A sonoridade energética de Lizzo une-se a uma voz poderosa que canta o que sente. O resultado são músicas com letras igualmente poderosas.
A sonoridade energética de Lizzo une-se a uma voz poderosa que canta o que sente. O resultado são músicas com letras igualmente poderosas.
Capa do álbum Cuz I Love You, editado a 19 de abril © Instagram.com/lizzobeeating
Capa do álbum Cuz I Love You, editado a 19 de abril © Instagram.com/lizzobeeating
Em tempos tão fugazes como aqueles que vivemos, quando nos deparamos com alguém como Lizzo sentimos a necessidade de abrandar — e muitas vezes parar — para ouvir com atenção tudo aquilo que tem para nos dizer. E foi isso mesmo que aconteceu quando Lizzo editou Cuz I Love You em abril de 2019. O tão esperado terceiro álbum de estúdio da norte-americana conseguiu um lugar no Top 10 da Billboard e o número um no iTunes, lugar que até então pertencia ao Homecoming, de Beyoncé. Mas, além de boa música estamos a ouvir mensagens que, mais do que nunca, importam ser ouvidas.
O empoderamento feminino, a aceitação do seu corpo e ainda o modo como está a mudar os paradigmas na indústria da Moda são três dos temas abordados por Lizzo. Na capa do seu mais recente trabalho, por exemplo, surge completamente nua. Uma imagem que não é explícita mas que a representa tal como verdadeiramente é. “Olho-me ao espelho e agora penso: ‘Damn, não preciso que ninguém me diga que sou bonita.’ Nem preciso de um espelho,” afirmou em entrevista à versão digital da revista Dazed & Confused. São afirmações como esta que nos tornam mais próximos de Lizzo.
Lizzo é a personificação da hashtag #relatable e, por isso mesmo, reunimos cinco coisas que tem de saber sobre a cantora norte-americana.
1. Lizzo não tem medo de dizer o que pensa
Sobre o amor-próprio que as empresas estão a vender, Lizzo afirmou ao The Guardian que este assunto “está a ser explorado. É uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Não é justo supor que as pessoas saibam como se amarem, as empresas passaram décadas a vender a imagem da beleza ideal. De repente, já estão a vender amor-próprio? As pessoas não se sabem amar porque até agora estavam a tentar parecerem-se com aquilo que lhes estavam a vender.”
2. Lizzo toca flauta desde os 14 anos
Sasha Flute, que recebeu o nome depois do I Am.. Shash Fierce de Beyoncé, acompanha Lizzo em todos os seus concertos e atuações, chegando mesmo a possuir uma conta de Instagram (@sashabefluting) — merecedora de um follow. Antes de aparecer no palco do Coachella, a flauta e Lizzo fizeram parte da banda da Universidade de Houston.
3. Lizzo não vive no mundo das celebridades
Porque para Lizzo, “a fama é um estilo de vida. Eu não sou famosa, por isso não tenho esse estilo de vida,” contou à Playboy.
4. Lizzo já colaborou com Prince
Depois de se mudar de Houston para Minneapolis, a cantora sentiu que estava na altura de desistir da sua carreira musical. No entanto, assim que chegou à cidade norte-americana, o “Prince pediu-me para ir até aos estúdios da Paisley Park Records para gravar,” afirmou em entrevista à Rolling Stone. A colaboração materializou-se na faixa BOYTROUBLE do álbum Plectrumelectrum (2014). Sobre esta experiência, Lizzo confessou ter aprendido que “a tua carreira não é definida por tendências ou idade. Perpetua positividade e a arte é eterna. Sê eterna.”
5. Lizzo veste aquilo que lhe apetece
Se não tem medo de dizer o que pensa, no que ao vestir diz respeito a Moda é o seu parque de diversões. Em palco tanto encarna a personagem de uma dominatrix como veste um body cheio de strass ou lantejoulas. “A indústria está a começar a aceitar e abraçar mais diversidade e individualidade,” contou à versão norte-americana da Vogue. “Ultimamente, tenho tentado vestir menos roupa. Adoro uma t-shirt usada como um vestido.”