Moda   Notícias  

Estas são as marcas portuguesas que ainda vão dar muito que falar

21 Oct 2021
By Mariana Silva

São adições recentes às plataformas de Moda nacional, mas são adições promissoras.

São adições recentes às plataformas de Moda nacional, mas são adições promissoras. 

Viajámos por Copenhaga, Londres, Paris, Nova Iorque e Milão. Agora, centramos toda a atenção em solo nacional, para descobrir quais as marcas que têm vindo a criar algum burburinho entre os calendários de Moda portugueses. 

Cravo Studios

Carolina Moreira e Nadezhda Valchanova conheceram-se no Reino Unido, enquanto se especializavam em Menswear Design, e floresceram para se tornar nas caras por detrás da Cravo Studios. Com a coleção de primavera/verão A Love Story to You, a marca abriu o calendário da ModaLisboa, explorando narrativas pessoais e a herança e tradição que estão ligadas à produção têxtil artesanal. Os designs apresentados pela Cravo Studios primaram pela qualidade dos materiais e pela exatidão das silhuetas, mas também pela combinação de tons e padrões contrastantes. 

 

Fora de Jogo

Até chegar ao seu projeto individual, João Januário passou pelos ateliers de designers como Alexandra Moura e Marques’Almeida, adquirindo competências essenciais a que mais tarde viesse a ser premiado no concurso Sangue Novo. Hoje, é em parceria com a Tintex Textiles que o designer português apresenta a sua mais recente coleção. UNI-FORM reflete sobre o papel do uniforme enquanto impulsionador de uma sensação de comunidade, ao mesmo tempo que pode limitar a própria liberdade e identidade individual. Inspiradas no sportswear, as propostas de Fora de Jogo aliam o conforto a uma estética irreverente. 

 

Huarte 

Víctor Huarte é natural de Espanha, mas bastou um semestre de Erasmus na cidade do Porto para que passasse a chamar “casa” a Portugal. E foi assim que também a sua marca acabou por estabelecer raízes em solo nacional. Para a primavera/verão de 2022, Huarte apresentou uma coleção intitulada Aftersun, para a qual o calor, a praia e os meses de verão revelaram ser a inspiração principal. Através de coordenados descontraídos, pintados entre vermelhos e amarelos vibrantes, o designer criou um guarda-roupa masculino digno de integrar qualquer viagem de verão. 

 

Arieiv 

Assinada por José Pinto, Arieiv vê o seu ano de criação em 2017, tendo chegado às plataformas nacionais de Moda através de um concurso de jovens designers. Com Snake Poison, as propostas do designer português para a estação quente de 2022 brilharam - literalmente - na passerelle. As formas oversize e os cortes abstratos foram preenchidos por padrões ora sóbrios, ora metalizados, ora repletos de purpurinas. Arieiv trouxe drama, sobreposição de camadas e ousadia aos calendários de Moda portugueses. 

 

Unflower  

Com o intuito de trazer o campo e a natureza até aos cenários mais urbanos, Unflower nasceu em 2018 pelas mãos de Ana Sousa e Joana Braga enquanto uma marca de slow fashion portuguesa. É a estética minimalista e contemporânea que mais define o trabalho deste duo feminino, cujas criações seguem uma paleta de tons neutros e silhuetas intemporais. If you took a holiday é a coleção que reúne as propostas de Unflower para a primavera/verão 2022, caracterizada por cut-outs, detalhes em fio e peças casual-chic que não desiludem.  

 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro

26 Nov 2024

Moda  

Ícones Invisíveis: os talentos por detrás dos principais nomes da Moda

25 Nov 2024

Tendências   Vídeos  

Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions

23 Nov 2024

Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024