De Londres a Lagos, viajámos pelo mundo através do Zoom para conhecer talentos emergentes que são a prova do poder da criatividade em tempos de crise.
De Londres a Lagos, viajámos pelo mundo através do Zoom para conhecer talentos emergentes que são a prova do poder da criatividade em tempos de crise.
Fotografia YUEQI QI
Este pode até ter sido um dos anos mais desafiantes dos livros de história, mas isso não atrapalhou a imaginação de designers emergentes e estabelecidos. Para os talentos emergentes tem sido particularmente difícil, pois conduzem as suas marcas independentes através de um mar de incertezas - alguns fazem as coleções sozinhos no chão dos seus quartos enquanto lutam com a produção de apresentações digitais ou "phygital" (uma mistura entre físico e digital), mas como podemos ver, aceitaram o desafio.
Viajámos pelo mundo via Zoom - de Londres e Lagos, de Brooklyn e Guangzhou - para falar com 10 jovens designers, cuja perseverança é um verdadeiro testemunho do poder da criatividade em tempos de crise. Isto é aquilo que têm para dizer...
Susan Fang. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Susan Fang, 28 anos
O quê: Marca de roupa feminina futurista localizada entre Londres e Shangai.
Porque é que tem que a conhecer: Candidata ao prémio LVMH de 2019 e mencionada na lista Forbes 30 under 30, a designer chinesa Susan Fang vingou com as suas criações surreais. “A nossa visão não é sermos guiados por tendências ou estilo, é expressar uma miragem de ilusões artísticas.”
O que é que a criatividade significa para ela: “Tem de ser inovador – a inovação torna-se em cultura e pode ser cultivada.”
Steven Stokey-Daley of SS DALEY. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: SS DALEY
O quê: Marca britânica a destruir estereótipos de roupa masculina.
Porque é que tem que a conhecer: Vindo de Liverpool e formado pela Universidade de Westminster, Steven Stokey-Daley, 24 anos, causou sensação quando as suas criações foram usadas por Harry Styles no videoclipe de Golden. Sobre a sua estética, Daley diz: “Essencialmente quer-se a subversão do tradicionalismo britânico. Para explorar narrativas queer que estão silenciosas no meio do caldeirão que é a ideologia heteronormativa.”
O que é que a criatividade significa para ele: “Para mim significa hiperatividade, pois nunca dorme e domina a minha mente a todas as horas do dia.”
Asata Maisé. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Asata Maisé, 27 anos
O quê: Marca de Delaware focada na sustentabilidade e em peças únicas.
Porque é que tem que a conhecer: Com uma tendência para misturar cores vibrantes e estampados, Asata Maisé agitou o Instagram com as suas criações em patchwork, que diz serem sobre “preservação do artesanato e uma ode à nostalgia”.
O que é que a criatividade significa para ela: “Trata-se de se expressar através do meio à sua escolha. Aprender a fazer as minhas próprias roupas foi a habilidade mais libertadora que adquiri na minha vida e fui capaz de me reinventar muitas vezes através da Moda.”
Antonio Vattev of AV Vattev. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: AV Vattev
O quê: Marca de roupa masculina londrina que mistura uniformes com detalhes extravagantes.
Porque é que tem que a conhecer: “O etos da minha marca está enraizado na minha herança búlgara, na família criativa de Londres e na minha estética pessoal”, diz Antonio Vattev, 27 anos, graduado pela Central Saint Martins, que combina workwear moderno com a precisão das técnicas de alta costura. "É sempre uma combinação de silhuetas que contam histórias."
O que é que a criatividade significa para ele: “Criatividade significa liberdade.”
Yueqi Qi. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Yueqi Qi, 25 anos
O quê: Marca de Guangzhou conhecida pelas suas decorações peculiares.
Porque é que tem que a conhecer: A aluna da Central Saint Martins (CSM) e ex-designer de bordados da Chanel participou no GucciFest em 2020. Nascida na China, Qi explora as suas raízes culturais através do seu trabalho, descrevendo-o como "nouveau Chinoise”. “O ethos da minha marca é uma extensão da minha experiência, suspensa em algum lugar entre a entrega e a intenção”, diz ela.
O que é que a criatividade significa para ela: “É a resolução de problemas e é como a linguagem; todos têm acesso ao mesmo vocabulário, mas é a ordem e a entoação que tornam as coisas únicas.”
Adeju Thompson of Lagos Space Programme. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Lagos Space Programme
O quê: Marca nigeriana sem género que apresentou na Semana de Moda Masculina de Milão para o outono/inverno 2021.
Porque é que tem que a conhecer: O designer não binário e nascido em Lagos Adeju Thompson, 29 anos, explora o seu género através de coleções e conceitos experimentais. “É muito importante para mim desconstruir ideias obsoletas sobre género na sociedade africana”, diz Thompson. “Eu crio a partir de uma perspetiva vulnerável, algo que não acontece de onde eu venho”.
O que é que a criatividade significa para ele: “É liberdade - uma forma de dissecar e pensar de forma crítica sobre a minha identidade.”
Goom Heo. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Goom Heo, 29 anos
O quê: Marca londrina que desafia os arquétipos da roupa masculina.
Porque é que tem que a conhecer: “Ousado: masculinidade misturada com elementos femininos”, diz Heo sobre a sua marca homónima. “Queremos mostrar a nova visão da Moda masculina.” A também graduada pela CSM conquistou o seu lugar com a sua subversão romântica da Moda masculina. Aproxima-se agora da sua terceira temporada, em que exibe sob a égide da incubadora de talentos de Londres Fashion East.
O que é que a criatividade significa para ela: “É algo muito pessoal. Seres tu mesmo.”
Marshall Columbia. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Marshall Columbia, 25 anos
O quê: Marca de Brooklyn conhecida pelas carteiras decoradas e apresentadas em cores fortes.
Porque é que tem que a conhecer: Fazendo já parte da lista de it bags - e tendo Miley Cyrus usado uma das suas alegres criações na sua apresentação no Backyard Sessions em 2020 - é difícil adivinhar que Marshall Columbia lançou a sua marca com o mesmo nome no ano passado. “Eu quero mesmo que as pessoas se divirtam a vestir as minhas roupas”, diz.
O que é que a criatividade significa para ele: “Os designers não estão a reinventar nada, estão a criar um mundo no qual vivem as suas criações.”
Talia Byre. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Talia Byre, 26 anos
O quê: Marca londrina que cria peças de herança focadas na qualidade.
Porque é que tem que a conhecer: Com uma estreia na London Fashion Week, a graduada pela Central Saint Martins Talia Byre explora a noção de família e a sua herança do norte da Inglaterra, criando roupas intemporais, porém sensuais, feitas para durar. “Vemos a herença como o derradeiro luxo”, diz Byre. “O nosso manifesto é mostrar uma linhagem moderna, inteligente e matriarcal ao longo do nosso trabalho.”
O que é que a criatividade significa para ela: “É a oportunidade de expressar o seu derradeiro eu.”
Sebastian A de Ruffray of Sevali. Fotografia de Jessica Gianelli
Quem: Sevali
O quê: Marca parisiense com consciência ecológica que cria roupas a partir de material reciclado.
Porque é que tem que a conhecer: Notado por pessoas como Lisa, das Blackpink, Rosalía e Alexa Demie, o designer chileno Sebastian A de Ruffray, 30 anos, está a gerar um burburinho com a sua moda upcycled ao nível da couture. “O nosso objetivo é questionar o sistema obsoleto da Moda, testando os limites do upcycling”, diz.
O que é que a criatividade significa para ele: “A capacidade de materializar uma ideia em realidade. Comprometer-se com uma ideia e lembrar-se daquilo que desejamos comunicar.”