Launchmetrics Spotlight
Sob a direção do designer, a casa espanhola, propriedade da LVMH, tornou-se uma das marcas de Moda de luxo mais populares.
Após 11 anos de trabalho, Jonathan Anderson vai deixar a Loewe.
A casa afirmou esta segunda-feira que registou um “crescimento excecional” sob a sua direção e, de acordo com a diretora executiva Pascale Lepoivre, “subiu a novos patamares com reconhecimento internacional”.
“Ao refletir sobre os últimos 11 anos, tive a sorte de estar rodeado de pessoas com a imaginação, as competências, a tenacidade e o engenho para encontrar uma forma de dizer 'sim' a todas as minhas ideias extremamente ambiciosas”, afirmou Anderson em comunicado. Enquanto o meu capítulo chega ao fim, a história da Loewe continuará por muitos anos e eu olharei com orgulho, vendo-a continuar a crescer, a incrível marca espanhola a que um dia chamei casa.”
Sidney Toledano, conselheiro do presidente e diretor executivo da LVMH, Bernard Arnault, considera que Anderson “está entre os melhores”. “ O seu contributo para a Loewe vai para além da criatividade. Construiu um mundo rico e eclético com fortes bases artesanais que permitirão à casa prosperar muito depois da sua partida”, afirmou Toledano.
O anúncio surge após a apresentação da Loewe, que teve lugar a 10 de março. “Se o desfile da Loewe fez muita falta em Paris nesta temporada, a impressão que ficou ao percorrer esta exposição foi a de como Anderson se divertiu”, escreveu Sarah Mower, da Vogue Runway. Desde a véspera da sua apresentação, Anderson partilhou uma série de publicações de retrospetiva na sua conta pessoal do Instagram, que muitos interpretaram como um adeus à Loewe.
No desfile de excelência da Loewe durante a Semana de Moda de Paris, em setembro último, Anderson foi aplaudido de pé por muitos dos seus pares (Sarah Burton, Pieter Mulier, Adrian Appiolaza, Nicolas Di Felice e Kris Van Assche estiveram presentes), bem como por Delphine Arnault e pelos atores Daniel Craig, Josh O'Connor, Greta Lee, Ayo Edebiri e Rob Lowe). O cenário do desfile apresentava uma escultura de Tracey Emin - um poste com um pássaro no topo. De acordo com o comunicado de imprensa, o pássaro é “apanhado num momento de pausa, encoraja-nos a imaginar o seu voo iminente e, em última análise, a sua liberdade”.
O designer norte-irlandês foi nomeado diretor criativo da casa de luxo espanhola detida pela LVMH em setembro de 2013. Anderson criou a sua marca homónima JW Anderson em 2008 e chamou a atenção de Sophie Brocart, vice-presidente sénior dos projetos de Moda da LVMH na altura - nomeadamente com a sua coleção de roupa masculina outono/inverno 2013. Foi a coleção fundadora da sua abordagem de “guarda-roupa partilhado”, baseada na ideia de que os homens podiam encontrar opções no guarda-roupa das mulheres, tal como as mulheres há muito podiam fazer a partir do guarda-roupa dos homens.
A LVMH adquiriu uma participação minoritária na marca em 2013. Ao mesmo tempo, a Loewe procurava o seu próximo diretor criativo após a saída de Stuart Vevers. Então, o CEO do LVMH Fashion Group, Pierre-Yves Roussel, fez uma jogada ousada: confiou ao designer, então com 29 anos, a direção criativa da Loewe. A nomeação de Anderson foi acompanhada de mudanças organizacionais: o estúdio de design foi transferido de Madrid para Paris, enquanto a marca JW Anderson permaneceu sediada em Londres.
A Loewe, marca de artigos em pele fundada em 1846 e adquirida pela LVMH em 1996, sofreu uma transformação significativa que deu frutos. Sob o mandato de Anderson, as vendas passaram de 230 milhões de euros em 2014 para 1,07 mil milhões de euros em 2024, de acordo com as estimativas da Morgan Stanley. O pronto-a-vestir disparou - as coleções de Anderson eram experimentais, limpas, mas, ao mesmo tempo, feitas para a vida quotidiana. Entretanto, os artigos em pele foram ganhando força; criou, em 2015, a carteira Puzzle, que se tornou um elemento básico. Manteve o artesanato no centro e criou o Prémio de Artesanato da Fundação Loewe em 2016 para apoiar e dar visibilidade ao artesanato em vias de extinção.
O carismático e trabalhador designer nunca deixou de inovar e surpreender, tendo colaborado, entre outros, com o estúdio de animação japonês Studio Ghibli, com a famosa loja de Ibiza Paula's numa coleção chamada Paula's Ibiza e com a marca suíça de sapatos de corrida On.
É um designer 360 ° com uma visão precisa da construção da marca. As campanhas da Loewe, como as protagonizadas por Maggie Smith, Jamie Dornan e Daniel Craig, deram sempre que falar. “Há nelas uma peculiaridade e uma grande consistência”, diz Serge Carreira, professor associado da Sciences Po Paris. Anderson também tem colaborado com o realizador Luca Guadagnino, tendo desenhado figurinos para os seus filmes Challengers e Queer. “Os códigos de marca que ele criou, enraizados no artesanato, continuarão a ser o seu legado”, afirmou Lepoivre.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
.jpg)

Relacionados

.png)

Uma viagem com a Massimo Dutti pelo universo criativo de Marina Abramović
29 Nov 2024