Um palacete ocupado por plantas, mobiliário do século XX e arte, parece um sonho? Mas no LX Lapa é realidade.
Um palacete ocupado por plantas, mobiliário do século XX e arte, parece um sonho? Mas no LX Lapa é realidade.
LX Lapa
LX Lapa
As peças de mobiliário chegam de toda a Europa e são tratadas e renovadas no primeiro piso do palacete para serem posteriormente apresentadas numa das 16 salas de exposição. De cadeiras Marcel Breuer a poltronas Chesterfield, a curadoria do espaço é feita segundo um conhecimento histórico do design de produto europeu e também segundo os ideais de sustentabilidade contemporâneos – peças cuidadas vivem eternamente. Complementando o espaço estão as plantas, de diferentes tamanhos e formatos, agindo enquanto elementos orgânicos de coesão.
LX Lapa
LX Lapa
Em parceria com a Galeria Filomena Soares, são selecionadas um conjunto de obras de arte contemporânea que contracenam com as peças de design vintage. Sérgio e Filipa fazem ainda um trabalho de campo visitando estúdios de artistas em diferentes fases de carreira, sempre à procura de obras que se insiram na sua estética pessoal e do espaço. Na escadaria, à entrada, está a obra Looking Back, de Helena Almeida, subindo para o primeiro andar e enquanto nos movimentamos pelas salas do LX Lapa podemos ver trabalhos de Inês Mendes Leal e André Costa, entre outros. Esta combinação, entre obras mais e menos recentes, mais e menos conhecidas, de artistas já estabelecidos na história da arte portuguesa e artistas emergentes, resulta num espaço verdadeiramente surpreendente. Não há um modelo pré-estabelecido a ser seguido, o LX Lapa está em constante mutação e para além de objetos vende uma estética e um estilo de vida contemporâneos.
LX Lapa
LX Lapa
A ocupação informal do espaço da loja é complementada pela Galeria que assume um propósito exclusivo de exposição com uma programação independente. A opção de reservar um espaço dedicado apenas às artes plásticas resulta na afirmação do LX Lapa enquanto um espaço cultural para além de uma loja, afinal até o MoMa tem uma loja de mobiliário. A primeira exposição da Galeria, Reflection Upon Space: Parts I & II, com curadoria de Carolina Pelletier Fontes e Delfina Serra, está patente até ao próximo dia 08 de julho, na Rua Maestro António Taborda, no bairro da Lapa.
Most popular
Relacionados
Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor
08 Jan 2025
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025