Estilo   Pessoas  

Mother's Daughter de Miley Cyrus é muito mais do que um vídeo

03 Jul 2019
By Rui Matos

É uma mensagem de empoderamento feminino.

É uma mensagem de empoderamento feminino.

Assumidamente feminista, Miley Cyrus encontrou em Mother’s Daughter a música perfeita para homenagear mulheres de todos os tamanhos, formas e cores. “Este vídeo é sobre o corpo da mulher e do direito que cada uma tem em se libertar do olhar masculino”, afirma Alexandre Moors, o realizador responsável pelo videoclipe, em entrevista ao Los Angeles Times. Ao mesmo tempo que enaltecia o poder de escolha que as mulheres devem ter, Cyrus aproveitou para protagonizar o melhor momento de #throwback aos anos 2000 quando vestiu um fato vermelho em latex, referência a Britney Spears e ao seu coordenado em Oops… I Dit It Again. 

Revelado ontem, este é o primeiro video extraído de She Is Coming, o primeiro de três EPs, lançado no passado 31 de maio — dia em que atuou no Primavera Sound, em Barcelona. O segundo EP será She Is Here, ainda sem data de edição, e o último vai ser apelidado de She is Everything. Estes três lançamentos vão formar She Is Miley Cyrus, o sétimo trabalho discográfico da cantora norte-americana.  

A mensagem

Ao longo dos três minutos e quarenta segundos de videoclipe de Mother's Daughter vão surgindo frames com algumas mensagens feministas: “Sin Is In Your Eyes” (o pecado está nos teus olhos), “Every woman is a riot” (toda a mulher é um revolução), “Virginity is a social construct” (a virgindade é uma construção social) e “Feminist AF” (totalmente feminista); que vão ao encontro da letra da música — “don’t fuck with my freedom” (não ameaces a minha liberdade) e “she got the power” (ela tem o poder). 

As protagonistas 

Para este projeto, Miley convocou um grupo eclético de mulheres. Entre as 10 escolhidas estão Aaron Philip, uma modelo de 18 anos, negra, transsexual e portadora de uma paralisia cerebral; Angelina Duplisea, uma modelo e atriz que é uma defensora do body positivity; Mari Copeny, que tem apenas 11 anos mas que trabalha desde os oito para chamar a atenção para a crise da água em Flint, Michigan.Estas são apenas três das mulheres que se juntaram a Cyrus para protagonizar Mother’s Daughter. “Honestamente, nunca experienciei uma coisa assim num set de gravações”, começou por referir o realizador na mesma entrevista. “As mulheres [que participam no vídeo] vieram de toda a parte da América e havia um sentimento de solidariedade por parte de todos. Quase como se estivéssemos a preparar-nos para uma marcha. Foi incrível.” 

 

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Compras  

Rossy de Palma é a musa da irreverente campanha natalícia da Bimba Y Lola

15 Nov 2024

Roteiro  

Uma experiência sensorial de norte a sul de Portugal sem sair do lugar

15 Nov 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Xadrez

14 Nov 2024

Beleza  

Pode uma pele incrível ser criada?

14 Nov 2024