A pandemia obrigou a uma nova abordagem àquela que é a celebração do matrimónio. As mulheres estão mais práticas, relaxadas e intimistas em relação a este momento. E por isso pedem vestidos especiais, mas sobretudo pragmáticos.
A pandemia obrigou a uma nova abordagem àquela que é a celebração do matrimónio. As mulheres estão mais práticas, relaxadas e intimistas em relação a este momento. E por isso pedem vestidos especiais, mas sobretudo pragmáticos.
The Jaggers no dia do seu casamento, 13 de Maio de 1971 ©Getty Images
À medida que a pandemia se apoderou do mundo, pusemos a nossa vida em pausa. Aulas canceladas, restaurantes fechados (alguns permanentemente) e férias adiadas indefinidamente. Para as milhares de pessoas que planeavam casar-se em 2020 e para as outras milhares que tinham (ou têm) os mesmos planos para 2021, o stress e incerteza provocados pela pandemia são ainda mais reais. Os receios em relação a grandes aglomerados de pessoas permanecem na ordem do dia e muitos casais tiveram que repensar as suas escolhas nupciais. Esta incerteza em relação a tudo levou a que muitos deles abandonassem as ideias tradicionais que tinham em relação ao momento do “sim” e, em vez disso, foram optando por algo mais intimista e seguro, mas não menos especial: o chamado micro casamento ou minimónia (mini cerimónia).
A verdade é que apesar do nosso conceito de “casamento de sonho” ter-se vindo a alterar ao longo do tempo, a mudança mais radical deu-se durante a pandemia. 300 convidados não só é uma escolha pouco popular como pouco segura. O micro casamento acaba por ser uma celebração do amor muito mais minimalista e íntima, onde o vestido de noiva se torna mais pragmático e discreto sem perder a sua essência. Tirando o peso e opulência associado ao vestido e sendo cada vez mais cuidadosas e seletivas quanto ao que vestir, as noivas estão a escolher vestidos menos tradicionais que possam reutilizar para diferentes ocasiões sociais – não só pela natureza deste novo micro casamento, mas também porque a sustentabilidade permanece uma preocupação que é impossível de ignorar. É uma reinterpretação do matrimónio, um mergulho numa nova e mais simples beleza. Por mais que 2020 tenha sido uma enorme bofetada para todos, também deu aos casais a oportunidade de reavaliar as suas prioridades no que diz respeito ao dia mais especial das suas vidas e pensar fora da caixa, focando-se no que é mais importante para eles em vez de ceder a pressões externas e querer agradar a gregos e a troianos.
Muitas das noivas de hoje já ultrapassaram a ideia do vestido de princesa imaculado e consideram marcas independentes, marcas que nem têm coleções especificamente bridal, cortes inesperados, mais relaxados e experimentais e outras interpretações não tradicionais do que usar quando dizem o "sim". Por isso, de agora em diante a regra é não haver regras e estar preparada caso os planos mudem inesperadamente. Independentemente do caminho que as tendências de casamento sigam no futuro, uma coisa é certa: o coronavirus chamou realmente a atenção para o facto de que uma relação que nos preenche emocionalmente é muito mais importante do que a forma como os momentos especiais que vivemos aparecem no Instagram.
Abaixo, reunimos 15 opções de vestidos que estão em linha com este novo mindset.
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024
Relacionados
O que lhe reservam os astros para a semana de 26 de novembro a 2 de dezembro
26 Nov 2024
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024