Numa colaboração com a Infinit Denim, a nova iniciativa da Tous dá uma segunda vida a materiais após o seu ciclo de vida útil. Israel Roca, Diretor de Design de Joalharia e Acessórios na Tous fala-nos sobre a viagem da marca pelas práticas sustentáveis.
Como todas as grandes indústrias, a Moda ocupa um papel de peso no que toca à poluição ambiental, e as práticas de produção responsáveis são cada vez mais essenciais à saúde do planeta. É com uma filosofia que visa a Moda circular e o desperdício zero que nasce a Tous Afterlife Denim, um projeto da Tous em colaboração com a Inifinit Denim que recicla peças em denim e dá uma segunda vida aos fios que compõem o tecido da ganga. Numa coleção de edição limitada – lançada em julho –, a Tous apresenta três carteiras produzidas a partir de jeans pós-consumo e fibras recicladas.
Israel Roca, Diretor de Design de Joalharia e Acessórios na Tous, conta-nos como foi o processo de criação e desenvolvimento destas novas carteiras e fala-nos sobre a importância de introduzir práticas responsáveis e sustentáveis na indústria da Moda.
A Tous Afterlife Denim aposta na reciclagem de materiais após o seu ciclo de vida útil. Porquê a escolha de reutilizar os fios que compõem o tecido de ganga para esta iniciativa?
Temos consciência de que grande parte do impacto ambiental de uma peça de vestuário recai no material. Um dos aspetos mais positivos da ganga é o facto de ser um material forte e resistente que se adapta muito bem ao processo de reciclagem. No entanto, a escolha deste material não se deve apenas às propriedades do tecido, mas também ao seu elevado impacto ambiental. São necessários cerca de 10 mil litros de água para produzir um único par de calças de ganga.
A ganga é um dos materiais chave da estação, e a utilização de fios de ganga reciclada permite-nos apresentar uma coleção que não só é apelativa, como também altamente relevante, proporcionando um valor acrescentado significativo. O resultado visual das peças é idêntico ao que seria caso tivéssemos utilizado ganga não reciclada, mas o que é realmente interessante é “o que não se vê”.
Qual é a viagem deste material desde o seu estado original – um par de "jeans" antigo – até ser transformado em carteiras?
A tela que dá formas às novas carteiras Tous Afterlife Denim provém de resíduos de ganga recuperados em Espanha e Marrocos, graças a doações individuais ou a colaborações com centros de gestão têxtil locais. Após um processo de seleção exaustivo, as peças em melhores condições são reinventadas através de um exercício de patchwork e são convertidas em designs completamente novos. A Infinit Denim desfia retalhos e sobras de tecidos para criar os fios circulares que dão o nome ao material; fios reciclados e orgânicos, não necessariamente de ganga. Ao misturar a fibra de ganga com outras fibras celulósicas, como o cânhamo, o ecovero ou a sumaúma, é possível multiplicar as suas propriedades e criar tecidos que podem ser utilizados para malhas ou camisolas.
A Infinit Denim é uma marca com um mercado bastante mais reduzido que o da Tous. Como é que os caminhos das duas marcas se cruzaram e como é que surgiu esta colaboração?
Esta colaboração tem como objetivo o lançamento da segunda coleção Tous Afterlife, um projeto que aposta de forma intensiva na inovação e na responsabilidade social e que, desta vez, adota uma abordagem mais orientada para a Moda. A equipa criativa está em constante contacto com produtores de materiais sustentáveis e novas técnicas de produção, e desloca-se a feiras internacionais para se reunir com profissionais do setor. Na procura do material ideal, encontrámos fios feitos de ganga reciclada através da Infinite Denim. Os valores da Infinite Denim e do seu projeto alinham-se na perfeição com os da Tous. Por este motivo, e numa continuidade do nosso compromisso com a circularidade, criámos a coleção Tous Afterlife Denim.
O design e a produção foram desenvolvidos da mesma forma que os restantes diversos acessórios Tous: nas nossas fábricas, com a atenção e cuidado necessários para garantir que cada detalhe do produto reflete a excelência da nossa joalharia.
Quais foram as suas principais inspirações estéticas e sustentáveis para o design desta carteira e porquê a escolha deste acessório para protagonizar a coleção Tous Afterlife Denim?
Para nós, era evidente que o objetivo era realçar as características do fio de ganga reciclada. Devido à natureza deste material, que é um tecido macio, procurámos um formato de acessório adequado. Esta é uma carteira leve, com uma presença marcante e uma textura cheia de personalidade, na qual cabe tudo o que precisamos e muito mais.
Para dar um toque extra de personalidade às carteiras, gravámos o padrão gráfico do monograma da marca, Tous Manifesto, na ganga. As pegas em pele em forma de meio “O”, uma das letras chave da coleção Tous Manifesto, fazem também parte dos detalhes deste design.
Como é que imagina o "styling" desta carteira?
A carteira é uma reinterpretação de um saco de praia, com um twist mais urbano. A cor índigo pareceu ser a melhor escolha devido ao seu caráter atrativo e versátil. Além da ganga reforçar o espírito urbano, a textura acolchoada e a logomania afastam-nos da sobriedade do luxo silencioso e abrem caminho a uma Moda mais casual.
Propomos três tamanhos diferentes, que se adaptam a diferentes estilos e ocasiões. Por exemplo, o tamanho maxi é perfeito para um dia de trabalho, para passear pela cidade, ou até como mala de viagem, na qual cabe tudo o que precisa para uma escapadela improvisada. Os tamanhos médio e mini são ideais não só para o dia, mas também para a noite. As alças em pele conferem um contraste interessante com a ganga, proporcionando à carteira um aspeto mais sofisticado.
A necessidade de criar um planeta mais sustentável é cada vez mais imprescindível. No entanto, existe um eterno paradoxo entre a Moda e as práticas amigas do ambiente. Como é que encara a responsabilidade das marcas e designers para criar uma indústria mais sustentável e responsável?
Todos nós temos um compromisso com o planeta e devemos melhorar tudo o que pudermos. As grandes indústrias, e não apenas a indústria da Moda, têm a obrigação de investigar e procurar soluções mais responsáveis e sustentáveis. Na Tous, o nosso compromisso está a expandir-se e a criar as ferramentas necessárias para fazer as coisas cada vez melhor, e dar-lhes a visibilidade que merecem. Como joalheiros, a visão da circularidade está profundamente enraizada no nosso ADN; uma joia não se deita fora, uma joia cuida-se, repara-se, e transforma-se.
A Tous Afterlife é um dos projetos que estamos a lançar com o objetivo de dar visibilidade e destacar algumas destas práticas.
Quais são os próximos passos que podemos esperar da Tous nesta jornada em prol da moda circular e desperdício zero?
A inovação e a circularidade são valores fundamentais na nossa sociedade e sempre estiveram presentes no ADN da Tous. Com a criação da iniciativa Tous Afterlife, a marca dispõe agora de uma plataforma para avançar com o seu compromisso de responsabilidade social através da transformação e inovação de produtos e materiais.
Há anos que utilizamos tecidos como o algodão orgânico e outras fibras recicladas nas nossas coleções de acessórios, e todas as nossas peles fazem parte do Leather Working Group (LWG). O compromisso de toda a nossa empresa é claro: temos a responsabilidade de aprofundar a utilização de materiais sustentáveis e de melhorar continuamente a sua aplicação.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
O que acontece se jantar só fruta durante vários dias? Uma nutricionista responde
13 Jan 2025