Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Londres

30 Apr 2024
By Emily Chan e Soey Kim

Colagem por Vogue. Cortesia de Rokit Vintage.

O guia da Vogue para as melhores lojas vintage em Londres faz parte da nossa coletânea das melhores lojas vintage de todo o mundo, com a curadoria de editores de todo o globo. Quer esteja a viajar e à procura de algumas lojas fantásticas para visitar durante a sua estadia, ou esteja curiosa sobre os baús de tesouros vintage locais, a compilação da Vogue tem tudo o que precisa.

O Portobello Road Market, em Londres, é um dos destinos de compras vintage mais famosos do mundo - basta perguntar a nomes como Kate Moss, Sienna Miller e Florence Welch, que têm sido clientes habituais ao longo dos anos. Mas não é o único sítio onde se podem encontrar joias raras: a capital britânica está repleta de especialistas em arquivos que têm vindo a fazer uma cuidadosa curadoria dos seus arquivos há décadas.

Não sabe por onde começar? Abaixo, reunimos as melhores lojas vintage em Londres neste momento, com a curadoria dos editores da British Vogue.

Aro Archive

Cortesia de Aro Archive
John Munro

A Aro Archive em East London, fundada por Ariana Waiata Sheehan, mudou-se para um elegante edifício de cinco andares em Shoreditch no final do ano passado, repleto de marcas como Yohji Yamamoto, Issey Miyake, Dries Van Noten e muito mais. Especializada em designers japoneses e belgas, esta loja topo de gama é verdadeiramente o sonho de um colecionador.

Morada: 1-3 French Place, Londres, E1 6JB.

Found & Vision

Cortesia de Found & Vision
Matthew Huston

Escondida no final da Portobello Road, encontra-se esta boutique vintage bem iluminada, frequentada por nomes como Kate Moss, Alexa Chung e FKA Twigs. A coleção - que abrange desde os anos 20 e 30 até aos anos 2000 - baseia-se nos gostos eclécticos das co-fundadoras Karen Clarkson, Oxana Korsun (ambas estilistas) e (alfaiate) Rosie Meres. “Não se trata apenas de etiquetas”, diz Clarkson à Vogue. “Descobrir novos designers é sempre divertido.”
 
Morada: 318 Portobello Road, Londres, W10 5PS.

Rellik

Cortesia de Rellik

Aberta pela primeira vez em 1999 por Fiona Stuart, Claire Stansfield e Steven Philip, a Rellik - que fica ao fundo da rua do Mercado de Portobello - tornou-se uma instituição de Moda britânica popular entre as celebridades e os especialistas do setor. Com um arquivo que remonta à década de 1960, não faltam aqui peças de destaque, de Vivienne Westwood a Maison Margiela.

Morada: 8 Golborne Gardens, London, W10 5NW.

Nordic Poetry

Cortesia de Nordic Poetry

Fundada pela empresária sueca Ameli Lindgren, os interiores cor-de-rosa da Nordic Poetry (desenhados pelo parceiro criativo de Lindgren, Scott Smith) e a mistura cuidadosamente selecionada de peças de designer fazem dela um dos pontos mais quentes da zona leste de Londres para escolhas vintage, com uma base de fãs leal e em constante crescimento. Pode encontrar tudo, desde Givenchy de Alexander McQueen a Gucci de Tom Ford, na impressionante coleção da loja.

Morada: 141 Bethnal Green Road, Shoreditch, E2 7DG.

Karen Vintage

Outro favorito da Portobello Road, a Karen Vintage - fundada por Karen Stott em 2017 - é o lugar para ir se estiver à procura de um vestido de festa, do frou frou dos anos 80 aos slips dos anos 90. Enquanto os modelos de Ossie Clark e Bob Mackie podem ser encontrados nesta arca do tesouro, muitas das melhores peças da loja não têm marca e são verdadeiramente únicas.

Morada: 293 Portobello Road, Londres, W10 5TD.

Rokit

Cortesia de Rokit

Com três lojas em Londres, a Rokit - que começou por ser uma banca do Camden Market nos anos 80 - é talvez o destino vintage instantaneamente mais reconhecido da capital britânica. Aqui encontrará os artigos básicos do seu guarda-roupa do dia a dia, desde as sweatshirts Adidas dos anos 90 aos clássicos Levi's.

Morada: 225 Camden High Street, London, NW1 7BU; 42 Shelton Street, London, WC2H 9HZ; 101 Brick Lane, London, E1 6SE.

Sign Of The Times

Cortesia de Sign Of The Times

“Originalmente, a Sign Of The Times estava aberta para que as celebridades da época revendessem os seus artigos”, diz a diretora executiva Antonia Johnstone sobre como a loja de consignação começou a sua vida quando abriu as suas portas em Chelsea, nos anos 70. Felizmente, ainda hoje tem um acesso incrível a alguns dos melhores arquivos do Reino Unido, armazenando tudo, desde malas Chanel dos anos 90 até à antiga Céline.

Morada: 5 Elystan Street, Londres, SW3 3NT.

Sellier Knightsbridge

Cortesia de Sellier Knightsbridge

Fundada em 2019, a empresa familiar Sellier Knightsbridge já tem dois locais em Londres, além de uma loja no Mónaco e uma pop-up na loja Flannels em Liverpool. Com um olhar especializado em malas de coleção, esta é a sua escolha para Hermès rara e acessórios Dior e Louis Vuitton de edição limitada.

Morada: 6 Cheval Pl, London, SW7 1ES; 13 Lowndes Street, London, SW1X 9EX.

Haut

Cortesia de Haut

A estilista Hanna Samson fundou o seu arquivo no leste de Londres, Haut, em 2015, depois de ficar desiludida com a quantidade de resíduos criados pela indústria e “o quanto consumimos”. Com um foco em Moda rara dos anos 80 até aos dias de hoje, a especialista em vintage tem um olho afiado para peças de arquivo mais específicas - pense em Helmut Lang, Comme des Garçons e Junya Watanabe.

Morada: 260 Hackney Rd, Londres, E2 7SJ.

Lovers Lane

Cortesia de Lovers Lane

Graças à sua fachada azul elétrico, é difícil não reparar na Lovers Lane em Portobello Road, gerida pelas irmãs Charlotte e Georgia Cohu e pela sua mãe, Kimberley Green. A boutique é especializada em looks raros de desfiles de Roberto Cavalli, Christian Lacroix e John Galliano, que certamente farão sucesso.

Morada: 77 Portobello Road, Londres, W11 2QB.

Emily Chan e Soey Kim By Emily Chan e Soey Kim

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Paris

26 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Milão

29 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024