Imagem Portugal Fashion
O designer tinha 72 anos e morreu esta terça-feira na sequência de uma doença oncológica.
Foi em 1984 que Manuel Alves estabeleceu dupla com José Manuel Gonçalves, começando por abrir duas lojas de roupa no Bairro Alto, em Lisboa, onde comercializavam as suas coleções masculinas e femininas. Um ano depois, em 1985, o par lançou a primeira coleção em conjunto, e não tardou a estabelecer-se como um dos nomes mais sonantes da Moda em Portugal.
Completando 40 anos de carreira em 2024, foram responsáveis por criar um legado no design nacional, apresentando as suas coleções no Portugal Fashion, vestindo celebridades para eventos de renome como a Eurovisão e criando até fardas para empresas como a TAP ou Vodafone, para além de fazerem figurinos para bailados, teatro e cinema. Os criadores conquistaram ainda o Globo de Ouro na categoria "Personalidade de Moda”.
“No coração dos seus familiares, amigos, alunos e clientes fica a memória do seu espírito livre e da estética irrepreensível que o transformaram numa referência incontornável da Moda em Portugal.”, partilha o atelier Alves/Gonçalves em comunicado.
Manuel Alves será lembrado como um dos maiores criativos portugueses, deixando uma marca indelével na indústria da Moda nacional.
Most popular
Relacionados
Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor
08 Jan 2025
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025