Adam Katz Sinding é fotógrafo e autor do livro This is not a F*cking Street Style Book, um coffee table book que reune as melhores imagens do estilo de rua nos últimos anos captadas por Adam, um dos mais conhecidos e influentes fotógrafos de street style.
Adam Katz Sinding é fotógrafo e autor do livro This is not a F*cking Street Style Book, um coffee table book que reune as melhores imagens do estilo de rua nos últimos anos captadas por Adam, um dos mais conhecidos e influentes fotógrafos de street style.
O modus operandi da indústria tem sofrido uma grande mudança nas últimas temporadas: o street style está instalado até nas entranhas das marcas mais sofisticadas da indústria - Michael Kors, Balenciaga ou Burberry são três dos nomes que se inspiram nos coordenados utilizados pelas estrelas da moda de ruia.
Para percebermos onde isto tudo começa, é preciso recuar até à década de 70 e falar de Bill Cunningham, o jornalista norte-americano que trabalhava para o WWD (Women’s Wear Daily) e que fotografava, diariamente, pessoas aleatórias nas ruas de Nova Iorque com o propósito de encontrar indivíduos com coordenados únicos, com a capacidade de inspirar estilos genuínos e criar personalidades distintas.
Agora, em 2018, aquilo que era simples, passou a ser uma profissão a tempo inteiro. Já ninguém se apresenta em nenhuma Semana de Moda (ou qualquer outro evento) com o look pensado no dia anterior. São precisas semanas de preparação. E com esta demanda de estrelas de street style, acresce o número de fotógrafos que seguem as it girls, influencers e editores de Moda um pouco por todo mundo.
No leque de fotógrafos está Adam Katz Sinding, um norte-americano que agora vive em Copenhaga, a cidade que mais gosta de fotografar como nos confessa via e-mail: “Os dinamarqueses vestem-se muito bem. Ninguém está a tentar demasiado.”.
É conhecido como Le21ème (que se pronuncia luh van-tay-uh-nee-em) e no seu currículo conta com marcas como Tom Ford, Marc Jacobs e Christian Dior. Em 2018, lança This Is Not a F*cking Street Style Book, um coffee table book que reúne mais de 200 fotografias e que é uma compilação dos melhores trabalhos de Katz Sinding ao longo dos últimos anos.
A propósito do lançamento do seu primeiro livro, conversámos com o autor.
O que é que o fez começar a fotografar pessoas na rua?
Tinha acabado de sair de Paris - onde fui muito inspirado pela maneira como as pessoas se vestiam - e comecei a prestar atenção à maneira como as pessoas que viviam em Seattle se expressavam na rua através daquilo que traziam vestido. Depois de comprar uma Leica M8, comecei a fotografar algumas pessoas que achava interessantes.
A indústria da Moda mudou muito rapidamente, em que sentido acha que o street style ajudou a essa mudança?
Street Style como um género ajudou a indústria do fast fashion a florescer através da sua capacidade de disseminar conteúdo. O street style, hoje em dia, é um bocadinho como um paparazzi de Moda, infelizmente. Tens uma blogger famosa, tens roupas que ainda não estão disponíveis, publicas a fotografia no Instagram com um link para comprares e voilá…uma receita infalível e um retorno no investimento muito alto.
É fácil para si abordar as pessoas que quer fotografar? Já teve más experiências?
Tenho receio de ser rejeitado pelas pessoas, por isso eu fotografo-as enquanto estão a andar, assim não incomodo ninguém. Eu leio a linguagem corporal das pessoas, mas quando vejo um rosto extremamente bonito e que não apareça na fotografia, aí eu peço às pessoas se posso fazer um retrato delas.
Para o Adam o que é que chama a atenção quando está a fotografar? É o coordenado escolhido?
Eu nem sempre reparo na maneira como as pessoas estão vestidas. Eu fotografo aquilo que gosto. Escolho uma boa luz, um bom background e espero que corra tudo bem. Tem tudo a ver com o momento. Garanto que falho mais fotografias do que as que tiro. Devo ter perdido os melhores looks das Semanas de Moda, mas tento sempre fotografar o melhor que consigo.
O que é que podemos encontrar em This is not a f*cking street style book?
São 224 páginas repletas de imagens que tenho fotografado ao longo dos anos nas Semanas de Moda um pouco por todo o mundo - isso inclui imagens de backstage e de rua. Muitos retratos distintos e diferentes. É um livro muito gráfico. O prefácio foi escrito por Virgil Abloh (fundador e diretor criativo da Off-White), vale a pena dar uma vista de olhos.
This Is Not a F*cking Street Style Book é publicado pela Mendo e tem o custo de €50, a pré-ecomenda pode ser feita através do site oficial da editora holandesa.
Most popular
H&M relança peças de arquivo das suas colaborações emblemáticas com designers convidados
28 Oct 2024
O que é sexy agora? A Victoria's Secret apoia-se no seu passado para regressar às passerelles
16 Oct 2024
Relacionados
Notícias Curiosidades Eventos
A nova geração da Moda de Nova Iorque: Diotima, Willy Chavarria, Luar e Zankov levam para casa as maiores honras nos Prémios CFDA 2024
29 Oct 2024