Kristen Stewart e Chloë Sevigny protagonizam o drama biográfico que nos conta a história de Lizzie Borden, a norte-americana que, alegadamente, assassinou os progenitores.
Kristen Stewart e Chloë Sevigny protagonizam o drama biográfico que nos conta a história de Lizzie Borden (1860-1927), a norte-americana que, alegadamente, assassinou os progenitores.
A longa-metragem estreou no Festival de Cinema de Sundance, a 22 de janeiro, e é realizada por Craig William Macneil (The Boy, 2015). Quem assina o guião é Bryce Kass e Sevigny assume, também, funções como produtora executiva - a atriz trabalha nesta adaptação desde 2010.
Foi a 3 de agosto que foi revelado o trailer para esta produção e depressa nos debruçamos sobre esta história que, devido aos seus contornos, é comparada ao caso de O.J. Simpson - as provas não se revelarem conclusivas, significando que não há certezas se foi mesmo Borden a responsável pelas mortes. Passaram-se 126 anos e este mistério continua por resolver.
O tórrido 4 de agosto de 1892 deixou de ser um mero dia de verão para passar a ser lembrado como a data em que Lizzie Borden foi acusada de matar, com um machado, o pai e a madrasta, e a película pretende retratars os acontecimentos que levaram a estas mortes (o antes, o durante e o depois). Chloë Sevigny dá vida à protagonista (Lizzie Borden) e Kristen Stewart é Bridget Sullivan, a empregada que, segundo consta, assistiu às mortes e teve um relacionamento com Borden.
“Muito foi dito acerca deste caso. Mas, aqui, concentrámo-nos na maneira como ela (Lizzie) conseguiu encontrar a sua liberdade e como isso era importante para ela.”, contou Sevigny ao Huffington Post, em janeiro.
A brutalidade do crime fez com que o caso se tornasse alvo de um enorme mediatismo nos Estados Unidos da América, protagonizando capas de jornais a nível local e nacional. A 5 de junho de 1893, iniciou-se o julgamento que viria a absolver Borden dos crimes, deixando o caso por resolver. Este é um dos mistérios que está carimbado na cultura pop dos EUA e na criminologia da era vitoriana, sendo que continua em aberto a disputa sobre a identidade do culpado.
Lizzie tem estreia marcada para o próximo 14 de setembro, em território norte-americano; ainda não foram avançadas datas de estreia para Portugal.