Colagem por Vogue. Cortesia de Rokit Vintage.
O guia da Vogue para as melhores lojas vintage em Londres faz parte da nossa coletânea das melhores lojas vintage de todo o mundo, com a curadoria de editores de todo o globo. Quer esteja a viajar e à procura de algumas lojas fantásticas para visitar durante a sua estadia, ou esteja curiosa sobre os baús de tesouros vintage locais, a compilação da Vogue tem tudo o que precisa.
O Portobello Road Market, em Londres, é um dos destinos de compras vintage mais famosos do mundo - basta perguntar a nomes como Kate Moss, Sienna Miller e Florence Welch, que têm sido clientes habituais ao longo dos anos. Mas não é o único sítio onde se podem encontrar joias raras: a capital britânica está repleta de especialistas em arquivos que têm vindo a fazer uma cuidadosa curadoria dos seus arquivos há décadas.
Não sabe por onde começar? Abaixo, reunimos as melhores lojas vintage em Londres neste momento, com a curadoria dos editores da British Vogue.
Aro Archive
Cortesia de Aro Archive
John Munro
A Aro Archive em East London, fundada por Ariana Waiata Sheehan, mudou-se para um elegante edifício de cinco andares em Shoreditch no final do ano passado, repleto de marcas como Yohji Yamamoto, Issey Miyake, Dries Van Noten e muito mais. Especializada em designers japoneses e belgas, esta loja topo de gama é verdadeiramente o sonho de um colecionador.
Morada: 1-3 French Place, Londres, E1 6JB.
Found & Vision
Cortesia de Found & Vision
Matthew Huston
Escondida no final da Portobello Road, encontra-se esta boutique vintage bem iluminada, frequentada por nomes como Kate Moss, Alexa Chung e FKA Twigs. A coleção - que abrange desde os anos 20 e 30 até aos anos 2000 - baseia-se nos gostos eclécticos das co-fundadoras Karen Clarkson, Oxana Korsun (ambas estilistas) e (alfaiate) Rosie Meres. “Não se trata apenas de etiquetas”, diz Clarkson à Vogue. “Descobrir novos designers é sempre divertido.”
Morada: 318 Portobello Road, Londres, W10 5PS.
Rellik
Cortesia de Rellik
Aberta pela primeira vez em 1999 por Fiona Stuart, Claire Stansfield e Steven Philip, a Rellik - que fica ao fundo da rua do Mercado de Portobello - tornou-se uma instituição de Moda britânica popular entre as celebridades e os especialistas do setor. Com um arquivo que remonta à década de 1960, não faltam aqui peças de destaque, de Vivienne Westwood a Maison Margiela.
Morada: 8 Golborne Gardens, London, W10 5NW.
Nordic Poetry
Cortesia de Nordic Poetry
Fundada pela empresária sueca Ameli Lindgren, os interiores cor-de-rosa da Nordic Poetry (desenhados pelo parceiro criativo de Lindgren, Scott Smith) e a mistura cuidadosamente selecionada de peças de designer fazem dela um dos pontos mais quentes da zona leste de Londres para escolhas vintage, com uma base de fãs leal e em constante crescimento. Pode encontrar tudo, desde Givenchy de Alexander McQueen a Gucci de Tom Ford, na impressionante coleção da loja.
Morada: 141 Bethnal Green Road, Shoreditch, E2 7DG.
Karen Vintage
Outro favorito da Portobello Road, a Karen Vintage - fundada por Karen Stott em 2017 - é o lugar para ir se estiver à procura de um vestido de festa, do frou frou dos anos 80 aos slips dos anos 90. Enquanto os modelos de Ossie Clark e Bob Mackie podem ser encontrados nesta arca do tesouro, muitas das melhores peças da loja não têm marca e são verdadeiramente únicas.
Morada: 293 Portobello Road, Londres, W10 5TD.
Rokit
Cortesia de Rokit
Com três lojas em Londres, a Rokit - que começou por ser uma banca do Camden Market nos anos 80 - é talvez o destino vintage instantaneamente mais reconhecido da capital britânica. Aqui encontrará os artigos básicos do seu guarda-roupa do dia a dia, desde as sweatshirts Adidas dos anos 90 aos clássicos Levi's.
Morada: 225 Camden High Street, London, NW1 7BU; 42 Shelton Street, London, WC2H 9HZ; 101 Brick Lane, London, E1 6SE.
Sign Of The Times
Cortesia de Sign Of The Times
“Originalmente, a Sign Of The Times estava aberta para que as celebridades da época revendessem os seus artigos”, diz a diretora executiva Antonia Johnstone sobre como a loja de consignação começou a sua vida quando abriu as suas portas em Chelsea, nos anos 70. Felizmente, ainda hoje tem um acesso incrível a alguns dos melhores arquivos do Reino Unido, armazenando tudo, desde malas Chanel dos anos 90 até à antiga Céline.
Morada: 5 Elystan Street, Londres, SW3 3NT.
Sellier Knightsbridge
Cortesia de Sellier Knightsbridge
Fundada em 2019, a empresa familiar Sellier Knightsbridge já tem dois locais em Londres, além de uma loja no Mónaco e uma pop-up na loja Flannels em Liverpool. Com um olhar especializado em malas de coleção, esta é a sua escolha para Hermès rara e acessórios Dior e Louis Vuitton de edição limitada.
Morada: 6 Cheval Pl, London, SW7 1ES; 13 Lowndes Street, London, SW1X 9EX.
Haut
Cortesia de Haut
A estilista Hanna Samson fundou o seu arquivo no leste de Londres, Haut, em 2015, depois de ficar desiludida com a quantidade de resíduos criados pela indústria e “o quanto consumimos”. Com um foco em Moda rara dos anos 80 até aos dias de hoje, a especialista em vintage tem um olho afiado para peças de arquivo mais específicas - pense em Helmut Lang, Comme des Garçons e Junya Watanabe.
Morada: 260 Hackney Rd, Londres, E2 7SJ.
Lovers Lane
Cortesia de Lovers Lane
Graças à sua fachada azul elétrico, é difícil não reparar na Lovers Lane em Portobello Road, gerida pelas irmãs Charlotte e Georgia Cohu e pela sua mãe, Kimberley Green. A boutique é especializada em looks raros de desfiles de Roberto Cavalli, Christian Lacroix e John Galliano, que certamente farão sucesso.
Morada: 77 Portobello Road, Londres, W11 2QB.