Se a provocação tivesse outro nome, poder-se-ia chamar Tom Ford. Mas a este primeiro atributo seguir-se-iam apelidos como talento, visão e trabalho árduo. Fazemos o retrato deste génio da Moda no dia em que comemora 55 anos.
Campanha Yves Saint Laurent, Outono 2003
Gucci, Outono 2004
© Getty Images
Gucci, Outono 2004 © Getty Images
Campanha Yves Saint Laurent, 2003
Campanha Yves Saint Laurent, 2003
Gucci, 2003
© Getty Images
Gucci, 2003 © Getty Images
Com Eve, 2003
© Getty Images
Com Eve, 2003 © Getty Images
Yves Saint Laurent , Outono 2002 © Getty Images; Condé Nast Archive
1999 © Getty Images; Condé Nast Archive
Primeiro desfile para Yves Saint Laurent , 2000 © Getty Images; Condé Nast Archive
Opium, Yves Saint Laurent, 2000
campanha tom ford eyewear, 2008
campanha tom ford eyewear, 2008
campanha tom ford for men, 2007
campanha tom ford for men, 2007
campanha, outono 2008
campanha, outono 2008
lançamento da fragrância "Tom Ford Black Orchid", 2006
lançamento da fragrância "Tom Ford Black Orchid", 2006
lançamento da fragrância "Tom Ford Black Orchid", 2006
lançamento da fragrância "Tom Ford Black Orchid", 2006
Gucci 2004 © Getty Images; Condé Nast Archive
'Rodeo Walk of Style' Award, em honra de tom ford, 2004 © Getty Images
lançamento da coleção com a estée lauder, 2005
lançamento da coleção com a estée lauder, 2005
Yves Saint Laurent, Primavera 2004 © Getty Images; Condé Nast Archive
Yves Saint Laurent, Outono 2004 © Getty Images; Condé Nast Archive
Camilla Belle em Tom Ford, 2011
© Getty Images
Camilla Belle em Tom Ford, 2011 © Getty Images
Johnny Depp em Tom Ford, 2009 © Condé Nast
Na estreia de “A Singular Man", no Festival de Cinema de Veneza, com Julianne Moore e Colin Firth, 2009
© Getty Images
Na estreia de “A Singular Man", no Festival de Cinema de Veneza, com Julianne Moore e Colin Firth, 2009 © Getty Images
Brad Pitt em Tom Ford, 2009
com Richard Buckley nos BAFTA Awards, 2010 © Getty Images
Com Carolyn Murphy na Gala do met, 2011 © Getty Images
com Richard Buckley na capa da revista out, fevereiro 2011
campanha Tom Ford Neroli Portofino Fragrance, 2011
campanha Tom Ford Neroli Portofino Fragrance, 2011
campanha Tom Ford Eyewear, primavera 2010
campanha Tom Ford Eyewear, primavera 2010
Com Julianne Moore, 2011 © Getty Images
Margot Robbie em Tom Ford, 2016 © Getty Images
Com Rita Ora © Getty Images
campanha Tom Ford Black Orchid Fragrance, outono 2014
campanha Tom Ford Black Orchid Fragrance, outono 2014
Gigi Hadid em Tom Ford
© Getty Images
Gigi Hadid em Tom Ford © Getty Images
Sharam Diniz para o perfume unissexo de Tom Ford, Tobacco Oud
Sharam Diniz para o perfume unissexo de Tom Ford, Tobacco Oud
Doutzen Kroes em Tom Ford, amfAR 2016 © Getty Images
primavera/verão 2016
primavera/verão 2016
campanha Tom Ford Noir Extreme, 2015
campanha Tom Ford Noir Extreme, 2015
Outono 2013 © Getty Images
campanha outono 2014
campanha outono 2014
A 27 de agosto de 1961, Austin, Texas, tornava-se a terra natal daquela que viria a ser uma das personalidades mais marcantes no universo da Moda. Criado num ambiente onde a liberdade para ser o que desejasse se assumiu, desde logo, como um dado adquirido, Tom Ford cultivou a ideia de que tudo era possível e que poderia ser o que quisesse. Talvez tenha sido essa maleabilidade de aspirações que não o travou quando, no último ano do curso de arquitetura, desejou dar uma volta de 180 graus na sua vida – acordou uma manhã sem perceber o que estava ali a fazer. Nesse momento marcante fez desencadear a reviravolta que deu início a uma caminhada feita de triunfos. Diz ter chegado à conclusão que a Moda era o equilíbrio perfeito entre a arte e o comércio e não hesitou em dar o "leap of faith”.
Em 1985 decidiu que iria conseguir um trabalho com a designer de vestuário desportivo Cathy Hardwick e ouvir uma resposta negativa não iria demovê-lo – afinal, não tinham sido os seus próprios pais a garantir-lhe que poderia ser o que desejasse? Durante mais de um mês, o jovem designer ligou todos os dias para o escritório de Hardwick a pedir uma oportunidade. A vitória deu-se pelo cansaço e depois de uma entrevista curta – à qual Ford demorou apenas 2 minutos a chegar (ligava diariamente do átrio do prédio onde era o escritório) –, na qual Hardwick não previa lhe dar-lhe qualquer hipótese, Tom Ford conseguiu o trabalho. Poder-se-ia dizer que a perspicácia e o olhar atento lhe abriram a porta necessária para dar arranque ao seu currículo profissional.
Foi com toque de mestre que se iniciou uma jornada de dois anos como assistente, que viria a dar lugar a um trabalho na Perry Elis, em Nova Iorque. Mas a aventura profissional de Ford não ficaria apenas por terras do Tio Sam e mudar-se-ia para Milão quando, em 1990, assume o cargo de designer na linha feminina da Gucci. A chegada de Tom Ford à casa de luxo foi uma lufada de ar fresco que encheu os ateliers e resultou em mudanças profundas na imagem da marca – para trás ficava ao minimalismo dos anos 90, que dava agora lugar a looks retro e ao sex appeal.
E a fórmula resultou. O triunfo deu-se em menos de cinco anos: em 1992 tornava-se Diretor de Designers e em 1994 alcançava um dos lugares mais desejados, o de Diretor Criativo da casa. Até 2004, Ford compôs as fileiras da Gucci numa revolução de estilo cujo impacto a nível financeiro não poderia ter passado indiferente – as vendas anuais da Gucci cresceram dos 230 milhões para os 3 mil milhões de dólares.
É neste ano que as correntes da mudança voltam a surgir no horizonte de Tom Ford – a Gucci estava a ser adquirida pela multinacional Pinault Printemps Redeoute – e, tal como em outros momentos, o designer embarca numa nova aventura. Deixa a casa que revolucionou e funda a sua própria marca, homónima, assinando as linhas de prêt-a-porter, de óculos e de Beleza.
Em quase três décadas de caminhada profissional, não houve espaço para falhas e o reconhecimento chegou em forma de prémios, mas sobretudo na admiração da indústria. Das passerelles às suas sempre inovadoras campanhas, é único na forma como celebra o feminino e o sexy. Na Vanity Fair de 2006, por exemplo, apareceu como o centro das atenções das musas Keira Knightley e Scarlett Johansson, nuas, claro. Já a campanha do perfume Opium (que dirigiu enquanto ainda fazia parte da Gucci), Sophie Dahl apenas precisou de um colar de pérolas e uns stilettos para compor um universo de charme onde seriam apenas precisas duas gotas, não de Chanel nº5, mas sim do perfume da YSL.
Aos 55 anos e com um império de Moda homónimo, Tom Ford continua a reinventar-se e a seguir um caminho que é pavimentado por si mesmo. Estar no sítio certo, à hora certa importa, mas, para o espírito incontrolável do designer, se a circunstância não acontece, tem de ser forçada pela determinação de uma vocação. E a sua é a Moda.