Katherine Ann Moss. Ou simplesmente Kate Moss para todos aqueles que sentem que conhecem a supermodelo que fez tanta gente ambicionar por uma carreira na indústria da Moda. Hoje celebramos a sua carreira - de três décadas - com algumas das campanhas mais icónicas da britânica.
Katherine Ann Moss. Ou simplesmente Kate Moss para todos aqueles que sentem que conhecem a supermodelo que fez tanta gente ambicionar por uma carreira na indústria da Moda. Hoje celebramos a sua carreira - de três décadas - com algumas das campanhas mais icónicas da britânica.
“Não te queixes, não te expliques.” Este é o mantra da modelo que teve, e continua a ter, a indústria a seus pés. Mesmo sendo uma das mais mediáticas personalidades, raramente se senta com um jornalista para uma entrevista - uma vez confessou ao New York Times que ficava muito ansiosa com o tempo de espera até que uma entrevista sua fosse publicada e por isso mesmo deixou de o fazer com tanta frequência.
A vida misteriosa que hoje, mais do que nunca, leva é aquilo que faz de Kate a Kate Moss que muitos idolatravam na década de 90. Quando foi descoberta aos 14 anos por Sarah Doukas, fundadora da Storm Models, jamais passaria pela cabeça da britânica ser modelo, mas 31 anos depois o seu portefólio diz-nos que esta fora uma das decisões mais acertadas da sua carreira.
Foi para a campanha do perfume Obsession da Calvin Klein, em 1993, que Moss viu o seu estatuto ser elevado. As fotografias são da autoria de Mario Sorrenti, à época seu namorado, que não se ficou por um clique, mas sim por um coletânea de negativos com pouca produção, mas com muito sentimento. Estas imagens continuam a ser um cartão de visita de Kate e do fotógrafo italiano que publicou, recentemente, um livro com essas imagens.
Mas não só da Calvin Klein se fez o percurso de Kate Moss: no CV conta com desfiles e campanhas publicitárias para os grandes da indústria, entre os quais Burberry, Chanel, Versace, Saint Laurent, Alexander McQueen e Stella McCartney. Soma mais de 25 capas em edições internacionais da Vogue e vários contratos de publicidade que lhe renderam ainda mais visibilidade e um estatuto de personalidade intocável.
Não fosse Kate uma britânica com um espírito muito boémio e hoje não teríamos algumas das suas imagens mais emblemáticas, como as que, por exemplo, surge com Johnny Depp durante o romance conturbado que viveram, ou então quando, em 1999, celebrou o seu 25º aniversário numa festa organizada por Donatella Versace e, pela primeira vez, autorizou que a soirée fosse fotografada - sim é um regra, inquebrável, ninguém pode fotografar aquilo que se passa dentro das suas míticas festas de aniversário.
A política de privacidade de Moss é muito mais complexa do que aceitar todas as cookies sempre que visita um website, é aquilo que tem de mais precioso e, por isso mesmo, não se junta à comunidade digital (pelo menos oficialmente). “As redes sociais não são para mim. Nunca gostei de toda aquela coisa de ‘olhem para mim’. Para mim, a privacidade é tudo. Não ter que mostrar a ninguém onde vou, ou o que estou a fazer. Isso é o oposto daquilo que quero,” confessou ao The Guardian, numa das raras entrevistas. Mesmo não tendo uma conta oficial, já afirmou estar registada no Instagram para ver o que os amigos andam a fazer (#relatable).
Muito se pode escrever e dizer sobre a supermodelo, mas o sotaque de Croydon (cidade onde nasceu e cresceu) e o seu estilo descontraído permanecem intactos, passe o tempo que passar.
Sendo Moss uma mulher misteriosa, listamos 10 curiosidades que talvez ainda não saiba sobre Kate.
1. Na adolescência, o seu quarto estava repleto de cartazes de David Bowie.
2. Diz que tem uma conta privada de Instagram que só usa para ver fotografias dos seus amigos. A única pública relacionada com ela é a da agência - @katemossagency.
3. Como boa britânica que é, Kate é viciada em chá. Diz que pode beber até dez chávenas por dia - resta saber se é daquelas que acrescenta primeiro o leite ou a água.
4. Quando casou com Jamie Hince teve 16 damas de honor, como manda a tradição britânica.
5. Em nenhuma hipótese, Moss mistura o dourado e o prateado, diz ser uma das suas obsessões estranhas.
6. Gosta de fazer equitação, como o demonstrou no desfile da Louis Vuitton para a primavera/verão de 2012.
7. Durante o ano de 2000, aposentou-se da sua carreira alegando ter uma vida muito enfadonha.
8. Tem medo de dentistas. Uma vez, em Nova Iorque, ficou sem um dente e decidiu desfilar para a Calvin Klein sem um dente, ao invés de ir visitar um dentista.
9. Em 1998, quando namorava Johnny Depp, corre o rumor de que o casal tomou banho numa banheira de champanhe enquanto estavam hospedados no Portobello Hotel, em Londres.
10. Adora fazer compotas, em especial de ameixa e com outras frutas da sua casa em Cotswolds.