De Norte a Sul, estes são os novos locais para desfrutar de uma ótima refeição - assim o diz o guia Michelin.
De Norte a Sul, estes são os novos locais para desfrutar de uma ótima refeição - assim o diz o guia Michelin.
“Uma cozinha de grande nível. Merece a pena parar!” - assim se descreve no guia Michelin o que significa a estrela atribuída a restaurantes. Este ano, Portugal ganhou mais cinco restaurantes com esta avaliação, que se juntam ao total de 34, dos quais sete têm duas estrelas atribuídas: “Uma cozinha excecional. Vale o desvio!”. Na lista, que inclui estabelecimentos por todo o país e também nas ilhas, vem ainda do ano passado Belcanto, do chef José Avillez, onde, no coração da capital, a cozinha portuguesa é elevada a um nível mais moderno. Não podia faltar a Fortaleza do Guincho, numa localização privilegiada com vista para o mar, e o Il Gallo d’Oro, que oferece uma cozinha sustentável galardoada com duas estrelas na ilha do Funchal. Para além dos restaurantes que já conhecemos, estes são os cinco a acrescentar à lista.
Al Sud
No Clubhouse do resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, nasce o Al Sud, um espaço elegante com vista para o estuário do Alvor onde a especialidade é o peixe e o marisco. A tradição da cozinha algarvia serve de inspiração para pratos criativos e complexos que, segundo a Michelin, são organizados em menus degustação “que, com coerência, nos falam do seu meio e dos seus produtos”. A autoria dos pratos é do chef Louis Anjos, neste que é o seu segundo estabelecimento galardoado com uma estrela, depois de Bon Bon.
Cura
Mais do que chef, Pedro Pena Bastos é o curador dos ingredientes - selecionados consoante a estação e a produção local - utilizados para compor pratos artesanais com significado e personalidade. O Cura é um espaço gourmet no Four Seasons em Lisboa, com entrada independente do hotel, onde se destacam três menus degustação: Meia Cura, Origens e Raízes, sendo este último vegetariano.
A Ver Tavira
“Uma autêntica homenagem à cidade das 37 igrejas e à sua história”, como descreve o guia Michelin, A Ver Tavira ergue-se na zona histórica da vila, com vista para o rio Gilão. Enquanto que o menu de almoço se baseia ainda na tradição da cozinha portuguesa, o menu de jantar apresenta pratos mais elaborados e requintados - e todos estão sujeitos a alterações consoante a estação do ano. Para os que não dispensam o copo bem servido, há ainda a opção de harmonização de vinhos com todos os menus.
Esporão
O conceito que orienta a cozinha do chef Carlos Teixeira é o produto: recolhidos por todo o país, são os ingredientes as estrelas dos pratos que dão um olhar mais moderno sobre a tradição. Para uma experiência ideal, existe ainda o Menu Carta Branca, que dá ao chef liberdade para preparar os 5 ou 7 pratos que podem ser acompanhados de vinho. O Esporão está localizado na Herdade do Esporão, rodeado de vinhas e olivais em Reguengos de Monsaraz.
Vila Foz
À beira-mar, na cidade do Porto, ir ao Vila Foz não é apenas um jantar fresco e requintado - é uma experiência gastronómica. Dentro do antigo salão de eventos do palacete do século XIX, onde é o Vila Foz Hotel & Spa, pode passar a refeição a conversar com o chef Arnaldo Azevedo na “Kitchen Seat” - com um lugar reservado de frente para a cozinha, pode, à medida que os vê ser confeccionados, ouvir histórias acerca dos pratos gourmet que dão protagonismo ao peixe e marisco português.
Most popular
Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias
07 Jan 2025
Relacionados
Jack McCollough e Lazaro Hernandez deixam o cargo de diretores criativos da Proenza Schouler
15 Jan 2025