A marca portuguesa de calçado celebra a sua primeira década de história, relembrando as maiores conquistas e desafios.
A marca portuguesa de calçado celebra a sua primeira década de história, relembrando as maiores conquistas e desafios.
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
Ninguém se esquece da primeira vez que abre uma caixa da Lemon Jelly. Num gesto rápido, o aroma a limão toma conta dos nossos sentidos e, sem nos apercebermos, associamos a felicidade proporcionada por essa surpresa a todas as vezes que calçamos um par de sapatos criado pela marca portuguesa. Esta é apenas uma entre tantas ações inovadoras que catapultaram a Lemon Jelly para o estrelato, num percurso que se estende pelos últimos dez anos.
Foi em 2013 que se estabeleceu. Todavia, o know-how que assenta na fundação da marca é o resultado de várias décadas de experiência. Fruto da Procalçado S.A, um grupo líder no setor do calçado nacional, a Lemon Jelly adotou uma postura irreverente e criativa, que conquistou não apenas os portugueses, mas também um público internacional. Hoje, a empresa exporta para países como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Suécia, Israel e Reino Unido.
Olhando para os últimos dez anos, recorda-se um percurso pautado por desafios, mas também diversão e boa energia. Nas palavras de José Pinto, CEO da Lemon Jelly: “Sinto (...) que foi quando rasgámos os preconceitos, regras, e fomos audazes na procura de novas ideias, que sentimos que todo este processo fazia sentido. O resultado é um produto da nossa imaginação que alimenta esta paixão de estar onde mais gostamos.”
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
A identidade da insígnia reflete-se em cada produto apresentado ao público, desde as icónicas botas de chuva – um essencial que todos deveriam ter no armário – aos acessórios de verão, que lançaram tendências. Nos últimos anos, juntou-se a estes valores uma missão ainda maior: a de produzir calçado mais sustentável.
Em 2019, a Lemon Jelly aboliu por completo a utilização de componentes de origem animal nos produtos, classificando-se hoje como uma marca vegan, com selo de aprovação da PETA. Ao mesmo tempo, surgiu a preocupação de prolongar a vida útil do calçado, dando prioridade a materiais mais duráveis, que perdurarão por muitos anos no armário do consumidor. Acima de tudo, ressalta a vontade de querer sempre fazer melhor. Os próximos tempos serão de autoanálise e reflexão, para um progresso constante em direção à sustentabilidade.
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
Primavera/Verão 2023 © Lemon Jelly
Se os últimos dez anos ditaram o rumo para o futuro, então podemos esperar novidades surpreendentes. O percurso da Lemon Jelly distingue-se pelos seus sucessos, como o Prémio de Inovação que recebeu em 2015 pela NOS ou, mais recentemente, o Prémio Iniciativa e-Commerce Green, atribuído pelos CTT em 2021, mas também pelos obstáculos que a empresa ultrapassou.
Ano após ano, coleção após coleção, a Lemon Jelly provou que tem um lugar especial no setor do calçado português e internacional. E que a vida pode ser mais feliz quando perfumada com um delicioso aroma a limão.