A criadora por detrás do icónico estilo de maquilhagem criou uma linha em colaboração com o estúdio A24.
A criadora por detrás do icónico estilo de maquilhagem criou uma linha em colaboração com o estúdio A24.
Euphoria (2019) © HBO
Euphoria (2019) © HBO
Euphoria é um dos maiores sucessos dos anos recentes, com uma audiência leal, ávida de acompanhar a história assim que os episódios estreiam. Ainda que o seu enredo, com as suas personagens cada uma mais fascinante que a anterior, seja o seu ponto mais forte, é através da sua estética que todo o ambiente é construído. Tudo desde a iluminação, aos cenários, até ao vestuário das personagens concorre para o fascinante mundo de Euphoria.
Mas não há nada que contribua tanto para este conceito como a maquilhagem com que personagens como Maddy, Jules ou Kat adornam todos os episódios. Este estilo, que ficou intimamente ligado à série, é obra de Donny Davi, chefe do departamento de maquilhagem. Devido ao furor que o estilo de maquilhagem de Davy criou, esta, em conjunto com a A24, fundaram Half Magic, uma linha de maquilhagem para todo os amantes da série.
A maquilhagem de Euphoria é caracterizada por uma paleta de cores variada, muito glitter e o ocasional brilhante. Ainda que a vivacidade seja a imagem de marca deste estilo, Donni Davy fez com que esta tivesse um certo je ne sais quoi etéreo. Com a maquilhagem de pele radiante e leve, o contraste com os olhos extremamente adornados é feito harmoniosamente. Esta proeza não passou despercebida nas redes sociais, só no TikTok #EuphoriaMakeup tem 1.7 mil milhões de visualizações. Para todos, mas particularmente para a geração Z, a maquilhagem de Euphoria é um fenómeno. Face a uma procura iminente de recriar este estilo de maquilhagem, várias marcas lançaram coleções inspiradas por Euphoria. Aliás, em entrevista à Allure, Davy confessa que muitas foram as marcas que a abordaram para fazer colaborações.
A chefe do departamento de maquilhagem admite que estas coleções cápsula com uma marca já estabelecida seriam basicamente “gratificação instantânea”, mas Davy queria “criar algo que não existisse no mercado”. Foi assim que Half Magic nasceu, do desejo de Davy de mais uma vez revolucionar a Beleza moderna. Ainda que a marca seja uma colaboração entre a maquilhadora e A24, o estúdio que produz Euphoria, a linha não ambiciona ser merchandise da série, pretende ser uma linha de maquilhagem de mérito próprio.
A marca de Donni Davy que já tem tanto Instagram como site e revelou no dia 17 de maio o seu primeiro lançamento, incluindo sombras de olhos líquidas, face gems, lip kits e, claro, muito glitter. Disponibilizam também uma página inteira só para inspiração baseada nos seus produtos, com looks que se estendem desde Nightbloomer a Neon Babydoll. Ainda que as inspirações sejam das estéticas mais variadas, têm em comum o facto de encapsularem perfeitamente o estilo Euphoria.
Davy revelou que o nome de Half Magic revela a própria identidade da marca. Tal como é a abordagem da maquilhagem em Euphoria, a marca complementará o extremamente editorial com uma certa sobriedade para alcançar o que Davy intitula de “glamour emocional”. A linha estará dividida em duas secções: uma que satisfaz as amantes de tons neutros, e outra que é perfeita para quem não tem medo de cor. Com vários brilhantes à mistura, Half Magic incluirá também pincéis e esponjas para assemelhar a aplicação de maquilhagem como Donni Davy o faz, entre estas ferramentas de Beleza iremos encontrar o segredo para o eyeliner de Maddy. Aliás, segundo a chefe do departamento de maquilhagem de Euphoria, certos produtos foram usados na segunda temporada da série.
Half Magic entrega em Portugal e já se encontra disponível para compra no seu site.