O momento mais importante do calendário da Moda está aí - mas como é que as Quatro Grandes capitais se irão organizar durante uma pandemia? Aqui, tudo o que precisa de saber sobre as próximas semanas da Moda.
O momento mais importante do calendário da Moda está aí - mas como é que as Quatro Grandes capitais se irão organizar durante uma pandemia? Aqui, tudo o que precisa de saber sobre as próximas semanas da Moda.
Versace Fall/Winter 2020-2021, Getty Images
Quando os conselhos da Moda anunciaram em Junho que as semanas da Moda em Nova York, Londres, Milão e Paris estavam programadas para regressar em setembro, todos tinham a mesma questão em mente: será muito cedo para voltar a haver desfiles, já que ainda estamos no meio de uma pandemia global?
Embora algumas casas de Moda de luxo, incluindo Saint Laurent e Gucci, tenham sido rápidas a desistir logo no início, a favor de horários fora do calendário habitual, outras marcas continuaram a apresentar as suas coleções em modelos. Para citar algumas: Dior Resort 2021 em Lecce, Valentino AW20 Couture no famoso Cinecittà Studios de Roma e o desfile Jacquemus SS21 nos campos de trigo a uma hora do centro de Paris. A Copenhagen Fashion Week veio logo depois, tornando-a a primeira cidade a receber uma programação significativa de desfiles.
Com o mês mais importante do ano na Moda a chegar - coincidindo com relatórios de uma potencial segunda vaga de coronavírus em toda a Europa e quase 6 milhões de casos confirmados nos Estados Unidos - como é que as Quatro Grandes capitais da Moda se irão adaptar a estes tempos sem precedentes? Aqui está tudo o que precisa de saber sobre os desfiles de Setembro Primavera/Verão 2021.
Louis Vuitton Fall/Winter 2020-2021, Getty Images
New York Fashion Week: 13 a 16 de Setembro
Com os Estados Unidos a ter o maior número de casos confirmados de coronavírus no mundo, os poucos designers a realizar apresentações físicas em Nova York incluem Jason Wu e Christian Siriano. Eckhaus Latta, Anna Sui, Carolina Herrera e Marchesa também voltaram à programação, embora o formato atualmente esteja por confirmar.
Marcas blockbuster como Marc Jacobs, Michael Kors e Ralph Lauren optaram respeitosamente por se retirar completamente, enquanto Gabriela Hearst estrear-se-á na Paris Fashion Week. O CFDA anunciou o lançamento de uma plataforma online dedicada exclusivamente à NYFW chamada Runway360. Ao contrário das plataformas virtuais durante a Men’s Fashion Week em junho, que tinham facetas editoriais na sua oferta, a Runway360 planeia concentrar-se no lado empresarial da questão, com showrooms virtuais e uma secção de e-commerce dedicada a apoiar talentos emergentes.
Chanel, Fall/Winter 2020-2021, Getty Images
London Fashion Week: 17 a 22 de Setembro
Um line-up provisório para a London Fashion Week, que inclui marcas de moda masculina e feminina, foi lançado e dividido em três secções: ‘Digital’, ‘Presencial’ e ‘Digital e Presencial’ (de seu nome phygital).
As marcas confirmadas que vão mostrar as suas coleções de forma presencial com orientações de distanciamento social são Simone Rocha, Roksanda, Sharon Wauchob e Amanda Wakeley. Enquanto isso, empresas como Burberry, Erdem e Victoria Beckham optaram por ‘Digital e Presencial’, embora o que isso significa exatamente ainda precisa de ser clarificado. A plataforma digital LFW lançada em junho continuará a partilhar conteúdo multimédia exclusivo.
Maison Margiela, Fall/Winter 2020-2021, Getty Images
Milan Fashion Week: 22 a 28 de Setembro
Milão é a primeira das quatro cidades a publicar um calendário completo com antecedência, ainda que provisório. O evento contará com marcas de Moda masculina e feminina, totalizando 24 desfiles digitais e 28 desfiles presenciais. Casas de Moda como Fendi, Versace e Giorgio Armani, bem como o desfile de estreia de Raf Simons para Prada, muito aguardado, estão todos confirmados presencialmente.
Missoni, GCDS e Dsquared2 estão entre as marcas que optaram pelo digital apenas. As ausentes e mais notáveis são Bottega Veneta, Gucci, Moschino e Jil Sander.
Paris, modelos antes do desfile Isabel Marant Fall/Winter 2020-2021, Getty Images
Paris Fashion Week: 28 de Setembro a 6 de Outubro
Ainda não foi revelado qual será o formato da programação da Paris Fashion Week, mas the show, como dizem, must go on em setembro. Sendo a primeira a anunciar o seu regresso ao formato presencial, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode divulgou um comunicado no início de junho onde referia que cumpriria as normas de segurança emitidas pelas autoridades francesas. Pode aguardar pelos gigantes de luxo como Chanel, Dior e Louis Vuitton a investir em algo espetacular. Mas terão os designers mais jovens a capacidade de fazer o mesmo? É esperar para ver.