Acompanhámos a atriz Joana de Verona na sua preparação para as semifinais dos International Emmy Awards de 2019.
Na última sexta-feira, 13 de setembro, Joana de Verona integrou o grupo de jurados da semifinal dos International Emmy Awards de 2019. Este foi o pretexto perfeito para pôr a conversa em dia com atriz luso-brasileira, que nos abriu a porta do seu quarto de hotel para um getting ready a caminho dos Emmys.
Joana de Verona veste Duarte © todas as fotografias David Velez
Joana de Verona veste Duarte © todas as fotografias David Velez
A escolha do coordenado
“Normalmente faço escolhas confortáveis, práticas e que vão ao encontro do mood com que estou no momento.Uma coisa é certa: nunca demoro muito tempo para escolher um look. Gosto que seja algo fácil e rápido, sem grandes demoras. Desta vez sabia que queria algo colorido, esvoaçante e com um lado mais rock. Contei com a grande ajuda do Mário de Carvalho no styling, o que facilitou bastante.”
A maquilhagem e cabelos
“Por norma gosto de olhos fortes, mas gosto de deixar a criatividade das pessoas que estão a fazer a maquilhagem e cabelos fluir. Eles criaram um look a partir da inspiração que a roupa lhes dá. Normalmente, explico o mood e aquilo que tinha imaginado, mas gosto sempre que eles proponham as suas ideias. #teamwork.”
Fazer parte do júri dos Emmys em Portugal
“Saber que mediante aqueles votos, determinados trabalhos vão estar na final em Nova Iorque ou não, é de uma grande responsabilidade. É preciso prestar atenção durante várias horas. Fui jurada das séries de drama asiáticas, e também é importante ter em conta o contexto da ficção da Coreia do Sul, Índia ou Turquia, que é bastante diferente do ocidental. Entender o tipo de histórias que gostam, o tipo de linguagem e estética que utilizam. Foi um desafio muito interessante.”
O que anda Joana de Verona a ver na TV?
“Confesso que não vejo televisão com frequência. Não é um hábito. Costumo ver filmes e séries no computador. Neste momento estou a ir ao cinema ver filmes portuguesas que estrearam. Acompanhar a programação da Cinemateca é sempre um ótimo plano. Gosto também de rever filmes que me foram marcantes há uns anos. É bom rever bons filmes com outros olhos.”
As séries de Joana de Verona
“Sou mais de ver dois filmes no mesmo dia do que acompanhar uma série seguida. Demoro a acompanhar, faço pausas. Mas terminei de ver uma série antiga que foi um grande sucesso na altura, mas que só vi agora: Weeds. Adorei acompanhar a trajetória de cada personagem. É extremamente bem escrita e bastante provocadora para a época. Com excelente sentido de humor. Absolutamente bem interpretada. Adorei acompanhar aquela família.”
A eterna pergunta: cinema ou televisão?
“Faço cinema há mais tempo, identifico-me mais com o processo, com o ritmo. É um lugar onde estou realmente confortável, porém inquieta e não acomodada.”
Sobre o futuro
“Tenho um projeto no Brasil, de época, na Globo, e uma performance de minha criação em Portugal, Mappa Mundi.”