Apesar do cancelamento, o prémio de € 300 000 vai ser dividido em partes iguais pelos oito finalistas.
Este ano não há um vencedor, mas sim oito. A etapa final do LVMH Prize estava agendada para o próximo dia 5 de junho, na Fondation Louis Vuitton, em Paris, mas devido ao surto do novo coronavírus o evento foi cancelado. Na corrida para o grande prémio estavam Priya Ahlunwalia da Ahluwalia, Charaf Tajer da Casablanca, Emma Chopova e Laura Lowena da Chopova Lowena, Nicholas Daley, Peter Do, Sindiso Khumalo, Supriya Lele e Tomotoka Koizumi da Tomo Koizumi. Mas estas oito rising stars não ficam de mãos abanar, a quantia do prémio final será dividido em partes iguais por cada um dos oito finalistas.
“Acho que a decisão de dividir o dinheiro final do prémio é a coisa certa a fazer - é bom para todos e envia a mensagem certa e suporte que os designers independentes precisam”, afirma Peter Do, ao Business of Fashion. Para o Do, este dinheiro vai permitir que o designer consiga manter a sua equipa. “O prémio significa que… podemos garantir que todos os membros que ajudaram a construir a marca com sangue, suor e lágrimas sejam apoiados neste momento.”
O LVMH Prize teve a sua primeira edição em 2014 e desde então, ano após ano tem revelado novos talentos, fornecendo assim as ferramentas que estas mentes criativas precisam, sendo eles: Thomas Tait (2014), Marques’Almeida (2015), Wales Bonner (2016), Marine Serre (2017), Rok Hwang (2018) e Thebe Magugu (2019) são os seis nomes que já conquistaram este prémio.
Com o cancelamento do evento, o conglomerado francês anunciou também que se comprometeria a apoiar os vencedores das edições anteriores com um novo fundo. Aquilo que os designers precisam de fazer é inscreverem-se para obterem concessões - o valor deste novo fundo não foi revelado. Os vencedores do LVMH Karl Lagerfeld Prize - que inclui marcas como Jacquemus, Hood by Air e Kozaburo - estão também elegíveis para este fundo.
Este tipo de iniciativas são fundamentais, e até mesmo uma salvação vital. Com o encerramento de lojas e a interrupção da produção podem colocar em risco a vida de uma marca independente.
“Desde o seu lançamento, o LVMH Prize promoveu e nutriu jovens talentos”, afirmou Delphine Arnault, vice-presidente executiva da Louis Vuitton, em comunicado. “Neste contexto desafiador, este Fundo, em auxílio a jovens designers de Moda, destaca a principal missão deste Prémio, ao apoiar os vencedores de edições anteriores.”