A designer albanesa é conhecida pela sua estética minimalista com inspiração nos anos 90, que já conquistou nomes como Bella Hadid.
A designer albanesa é conhecida pela sua estética minimalista com inspiração nos anos 90, que já conquistou nomes como Bella Hadid.
Nensi Dojaka é a grande vencedora do LVMH Prize para o ano de 2021. Pelas mãos da atriz francesa Isabelle Huppert, na Fondation Louis Vuitton, Dojaka recebeu aquela que é uma das distinções mais aclamadas entre os jovens designers de Moda. Esta menção traz consigo um prémio monetário no valor de 300 mil euros, juntamente com uma mentoria de um ano proporcionada pelos especialistas do conglomerado de luxo, para apoiar a carreira da vencedora.
A marca homónima de Nensi Dojaka foi lançada em 2017, enquanto projeto de licenciatura da designer albanesa na London College of Fashion. Mais tarde, Dojaka prosseguiu para estudar na prestigiada Central Saint Martins, abrindo portas à sua estreia na Semana de Moda de Londres com a coleção de primavera/verão 2020. Desde o começo que a albanesa revelou uma estética única, fortemente inspirada nas tendências dos anos 90 e em referências como Helmut Lang. Designs assimétricos, peças desconstruídas e tecidos transparentes, pintados por uma paleta de cores escuras, como pretos, castanhos e cinzentos, marcam cada coleção da marca que vai desfilando pelas passerelles londrinas.
O grande breakthrough de Nensi Dojaka deu-se, contudo, em agosto de 2020, quando Bella Hadid vestiu uma das peças da sua coleção de outono/inverno nos Video Music Awards da MTV. Desde então, também outros grandes nomes da indústria, como Kaia Gerber e Emily Ratajkowski, vestiram os designs de Dojaka e elevaram a sua marca ao nível internacional.
Dessa forma, vencer a edição de 2021 do LVMH Prize vem apenas confirmar a já promissora carreira da designer albanesa. Entre antigos galardoados do prémio atribuído pelo conglomerado de luxo, encontram-se também Thebe Magugu (2019), Marine Serre (2017) e a dupla portuguesa Marques’Almeida (2015). Este ano, foi ainda atribuído o Karl Lagerfeld Special Jury Prize aos designers Colm Dillane, Rui Zhou e Lukhanyo Mdingi. O júri encarregue de eleger os vencedores da competição de 2021 contou com a participação de Kim Jones, diretor artístico da Dior Men, Virgil Abloh, diretor artístico do vestuário masculino da Louis Vuitton, Stella McCartney, Marc Jacobs, e Jonathan Anderson, da Loewe.
Após uma edição cancelada devido à pandemia no ano passado, a cerimónia de 2021 revelou-se um sucesso, com mais de 1900 candidaturas de jovens designers, e um evento transmitido ao vivo através das redes sociais, apresentado por Derek Blasberg e Emma Chamberlain.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025