Menopausa 101 | Parte III: “A Mente”

08 Mar 2023
By Asuka Kawanabe

Se está com dificuldades, é um problema que deve ser endereçado.

Se está com dificuldades, é um problema que deve ser endereçado. 

© iStock Photo

Explore também Menopausa 101 | Parte I e Menopausa 101 | Parte II.Publicado originalmente aqui.  

Esta série questiona a obstetra e ginecologista japonesa Miho Takao* sobre o que se deve saber sobre a menopausa, não apenas para quem sofre dela atualmente, mas também para as que sofrerão no futuro e as pessoas ao seu redor, como família e amigos. Na terceira e última parte, “A Mente”, indagamos sobre a atitude mental que se deve ter ao longo da menopausa e o que as pessoas que nos rodeiam podem fazer para ajudar.

Alguns tratamentos são cobertos pelo seguro, mesmo que você não tenha sintomas.

──Também existe um preconceito na sociedade de que "as mulheres terminam quando chegam à menopausa".

Em primeiro lugar, é uma forma de pensar que “uma mulher acaba”. Ter um período ou ser capaz de conceber não é necessariamente um requisito para uma mulher.

──Ouvi que as pessoas perdem as emoções romanoticas quando chegam à menopausa e, que, na verdade, se diz que os sintomas da menopausa podem ser aliviados quando há amor e excitação.

A saúde mental certamente afeta isso. Em particular, é difícil separar transtornos mentais e menopausa, por isso o termo "pré-menopausa" também é usado. Não é um termo médico, mas acho que é usado para significar sintomas semelhantes aos da menopausa, mesmo que a menstruação esteja ainda bem. O facto da menstruação estar a chegar significa que a função ovariana é mantida, de modo que o ciclo hormonal do hipotálamo aos ovários está a funcionar bem. Se ainda tiver sintomas semelhantes aos da menopausa, isso significa que há um problema com a linha nervosa autónoma do hipotálamo. Com base nesse ponto, acredita-se que o controlo do sistema nervoso autónomo não esteja bem porque o stress é demasiado. Como resultado, sintomas como incapacidade de se levantar de manhã, mãos e pés frios e irritabilidade aparecem depois dos 30 anos. Se isso é ou não um sintoma da menopausa depende se os ovários estão a mexer e se a menstruação é normal.

Considerando isso, acho que não é surpreendente que, se estiver num estado de "excitação", o seu estado mental seja estável e os seus sintomas da menopausa não sejam tão fortes. No entanto, para ser honesta, há muitas pessoas que têm dificuldade quando se trata de relações sexuais. À medida que a vagina se torna gradualmente mais fraca, você pode estar a evitar as relações sexuais por algum motivo.

──Existe uma maneira de evitar relações sexuais tão dolorosas?

Sim. A vagina gradualmente perde a sua elasticidade. Portanto, uma vez inelástica, é difícil voltar atrás, mas é possível tratá-lo preventivamente. Por exemplo, se o estrogénio for adicionado quando a menstruação começar a flutuar, a condição da vagina pode ser mantida até certo ponto, e existem drogas estrogénicas que funcionam apenas na vagina. É difícil lidar com isso depois de perder totalmente a elasticidade, mas há coisas que pode fazer mais cedo.

──O tratamento para prevenir tais sintomas futuros é coberto pelo seguro?

No Japão, as doenças basicamente não são cobertas pelo seguro, a menos que haja sintomas no momento do exame, mas a terapia de reposição hormonal para a menopausa é coberta mesmo que não haja distúrbio da menopausa. Isso ocorre porque é reconhecido como uma contramedida contra os vasos sanguíneos e ossos mencionados anteriormente, bem como futuras mudanças dentro do corpo. É a mesma ideia de remover o tártaro para prevenir futuras doenças periodontais.

Se a pessoa está com problemas, é um "problema" que deve ser resolvido.

──Apesar do sistema de seguro e métodos de tratamento bem estabelecidos, sinto que no Japão não são bem conhecidos e há um ambiente em que é difícil falar sobre menopausa.

Em primeiro lugar, o desequilíbrio acontece por tempo limitado. As cólicas menstruais melhoram após a menstruação, e a maior característica da TPM é que ela só ocorre antes da menstruação. Muitas pessoas pensam que o período pós-parto acabará eventualmente, e muitas pessoas preocupadas com a incontinência urinária não procuram uma consulta. A menopausa também é separada em "períodos" da menopausa, por isso acredita-se que ela melhorará eventualmente, e as pessoas tendem a pensar que devem apenas suportar esse período. Além disso, pensam que a incapacidade de suportar os sintomas se deve à falta de paciência. Mas isso não é assim. Ter um diagnóstico significa que é elegível para um tratamento. Não há necessidade de se comparar com os outros. Se a pessoa está com problemas, deve reconhecer que é um problema que precisa ser resolvido.

──Certamente, as mulheres tendem a suportar e tentar superar o desconforto.

Hoje, mais e mais mulheres estão a viver as suas vidas com os seus cargos, funções e responsabilidades na sociedade. Tolerá-lo deve ser considerado como um "estado mottainai” (de desperdício) que diminui o desempenho.

A razão pela qual a sociedade como um todo precisa de pensar mais sobre a menopausa é porque a geração da menopausa é a geração responsável e gerente. A liderança das mulheres é necessária no Japão agora. Ainda assim, existem algumas pessoas nesta geração que evitam cargos de liderança por causa dos seus próprios problemas de saúde ou instabilidade mental. Além disso, a solução não existe dentro da empresa. Isso ocorre porque a maioria dos médicos de trabalho não se especializou em ginecologia.

Nos últimos anos, iniciou-se um debate sobre a necessidade de mudar esse ciclo de desperdício. Acredito firmemente que este é um período de transição.

──Por exemplo, se acha que alguém próximo a si pode estar a sofrer de sintomas da menopausa, o que deve dizer?

Em primeiro lugar, se tem a percepção de que a pessoa está a sofrer com a menopausa, acho que é mais desejável dizer algo como: "Parece que afinal é possível consultar um especialista". O melhor atalho é consultar um obstetra e ginecologista para os sintomas com os quais está a lidar, por isso ficaria muito grata se me perguntassem "Por que é que não consulta um especialista?"

── E se a pessoa não souber que é um distúrbio devido à menopausa?

Mesmo que não perceba que está na menopausa, as pessoas ao seu redor podem saber que está na menopausa. O que eu recomendo aos parceiros masculinos e pessoas do trabalho é “não pareces bem". É uma expressão que significa "pode não se sentir mal, mas para mim parece mal". Então se tem alguma preocupação, por que não consultar um especialista? E eu tento marcar um. Acho que esse tipo de partilha é o mais desejável.

Não olhe em volta com a sua própria conta e medida.

──É importante "parecer" que está em má forma.

Quando se trata de sintomas da menopausa, é importante que a pessoa reconheça primeiro que pode estar na menopausa. E a próxima coisa importante são as pessoas ao seu redor. Existem pessoas no mundo que têm experiências diferentes da minha. Por outras palavras, é muito importante sentir que não olha em volta com sua própria condicionante. Seria ótimo se isso levasse a um sistema no qual a sociedade e as empresas pudessem aprofundar a sua compreensão dos problemas de saúde das mulheres e fornecer apoio. Se alterar o nome de "licença menstrual" para, por exemplo, "licença de bem-estar", poderá fazer uma pausa durante a menopausa ou tratamento de fertilidade. Pode tirar um dia de folga após um teste de fertilidade masculina, prestação de cuidados à família ou vacinação. Se puder alterá-lo para uma forma flexível, acho que mais pessoas poderão usá-lo.

 

*Miho Takao: Obstetra, formada em Medicina, Médica Desportiva. É vice-diretora da clínica de saúde integrativa para mulheres "Ike Omotesando". É membro do Projeto de Apoio e Desenvolvimento de Atletas Femininas do Centro Nacional de Ciências do Desporto do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia. Pratica ioga há muitos anos e ensinou muitos instrutores de ioga. No seu canal no YouTube "Real Voice from Miho Takao", responde às preocupações das mulheres todos os dias e partilha ideias que tornam a vida mais fácil.

Asuka Kawanabe By Asuka Kawanabe

Relacionados


Tendências   Vídeos  

Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions

23 Nov 2024

Moda  

Soul and Steel

22 Nov 2024

Moda   Eventos  

Uma viagem em primeira classe para a época festiva com a nova coleção Mango Selection

22 Nov 2024

Guestlist   Tendências  

Eye patches: o segredo para um olhar rejuvenescido

22 Nov 2024