Kendall Jenner tornou-se uma colecionadora vintage impressionante, com um armário cheio de Alaïa e Mugler impecavelmente preservados, mas a Met Gala de 2024 pode marcar a sua mais impressionante aquisição de arquivo até agora.
"Fiz uma lista de sonho dos designers que gostaria de vestir, e teria morrido para usar algo de Alexander McQueen", diz Jenner à Vogue. A modelo mergulhou no arquivo Givenchy para encontrar o seu look perfeito para a Met. (O falecido designer foi diretor criativo da Givenchy de 1996 a 2001). "A Casa Givenchy está numa transição única de directores criativos, e está a abrir os seus arquivos privados protegidos para Kendall na Met", diz a stylist de Jenner, Dani Michelle. "Fizemos uma tonelada de pesquisas, especificamente sobre o trabalho do talentoso e memorável Alexander McQueen, e a Kendall e eu apaixonámo-nos por este vestido. Surpreendentemente, eles tinham-no".
Esta noite, Jenner torna-se na primeira pessoa a usar um dos looks do outono de 1999 de McQueen para a Alta-Costura da Givenchy. A coleção foi apresentada em manequins e nunca foi mostrada na passerelle. Desde a sua apresentação, o look de Jenner foi preservado nos arquivos da Givenchy, para onde regressará depois de a modelo o usar esta noite. "Esteve a dormir nos últimos 25 anos. É literalmente uma 'bela adormecida'", diz Jenner. "É um momento muito especial. Sinto-me extremamente honrada por me permitirem usá-lo."
Uma vez que o vestido foi mantido em perfeitas condições, a alfaiataria foi proibida. Por isso, o grande momento da verdade foi: "Serve-me? e serve-me literalmente como uma luva", diz Jenner. "O resto é história e, de certa forma, parece estar destinado".
Jamie McCarthy/Getty Images
Construído em tule nude e preto, o vestido está coberto com mais de 100.000 missangas e lantejoulas pretas e de latão, que foram bordadas à mão durante 500 horas. Para além de ser um trabalho impressionante, os recortes na cintura, a gola e os ombros esculturais e majestosos fazem dele uma verdadeira obra de arte. "Independentemente do que a Kendall faça com o seu estilo, tem de fazer sentido para ela - o look tem de ganhar vida", afirma Michelle. "Vimos uma história por detrás do vestido, e a rainha mais sombria de uma história da Bela Adormecida."
O vintage foi uma escolha especialmente inspirada - e com uma enorme ostentação da parte de Jenner - para a exposição Sleeping Beauties, que procura examinar a forma como nos podemos envolver com o vestuário que já não podemos usar. Assim que Jenner soube do tema da Met Gala de 2024, viu-o como uma oportunidade para se dedicar ao seu amor pelo vintage, bem como para criar uma oportunidade de usar peças de vestuário que ressoam nela. "O tema, para mim, gritava arquivo", diz Jenner, acrescentando que também o interpreta como "beleza que foi adormecida". Além disso, "a forma como é cortado nas costas e a abertura baixa no fundo das costas - todas estas coisas bonitas parecem-me muito minhas".
Esta noite marca a 10ª Met Gala de Jenner, e a sua primeira usando um look de arquivo, que complementa com sapatos Studio Amelia personalizados e joias Lorraine Schwartz. Na última década, ela proporcionou alguns momentos verdadeiramente memoráveis - desde a sua incursão vestindo-se nua em La Perla em 2017, ou seu visual de showgirl de Las Vegas com sua irmã, Kylie, em 2019. Mas, esta noite, com o arquivo Givenchy de McQueen na ponta dos dedos, pode ser o seu Met mais impactante até agora.
Alexander McQueen’s original sketch, 1999 Courtesy of Givenchy
Traduzido do original, aqui.
Most popular
Relacionados
O look de Lana Del Rey para a Met Gala de 2024 faz referência a uma coleção icónica de Alexander McQueen
07 May 2024
O look de Gigi Hadid para a Met Gala de 2024 demorou mais de 13.500 horas a ser criado
07 May 2024