foco a sustentabilidade. Lee x H&M é a união que estávamos a precisar e nem sabíamos.

Lee x H&M
Lee x H&M

O compromisso sustentável da H&M passou a ser já o modus operandi da gigante sueca. A sustentabilidade não poder ser só mais uma tendência com um ciclo de duração de seis meses. A sustentabilidade é um tema que precisa de estar na ordem do dia constantemente. “Temos uma enorme responsabilidade de mudar a forma como a moda é feita e produzida,” conta Helena Helmersson, CEO do Grupo H&M. “Uma grande parte da mudança surge da colaboração, da partilha de ideias e da insistência para um futuro sustentável.” E foi com a lendária marca norte-americana Lee que a H&M escreve um novo capítulo na sua jornada sustentável. 

Foi há mais de 130 anos que a Lee foi fundada, em Salina, no Kansas, e desde o ano de fundação que a inovação é palavra-chave.Desde 1889 que a Lee tem empoderado os seus clientes com um estilo intemporal e soluções inovadoras,” começa por explicar Chris Waldeck, Global Brand President, da Lee.Como as primeiras jardineiras e a primeira braguilha com fecho, e inúmeras revoluções de fit e estilo desde então. A Lee tem o compromisso de encontrar e melhorar soluções sustentáveis, para apresentar produtos em constante evolução que vão ao encontro da procura crescente do consumidor por peças de roupa de alta qualidade que vestem bem, ao mesmo tempo que preserva os valores da Lee no que diz respeito ao impacto social e ambiental.” 

Esta colaboração é ambiciosa e tem a sustentabilidade como foco principal. Foi através de uma abordagem holística que criaram esta coleção, disponível para mulher, homem e ainda criança. Aqui, o material é importante, tal como os primeiros jeans H&M produzidos em 100% algodão reciclado, feito com 80% de desperdício pós-industrial e 20% pós-consumidor. Nesta Lee x H&M há ainda peças em ganga produzidas em fibras sintéticas renováveis, assim como a tinturaria que não desperdiça água e as lavagens são de baixo impacto, que são verificadas por terceiros pela sua baixa utilização de água, químicos e consumo de energia. 

Para Victoria Allen, designer na H&M, a “Lee x H&M é uma coleção verdadeiramente holística e altamente ambiciosa tendo a sustentabilidade como foco. Juntos, questionámos cada uma das fases do design e produção da ganga, encontrando soluções mais sustentáveis em cada etapa. Esta atitude positiva está igualmente presente no design, jogando com a herança icónica da Lee para criar uma coleção repleta de otimismo e energia.”

E quais são as peças icónicas Lee que vamos poder encontrar nesta coleção? Chris Waldeck, responde: “Para a coleção de mulher, trabalhámos com a H&M para reimaginar os casacos masculinos Rider e Storm Rider como versões oversized para senhora. Para homem, trabalhámos nas nossas lendárias Carpenter Pants para lhes dar um fit mais largo. Estas foram adaptadas a partir das nossas jardineiras Lee, de 1912, que permitiam que os trabalhadores usassem calças com bolsos maiores e inclinados, costuras triplas e bolsos laterais para as ferramentas, assim como um loop para o martelo – mantivemos esses detalhes utilitários intactos. Fomos buscar inspiração para toda a coleção aos nossos arquivos, incluindo os nossos estilos mais recentes, como os nossos jeans completamente recicláveis que estão no coração da coleção Lee x H&M. Além disso, temos o nosso logo distinto em sweatshirts, hoodies, t-shirts, bucket hats, e muito mais.” 

Mas as novidades não ficam por aqui. Pela primeira vez, a H&M vai partilhar os dados Life Cycle Assessment no seu site, mostrando assim o impacto da água, CO2 e energia utilizada para cada peça de ganga da coleção, desde a matéria-prima até ao final da sua utilização. “A transparência é uma parte crucial da viagem da H&M no sentido de um futuro mais sustentável. Sermos transparentes sobre os nossos produtos e sobre o nosso negócio, significa que estamos preparados para sermos responsabilizados pelo nosso trabalho e para continuarmos a desafiarmo-nos para continuar a melhorar,” explica Giorgina Waltier, Transparency Strategy Lead da H&M. 

Lee x H&M chega às prateleiras digitais da H&M já no dia 28 de janeiro, na galeria em baixo 12 das nossas peças favoritas. 

Rui Matos By Rui Matos

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