Opinião   Palavra da Vogue  

Horóscopo: as previsões para o mês de junho

02 Jun 2020
By Margarida Xavier Marante

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de junho?

Margarida Xavier Marante é a astróloga de serviço para responder a todos os signos, ascendentes e demais elementos estelares. Já sabe o que lhe reserva o mês de junho?

Gémeos, o signo do mês de junho. Maquilhagem inspirada em desenhos de Picasso e brinco
Gémeos, o signo do mês de junho. Maquilhagem inspirada em desenhos de Picasso e brinco

Meus queridos raios de sol, gelados com sabor a verão, búzios com aroma a maresia. Eis JUNHO. Há tanta felicidade em receber o mês do verão que até nos damos ao luxo de o soletrar. J-u-n-h-o. 

A energia de Gémeos vai abençoar todo o zodíaco. O elemento é ar e os temas vão ser: mudança; adaptação; comunicação. 

Podem já começar a pensar em questões pertinentes como: “tendências dos padrões de máscaras reutilizáveis?” ou “cumprimentos entre as pessoas com um ou dois cotovelos?(Não queremos deixar ninguém pendurado).”

Sol no signo de Gémeos vem destacar a importância da energia que trocamos com os outros - principalmente através das palavras. Oh yeah: é preciso prestar atenção àquilo que dizemos. A nós próprios e aos outros. Em voz alta. Ou para dentro. Até as frases silenciosas que nos correm na mente importam. Todas afetam as crenças, bem-estar e os sentimentos que carregamos.Aquilo que dizemos transforma-se na vibração que emitimos. Por isso, neste tempo de Gémeos a proposta é começar a perguntar: Que palavras conduzem a nossa vida? Que frases vamos repetindo no pensamento ao longo do dia? Que palavras viram ações? Que palavras viram a vida?

Uff! Profundo, ou não, vamos lá nativos! Bora começar junho, que é tão bem recebido (com a distancia de segurança de dois metros mas, sem dúvida) de braços bem abertos.

Gémeos

Oi gentxiiii! Que alegria esta de vos ver por aqui! Quase tão boa como a sensação de retirar a primeira película para estrear um pacote de toalhitas desinfetantes de abertura “fácil”. (Um exemplo de uma das alegrias deste novo mundo).

Ai, queridos gémeos. Bem que faltava um Sol neste signo para melhorar e relativizar o ambiente tenso à nossa volta. A sério, eu peço-vos: batizem-nos! Queremos água benta geminiana a salpicar pelos céus, em género de chuvinha molha-sortudos.

E aqui vos confessamos: nunca as mais-valias do signo de Gémeos foram tão valiosas e animadoras como agora. Sol e Vénus na casa 1 (do eu) vão proporcionar o que faz falta: exercitar o cérebro, colocar as pernas a mexer e bracejar com liberdade - em espaços ao ar livre e sem grandes multidões. O que é valioso para junho é passear. Quer física, quer mentalmente.

No ultimo mês em que Marte está na casa 10 (da profissão), os Gémeos vão ter força para serem ainda mais ativos e se exporem ao mundo. Quer seja no trabalho ou na sociedade (café, esplanada, supermercado). Ide levar a vossa energia, ânimo e positivismo!

Caranguejo

Pessoas bonitas. Docinhos de açúcar mascavado. Aprocheguem-se aqui neste vosso cantinho Vogue.

Em junho, altura do sol, roupa fresca e sandália arejada, queremos poder conviver, numa vida com mais liberdade e serenidade. Sem tensões nem contraturas nas costas.

Agora, vejam: as energias de Gémeos incidem na vossa casa 12 (do interior, da alma). A proposta dos astros é a limpeza do espírito. Sol vai pedir que emitam mais luz e carisma. E Vénus, mesmo retrógrada, vai começar a corrigir as suas ideias pessoais e esotéricas. Por isso, este mês é para varrer as palavras negativas que correm no vosso interior que vos deitam abaixo. Não esquecendo, claro, de as substituir por outras positivas, com brilho, amor próprio e auto-elogios (daqueles bem poderosos).

A partir do dia 18, Mercúrio fica retrógrado no vosso signo de Caranguejo, com alguns desafios: mal-entendidos, dificuldade em comunicar ou pensar eficazmente. Mas enfim nos dias que correm um “ALERTA RETRÓGRADO” já não nos preocupa como antigamente, pois não? Depois do susto de uma pandemia mundial, um planeta retrógrado é... como diz o Jorge Jesus: “piners!”.

Leão

Os nossos nativos de Leão: coisas boas desta vida!

Eis que o calor já aparece com alguns dias abrasadores, mesmo a pedir para começar a calçar as sandálias (que, coitadinhas, têm hibernado na fila mais escondida do armário). Felizmente, junho chega e, com ele, chegam também novas vibes, dress code e prioridades, mesmo a condizer com o desconfinamento. As energias de Gémeos assentam que nem uma luva na casa 11 (das pessoas). Por isso, este mês, as brasas do zodíaco vão querer fazer tempo para voltar a estar com os amigos.

Sol e Vénus no elemento de Ar pedem-lhe para se conectar, interagir e voltar a viver a vida na primeira pessoa do plural: NÓS. Façam os esforços necessários: escolher o sítio apropriado, ao ar livre, com as doses de oxigénio adequadas e assentos bem posicionados segundo as diretrizes milimétricas do Teorema de Pitágoras.

Em junho, nada vai ser mais importante para Leão do que escapar da caverna anti-social onde temos vivido, para espreitar as caras familiares que até vão gritar “Amig@, que saudades!”

Virgem

Queridos nativos, saudades vossas! Ora contem tudo: como têm passado? Bem que a energia de Virgem nos tem feito falta, nesta altura de abrandamento vivencial. Qual sumo détox matinal, com limão e curcuma, qual quê. Um copo com a essência de Virgem basta para revitalizar a preguiça que há em nós.

Mas vamos ao que interessa, shall we? As energias de Gémeos incidem na vossa casa 10 (da profissão), pelo que se vão fazer sentir nas questões mais expostas da vida, como em projetos e trabalho.

As energias trazidas por Gémeos são mentais e pragmáticas, capazes de simplificar os problemas da vida. Ora, tudo compatível com a própria essência Virginiana.  Digamos que os nativos de Virgem estão mais que prontos para começar a desconfinar aos poucos, pensando em outros assuntos, questões de carreira ou projetos de vida, com reuniões umas a seguir às outras, mais compromissos e menos espaço na agenda.

Atenção a partir de dia 18. Já estavam com saudades de um Mercúrio retrógrado? Nós já. Cá vai ele. Atrapalhando um pouco as marcações e pequenas combinações do dia a dia.

Balança

Guapos! Qué tal?

Parecia que não chegava mas eis que… Estamos em plena contagem decrescente para a passagem de testemunho primavera-verão. O grande solstício? Lá vem ele, por junho adentro, sem quaisquer formalidades. É caso para abraçar o vestuário de linho e encarar o verão de frente.

As energias de Gémeos incidem na casa 9 (das viagens), por isso prevemos preparativos para férias. “Descanso”, “retiro” ou agendamento de várias dias seguidos para ficar estendido ao Sol - como quiserem chamar.O que é certo é que os Balança devem reservar um tempinho do seu ano para ir praticar aquele ato chamado: laurear a pevide. 

Claramente que o momento pede férias em território português. E as influências Geminianas sugerem algo que traga contacto com o exterior, ligação à natureza e apreciação do mundo físico. 

Ao fazer a mala e escolher a roupa, por favor não esquecer de fazer conjugar toda a indumentária com as máscaras - acessório imperdível para o verão de 2020. Apostaríamos no azul, mas é só uma ideia.

Escorpião

Abram alas para SCORPIO! Os nativos com a aura mais sedutora do zodíaco. Possuidores de um olhar tão forte que até devia pagar imposto.

Sois sem dúvida quem menos perde com esta questão das máscaras faciais. Os olhinhos continuam a espreitar penetrantes e cintilantes por cima do pano. Está tudo nas pupilas, não é verdade? “Menos é mais” é o que muitos costumam dizer. Ora, cobertos por máscaras, luvas e viseiras, estamos cada vez menos visíveis e talvez cada vez mais bem apresentados.

As energias de Gémeos atingem a casa 8 (do interior): nada esquisito para escorpião, visto que é a sua casa natural. As energias Geminianas para transformar, questionar e mudar vão incidir sobre o diálogo interno. O que conversamos connosco próprios, sobre medos, receios, passado, presente e futuro. Tipo a história que o João conta ao João sobre quem o João é. Compreendem? Esta é a altura ideal para fazer as pazes consigo mesmo.

No dia 18, com Mercúrio a ficar retrógrado na casa 9, temas como a espiritualidade e viagens podem ficar um pouco conturbados ou, pelo menos, com algumas dificuldades até seguirem em frente. Procura e perseverança, queridos nativos, são trunfos para tudo.

Sagitário 

E aí, gentxiii? Esperamos nesta época já ver vos ver de cabelo solto e dedinhos dos pés a arejar.

Se no mês passado foi altura de manter a tranquilidade e restabelecer energias, agora é momento de abanar um pouco a vida e sacudir o pó do sossego da quarentena.

Chegou junho, caramba! Eis um Sol em Gémeos que vai abanar bem estes nativos, por ser a energia oposta e complementar a Sagitário. Sol e Vénus trazem uma luz inspiradora que vem mostrar outras perspetivas de vida e relativizar todos os dilemas que às vezes no tiram o sono, especialmente no campo relacional. Vem aí informação e conversas diferentes, com novos desafios e perspectivas.

Se têm vivido alguma tensão nas relações ou amizades, no dia 25, Vénus vai finalmente terminar o seu movimento retrógrado, meus amores. Quer isto dizer que os berbicachos vão poder ser resolvidos mais facilmente a partir dessa data. Andam a engonhar algum pedido de desculpas? Ponham lembrete para 25 de junho!

Capricórnio

Cucu, pequerruchos! Já pousaram o pézinho na nova normalidade, já?

Agora o trajeto de casa-trabalho chega a parecer uma aventura, de novo em liberdade, atravessando a savana cheia de perigos. 

As magníficas energias de Gémeos atingem a vossa casa 6 (da rotina e dia a dia). Significa isto que está na altura de modificar as “pequeninas” coisas que preenchem a nossa vida. É para apimentar as tarefas diárias e começar a experimentar o que antes até lhe poderia parecer disparatado. Após uma época de confinamento, já ninguém diz “desta água não beberei”. Estejam dispostos a começar novas rotinas, novos desportos e novas alimentações a pensar no bem-estar.

Se a cultura antiga do Oriente diz que crise é oportunidade. Este mês de junho, os astros pedem que aproveitem novas oportunidades e se desafiem a algo novo. Na estrada, escolham caminho diferente para o trabalho, para a casa da amiga ou da sogra. Mudem a receita do pequeno-almoço. Pesquisem alongamentos de yoga para esticar esses tendões.

Passito a passito, os capricornianos vão constatar: vai mesmo ficar tudo bem.

Aquário

Ai amigos! Suspirem connosco a alegria que é ver o verão a chegar, o frio a passar e as esplanadas a abrir. Cafés nas mesas, gelados nas mãos, jornais abertos! Ahh, como a primavera/verão é bonita.

Para combinar com esta summer vibe que tanto ansiámos, eis a boa nova: as energias Geminianas incidem na casa 5 (da festa): que, enfim... é SÓ a casa mais divertida do zodíaco!!! *gritinho histérico de contentamento*

Pois é, Sol e Vénus trazem para Junho mais conversas, passeios e movimento. Quer para combinar piqueniques, lanches ou petiscos com os amigos, quer para dançar uma boa música brasileira no meio da sala. A energia está lá e é para aproveitar. A casa 5 traz também um dom para ser criativo, por isso, para juntar o grupo, não se coíbam de inventar programas inovadores que cumpram as distancias do “novo mundo”, mas que honrem a saudade do antigo.

E Saturno, Mercúrio e Vénus? Estes pequenitos vão andar meio retrógrados ao longo do mês, cada um a fazer das suas. A previsão principal é que os nativos de Aquário se continuem a reinventar, pouco a pouco, modificando e refinando algumas aprendizagens e formas de pensar. E que mais? Cuidem-se!

Peixes

Nativos de Peixes, ora viva! Sejam bem aparecidos!

A ginástica do desconfinamento é uma dança de tango complicada. O ritmo de “desconfinar”, os passos dos pés e a postura das costas têm que ser trabalhados em sintonia, sob pena de ocorrerem pisadelas e a música ter que começar do início.

Em honra aos Santos Populares que caracterizam o mês de junho, e sabendo que Mercúrio fica retrógrado na casa 5 (da festa), os Peixes vão poder preparar umas sardinhas em sua casa para um mini arraial, limitado a amigos próximos. Quem sabe, aliás, se este ano a sardinha não vem mais gordinha? E para quem não gosta do cheiro ou da gordura, há sempre um sashimi algures à espera de ser degustado.

Gémeos na casa 4 (da família) vai trazer maiores convívios, noitadas de conversa e copos entre os seus mais próximos. Peixes vai apreciar partilhar o sofá, servir tostinhas com paté e sentir calor humano no mesmo espaço.

Por meados do dia 11, Sol faz braço de ferro com o vosso regente Neptuno, e avisamos já que a conversa pode nem sempre fluir em gargalhadas. Mas enfim, vão controlando os copos de vinho dos companheiros em casa e troco-os por Ice Tea, sorrateiramente, quando achar necessário.

Carneiro

Carneirinhos, carneirinhos... contem lá: andam a tramar alguma?

Depois de maio, mês em que foi preciso respirar fundo, com ajuda de alguns suspiros loooongos e demorados, junho vem e abraça-nos assim apertadinho! Nem sempre mostram, mas os campeões do signo de carneiro também têm um coração com espaço para mimos, sabiam?

Ora bem: as energias de Gémeos vão ser holofote este mês na vossa casa 3 (das conversas e informações). É a área mais natural de Gémeos, e traz novas aprendizagens, e muita comunicação. O desafio vai ser trazer a racionalidade da mente para algo concreto e palpável que possa ser comunicado. Ideias para isso? Temos algumas: cursos online; escrever uma história, experiências de vida, ou opinião sobre um assunto; fazer um vídeo, gravar os pensamentos em áudio, entre outros.

Mesmo com hesitações, medos, receios: tudo faz parte e se compreende com o planeta Marte ainda na casa 12 (a mais reflexiva do zodíaco). Não desistam e utilizem a vossa intuição e sexto sentido, bem estão apurados graças a Neptuno em Peixes. Além disso, a criatividade, trazida por Sol e Vénus, já está lá. Só falta mesmo você fazer o resto da magia.

Touro

Olha ele, o signo mais fofo que o zodíaco tem!

Queremos acreditar que nesta altura de desconfinamento, os Taurinos já se foram embelezar no cabeleireiro, esteticista, massagista e mais houvesse! O corpo Taurino precisa de mimo e, em alturas complicadas, o self-love é hino. Se ainda não se atreveram, liguem para fazer marcação e ir receber os vossos mimos preferidos.

Em Junho, a energia astral traz influências de gémeos para a casa 2 (dos dons e recursos). Sol e Vénus trazem criatividade e bom gosto. Por isso, este vai ser o mês para pôr em prática dons e talentos. Há que cultivar, trabalhar e - acima de tudo - aproveitar e divertir com as nossas melhores qualidades. Temos tantas, não é verdade? Nem sempre nos lembramos delas. A lista de possibilidades é tão variada que chega a roçar a infinitude: cozinha, macramé, costura, stand-up, leitura, jogos de xadrez, entre tantos outros. Está na altura de trazer os talentos à superfície.

Os astros propõem, acima de tudo, valorização! O TPC de junho? Enaltecer o bom que temos para oferecer ao mundo, mas também o bom que recebemos das pessoas magníficas, esbeltas e maravilhosas que escolhemos para fazer parte da nossa vida.  

 

Margarida Xavier Marante tem 25 anos e estuda Astrologia (nas palavras da própria, “uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o olhar, a afinar a vista, a abrir horizontes e a mente”). É signo solar em Balança, ascendente em Aquário e Lua em Virgem. “Para os leitores mais acostumados à Astrologia, sabem que acabei de me confessar por completo. Para todos os outros, explico o seguinte: sobre o exagero de adjetivos, culpem o Sol; quanto aos detalhes muito cromos, culpem a Lua; se lerem algo meio estranho, culpem Aquário.” Mensalmente, assina o horóscopo do Vogue.pt.

Margarida Xavier Marante By Margarida Xavier Marante

Relacionados


Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024

Moda  

Sinfonia de estilo: como o guarda-roupa cria uma identidade musical

21 Nov 2024