Moda   Entrevistas  

Moda, costume português | ARNDES

20 Jun 2024
By Pedro Vasconcelos

Ana Rita Sousa - ARNDES

Durante o mês de junho, a Vogue Portugal celebra o português como sinónimo de Moda de qualidade com entrevistas aos designers nacionais mais promissores.

Para Ana Rita Sousa, a Moda é uma arte manual. Com formação em Realização Plástica de Espetáculo, a jovem designer confessa que a inspiração para a sua marca, ARNDES, provém de arte plástica e arquitetura. A sua musa, sentada entre os becos de Portugal, é óbvia nas suas coleções. A silhueta feminina é pensada como uma figura arquitetónica - casacos fazem-se esculturas, vestidos transformam-se em monumentos. A expressão criativa de Sousa não é feita apenas ao favor da criação de Moda interessante, a designer faz questão de realçar a sua dedicação à sustentabilidade. “ARNDES é um projeto que me possibilita expressar criativamente, tem o intuito de reduzir desperdícios de produção, utilizando tecidos deadstock,” relata a mesma. Com selo de aprovação do Sangue Novo e treinada pela realeza da Moda portuguesa, Ana Rita Sousa cria algo entusiasmante para a indústria. “A ideia é existir um ambiente laboratorial onde se dá aso à exploração e experimentação.”




Qual é a tua maior fonte de inspiração?

Diria que a minha fonte de inspiração provém das artes plásticas e da arquitetura.

Como é que a cultura portuguesa afeta o teu design?

Sendo portuguesa, sinto que se reflete muito no meu trabalho, desenrascar com o que nos vem às mãos, o que as outras pessoas já não querem e tornar algo novo e ajudar outras comunidades. 

Qual é o maior benefício de ser um designer de Moda em Portugal?

Acho que tenho muita sorte porque para além de sermos um país criativo, temos muitos fornecedores da área que estão sempre dispostos a ajudar e disponíveis para desenvolver novas coisas.

Qual é o maior desafio em ser um designer de Moda em Portugal?

Para mim, o maior desafio é tomar o projeto ARNDES in to business. Sinto que é o que tenho de investir mais e tornar uma realidade.

Quais são os teus objetivos para a tua marca?

O meu primeiro objetivo é criar a marca, ter pontos de venda, tornar real o que desenvolvo. 

Pedro Vasconcelos By Pedro Vasconcelos
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