Mudar o mundo. Uma página de cada vez.
Mudar o mundo. Uma página de cada vez.
Soulful Simplicity: How Living with Less Can Lead to So Much More, de Courtney Carver, Tarcherperigee (2018)
The Travels of a T-shirt in the Global Economy: An Economist Examines the Markets, Power and Politics of World Trade, de Pietra Rivoli, John Wiley & Sons (2015)
Fashionopolis: The Price of Fast Fashion - and the Future of Clothes, de Dana Thomas, Apollo (2019).
Wardrobe Crisis: How We Went from Sunday Best to Fast Fashion, de Clare Press, Skyhorse Publishing (2018).
Clothing Poverty: The Hidden World of Fast Fashion and Second-Hand Clothes, de Andrew Brooks, Zed Books (2015)
Fashion and Sustainability: Design for Change, de Kate Fletcher, Linda Grose, Laurence King Publishing (2012).
Sustentabilidade: qualidade ou condição do que é sustentável; modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar. Nos últimos anos, o planeta abraçou a noção de sustentabilidade como uma causa justa, urgente e necessária. A Moda, consciente do seu papel como entidade transformadora, seguiu-lhe as pisadas e assimilou esta nova realidade como tendência transversal a todas as estações.
A literatura sobre o tema é vasta, e desdobra-se em todas as direções possíveis: enquanto não houver respostas finais, é preciso continuar a fazer perguntas. De nomes que dispensam apresentações (caso de Naomi Klein) a outros menos conhecidos, esta é uma lista que pretende abordar as várias formas de produzir e consumir roupa de forma ética e responsável.
Entre guias práticos, análises detalhadas e reportagens in loco, estes livros são a prova de que ainda há muito por fazer se quisermos transformar a economia global num sistema que não ponha em causa as necessidades das gerações futuras. É possível, mas é um longo caminho. Comecemos.
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024