Há relógios que contam o tempo, outros que o preservam como uma preciosa memória. O modelo Polo, da Piaget, faz certamente parte do segundo grupo. Para a celebração do 150º aniversário da maison, este clássico é trazido de volta.
A memória é um bem curioso. Ainda que inteiramente pessoal e imaterial, ela reside muitas vezes em objetos físicos. Uma joia ou um relógio são depósitos de memórias e emoções invisíveis a olho nu. Claro que, como tudo, existem materiais que acumulam lembranças de forma mais eficiente. Regra geral, quanto mais luxuoso o material, maior a sua capacidade de albergar memórias. Segundo esta lei não escrita, o ouro de 18 quilates de uma das casas mais respeitadas do mundo da relojoaria é o material ideal para as conter. O relógio Polo, da Piaget, feito completamente a partir do metal precioso, é a prova desta regra. O modelo emblemático não é apenas o depósito das memórias importantes daqueles que o envergam, mas também da maison que o criou. Quarenta e cinco anos após a sua estreia, o modelo é aperfeiçoado com o Piaget Polo 79, lançado como uma comemoração do 150º aniversário da marca.
A peça é mais que um notável exemplo de relojoaria, é a materialização de um período crucial na história da maison. Conhecida pelos seus relógios sofisticados, a dada altura, a Piaget começou a notar uma mudança na vida dos seus clientes. A liderança do mercado não era questionada, mas os seus relógios estavam confinados a ocasiões especiais — o público-alvo da Piaget queria poder contar com a precisão e qualidade dos seus relógios no seu dia a dia. Inspirado pela dedicação da sua audiência, Yves Piaget, então presidente, criou um modelo que consolidava as necessidades dos seus clientes com o rigoroso luxo da marca. Em 1979, nasce o Polo Piaget, uma das peças de design que mais impactou a nova década que se aproximava. Inspirado no luxo do quotidiano, particularmente pelo seu amor aos desportos equestres, Yves Piaget criou um ícone.
O modelo Polo não é apenas um símbolo dos anos 80, é também uma importante peça na história da maison. Encapsulado em ouro, o relógio marca um momento crucial para a marca. Quando confrontada com a possibilidade de crescer, a Piaget provou ser capaz de se adaptar a um mundo em constante metamorfose sem sacrificar o seu ADN. O relógio, por mais funcional que seja, é uma manifestação perfeita de savoir-faire. O Piaget Polo 79 é resistente ao choque e à prova de água, mas a sua eficiência não é feita como sacrifício do luxo. O modelo é meticulosamente confecionado, como se fosse esculpido em ouro sólido. É a sua continuidade que o define, estendendo os elos da bracelete para o mostrador. A elegância subtil do design fez com que a peça se tornasse imediatamente reconhecível, acabando por se tornar um dos emblemas da relojoaria da Piaget. O seu sucesso inegável fez com que o modelo original se estendesse para diferentes versões desde 1979, disponíveis em diferentes formas e materiais. A mais recente retoma a sua forma original, com pequenas melhorias, como uma celebração do aniversário da maison. Um guardião do legado da Piaget, o Polo 79 é uma garantia de 150 anos de memórias por fazer.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025