Desde as performances memoráveis, às estreias da noite. Estes foram os melhores momentos da 95.ª edição dos Óscares.
Desde as performances memoráveis, às estreias da noite. Estes foram os melhores momentos da 95.ª edição dos Óscares.
© Getty Images
© Getty Images
A champagne carpet?
A 95.ª edição dos Óscares começou com um twist inesperado: a tradicional passadeira vermelha foi… champanhe. Os organizadores optaram por quebrar a tradição - o que não acontecia desde 1961 - com o objetivo de criar uma melhor transição do dia para a noite.
Ke Huy Quan regressou a Hollywood com um discurso emotivo
“Mãe! Ganhei um Óscar!”, disse Ke Huy Quan, quando subiu ao palco para receber o Óscar na categoria de Melhor Ator Secundário. O ator de “ Everything Everywhere All at Once” tinha estado afastado da indústria durante décadas por falta de oportunidades para atores asiáticos mas, esta noite, foi recebido no Dolby Theatre com uma ovação após o seu discurso. Falou do seu desafiante percurso até chegar a Hollywood que, apesar de todos os contratempos, teve um desfecho feliz. Assista ao discurso aqui.
Nalvany vence o Óscar de Melhor Documentário
O filme de Daniel Roher é dedicado ao opositor russo Alexei Navalny e narra a história da sua hospitalização, em agosto de 2020, com suspeita de envenenamento durante um voo da cidade siberiana de Tomsk para Moscovo. Roher fez-se acompanhar da sua equipa e da esposa de Navalny, que afirmou que o marido "está preso por defender a democracia e por sonhar a liberdade". A estatueta foi dedicada ao mesmo e a “todos os presos políticos”.
Ruth E. Carter é a primeira mulher negra a ganhar dois Óscares
Em 2019 tornou-se a primeira mulher negra a ganhar o Óscar na categoria de Melhor Figurino com “Black Panther”. Hoje, na 95.ª edição da cerimónia, voltou a ser galardoada pela sequela do filme, "Wakanda Forever". Durante o seu discurso, mencionou Chadwick Boseman, colega e amigo que faleceu em 2020, e pediu-lhe que olhasse pela sua mãe que faleceu na semana passada aos 101 anos.
Tom Cruise is a no-show
O ator não esteve, inesperadamente, presente na cerimónia, por estar alegadamente no Reino Unido para filmar “Missão Impossível 8, Parte II”. “Top Gun” estava nomeado para 6 prémios e foi o grande vencedor do Óscar na categoria de Melhor Som.
Lady Gaga kept it real
Lady Gaga subiu ao palco do Dolby Theatre para cantar “Hold My Hand”, música nomeada na categoria de Melhor Canção Original. A cantora, que chegou à cerimónia num vestido Versace, batom vermelho e smoky eyes, trocou de look, optando por usar uma t-shirt e jeans e sem maquilhagem, deixando que a sua (incrível) voz fosse o elemento central de toda a atuação.
© Getty Images
© Getty Images
“Ice Merchants” não venceu, mas fez história
Foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes e um dos 5 nomeados para os Prémios do Cinema Europeu, com um recorde de nove distinções em festivais qualificantes para os Óscares e somando ainda 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema. Apesar de não ter sido eleito vencedor na categoria de Melhor Curta-Metragem, fez história por ter sido o primeiro filme português a chegar a esta etapa dos Óscares.
Este é o primeiro filme profissional de João Gonzalez, de 27 anos, formado em estudos de animação na londrina Royal College of Art, onde já tinha feito duas películas anteriores, “The Voyage” e “Nestor”. A produção esteve a cargo da Cola Animation, com o produtor Bruno Caetano, Michael Proença, da Wild Stream, e a Royal College of Art.
Is Rihanna back for good?
Após a sua atuação no Halftime Show do Superbowl, Rihanna voltou a pisar o palco, desta vez para interpretar "Lift Me Up" , música nomeada na categoria de Melhor Canção Original. Esta performance só veio confirmar o que já todas sabíamos: precisamos de um novo álbum, A$AP!
© Getty Images
© Getty Images
Uma noite de estreias
A atriz de “Everything Everywhere All at Once" fez história ao tornar-se na primeira mulher de ascendência asiática - e a segunda mulher de cor nos últimos 95 anos - a ganhar um Óscar na categoria de Melhor Atriz. Com um papel no mesmo filme, Jamie Lee Curtis venceu o primeiro Óscar da sua carreira e a sua reação de surpresa é digna de ver. Já Brendan Fraser foi o grande vencedor da cobiçada estatueta na categoria de Melhor Ator pela sua prestação em “The Wale”.
© Getty Images
© Getty Images