As Bruxas de Eastwick (1987). Fotografia: RDB/ullstein bild via Getty Images
Para uma "spooky season" repleta de histórias excêntricas e cenários ousados, eis 10 filmes que honram a estética "camp" para ver neste Halloween.
Assombrado e misterioso, o Halloween é o ponto alto da spooky season. No entanto, e apesar da época estar repleta de referências aterradoras, os cenários bizarros e as narrativas extravagantes (leia-se: campy) também se adequam à noite mais assustadora do ano.
No seu ensaio Notas sobre o Camp (que inspirou o tema da Met Gala de 2019), Susan Sontag define camp como “uma visão do mundo em termos de estilo [...]. É a predileção pelo exagerado, por aquilo que está ‘fora’, por coisas que são o que não são”. Bizarros e fascinantes, estes são os 10 filmes assumidamente camp que a Vogue Portugal recomenda ver neste Halloween.
Hocus Pocus (1993)
Com Salem, a eterna hometown das bruxas, como cenário principal, o filme Hocus Pocus acompanha a viagem no tempo de três bruxas do século XVII, após serem invocadas por um rapaz adolescente. Cómico e spooky em partes iguais, o filme tornou-se num must-watch de Halloween, e as irmãs Sanderson numa das principais inspirações para disfarces.
The Addams Family (1991)
Um dos clássicos da spooky season, The Addams Family junta algumas das personagens mais excêntricas da cultura pop: Gomez, Morticia, Wednesday e o icónico tio Fester. Com uma atmosfera sombria e cenas de humor que refletem dinâmicas familiares bizarras (mas absolutamente imperdíveis), este é o filme perfeito para uma sessão de cinema de Halloween.
A Morte Fica-vos Tão Bem (1992)
Numa aventura satírica, A Morte Fica-vos Tão Bem conta a história de duas mulheres (Meryl Streep e Goldie Hawn) que se vêem em pontas opostas de um triângulo amoroso e que descobrem o segredo para garantir a beleza eterna. O filme, que recentemente inspirou o vídeo que acompanha o tema Taste de Sabrina Carpenter, combina comédia e fantasia para criar uma realidade exagerada repleta de visuais vibrantes.
Beetlejuice (1988)
Um clássico de Tim Burton, Beetlejuice é a representação perfeita de todos os elementos que tornam a estética cinematográfica de Burton tão apelativa durante o Halloween. Numa fantasia sombria que pisa a linha entre a comédia e o horror, o filme conta a história de um casal de fantasmas que contratou um espírito maléfico para expulsar a família que vive na sua casa. Boas notícias: quando terminar o filme de 1988, há ainda Beetlejuice Beetlejuice para ver, a sequela de 2024.
The Rocky Horror Picture Show (1975)
Numa experiência verdadeiramente camp, The Rocky Horror Picture Show mostra-nos o lado tenebroso do humor britânico em formato musical. A história gira em torno de um jovem casal que, após uma avaria no carro, se vê obrigado a pedir ajuda durante uma tempestade. Um filme de culto e um musical na Broadway, The Rocky Horror Picture Show une todos os ingredientes necessários para uma ótima sessão de cinema com pipocas em plena spooky season.
Entrevista com o Vampiro (1994)
Numa série de entrevistas, o filme Entrevista com o Vampiro leva-nos numa viagem ao longo de 200 anos que relata a história de amor e ódio entre Lestat (Tom Cruise) e Louis (Brad Pitt). Com um enredo e uma cinematografia dignos de um terror gótico, o filme – que é uma adaptação do livro de Anne Rice com o mesmo nome – prova o porquê dos míticos vampiros serem um essencial de Halloween.
Scary Movie (2000)
Nesta paródia dos típicos filmes de terror dos anos 90, seguimos um grupo de adolescentes com um segredo sombrio à medida que são perseguidos por um serial killer desastrado. Com elementos que entrelaçam a comédia e o terror, o filme tornou-se num óbvio sucesso, e o universo de Scary Movie conta já com várias sequelas.
As Bruxas de Eastwick (1987)
Nesta fantasia de bruxas, três melhores amigas (interpretadas pelas icónicas Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer) formam um coven informal e descobrem os seus poderes quando se vêem seduzidas por um homem misterioso e demoníaco (Jack Nicholson). Com um elenco de luxo e uma cinematografia vibrante, As Bruxas de Eastwick destaca-se pelo seu exagero e extravagância e assume-se como uma experiência campy, altamente apropriada para o Halloween.
O Que Terá Acontecido A Baby Jane? (1962)
Num misto entre thriller, drama, terror psicológico e suspense, O Que Terá Acontecido A Baby Jane? conta a história de duas irmãs que, em épocas distintas, foram estrelas de cinema. Com elementos góticos, o filme destaca-se pela representação extremamente expressiva de Bette Davis e Joan Crawford, e leva-nos numa viagem que espelha a dura realidade do estrelato infantil.
Eduardo Mãos de Tesoura (1990)
Outro clássico de Tim Burton, Eduardo Mãos de Tesoura segue a vida solitária de um homem artificial que tem tesouras no lugar das mãos. Num conto de fadas sombrio, Eduardo (Johnny Depp) apaixona-se pela filha (Winona Ryder) da família que o acolheu após a sua criação. Com uma história que representa a angústia inerente à adolescência, Eduardo Mãos de Tesoura é um must-watch excêntrico do cinema sinistro.