"Filhos do Lago" traz o Inle Lake, Birmânia, para a estação quente do criador português.
"Filhos do Lago" traz o Inle Lake, Birmânia, para a estação quente do criador português.
© Portugal Fashion
"O Inle Lake, na Birmânia,", explica a marca, "é muito mais que uma atração turística, é mais que um lago de água doce, é mais do que fauna, flora e vida selvagem. É um estilo de vida, uma cultura, um rendimento que cada vez mais se torna ameaçado pelos agricultores de jardins flutuantes e pelo lodo criado pelos mesmos."
É aqui que trabalham os “Filhos do Lago” (pescadores Intha), cuja técnica piscatória é utilizar o pé para controlar o remo para que, com as mãos disponíveis, possam caçar os peixes através de grandes redes cónicas. O trabalho fotográfico de David Bazar, de 2011, registou a arte dos Intha, e ainda a ameaça constante a que estão sujeitos - a redução do lago devido à agricultura flutuante e à criação de lodo criado pela mesma e a indústria ao redor do lago.
As propostas de Sousa refletem não só o estilo de vida dessas referências como a ameaça aos mesmos, numa apresentação que tem tanto de primavera/verão como de mensagem reivindicativa, traduzida no largo recurso a redes - tanto como acessório, quanto como elemento da silhueta -, mas também com detalhes ligados à água, numa seleção de itens pintados a mostarda, branco e pormenores azuis.