Victor VIRGILE/Gamma-Rapho / Getty Images
A saída acontece apenas um ano depois de Hawkings ter assumido o cargo de diretor criativo. Ainda não foi nomeado um sucessor.
O mundo da Moda tem vivido meses intensos, com alguns dos diretores criativos mais respeitados da indústria a abandonarem as casas que lideraram durante anos. Hoje, foi anunciado em comunicado que também Peter Hawkings deixará a Tom Ford, após pouco mais de um ano enquanto diretor criativo. As colecções de Hawkings ficam reconhecidas pela execução precisa, elegante e pela aura sensual.
Peter Hawkings começou por trabalhar com o americano Tom Ford ainda na Gucci, em 1998, enquanto assistente de design masculino. Mais tarde, em 2006, seguiu-o para se juntar à marca homónima, ficando Hawkings responsável pelas coleções masculinas. Assim, somou quase 25 anos de trabalho com Ford.
Contudo, em 2023, Tom Ford decidiu abandonar a sua marca, após a venda ao grupo Estée Lauder no ano anterior. Também nos termos deste acordo foi referido que o Grupo Zegna tem um contrato de licença de 20 anos para produzir para a Tom Ford Fashion, com uma opção de renovação de 10 anos. Assim, e na sequência da saída de Ford, foi Hawkings quem assumiu o cargo de diretor criativo - um caminho que chega hoje ao fim.
Sabe-se que a principal intenção da Zegna para o ready-to-wear Tom Ford é expandir as suas vendas de vestuário feminino, que no ano passado representaram 30% das receitas globais da marca. Assim, esta notícia sugere que o próximo diretor criativo - por enquanto desconhecido - irá guiar a casa para uma direção altamente focada no vestuário feminino. Hawkings é um designer maioritariamente experiente em coleções masculinas, algo que poderá explicar esta saída.
Em comunicado, Guillaume Jesel, presidente do segmento de luxo da Estée Lauder, declara a sua “gratidão a Peter pelas suas contribuições excecionais para a Tom Ford desde o início”. Já Lelio Gavazza, CEO da Tom Ford no segmento de Moda pretende “agradecer a Peter pela sua colaboração desde que a Tom Ford Fashion passou a fazer parte do Grupo Ermenegildo Zegna. Juntamente com a sua equipa, Peter contribuiu para esta importante fase inicial de desenvolvimento. Desejo-lhe as maiores felicidades no seu próximo capítulo”, afirma.
No mesmo comunicado, é afirmado que a coleção primavera/verão 2025 será apresentada no showroom de Milão, em setembro de 2024, e que um sucessor será anunciado num futuro próximo.
Most popular
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul: um casamento escandinavo com carimbo português
17 Jan 2025
Relacionados
“A oportunidade perfeita para uma retrospetiva”: Robert Wun celebra os 10 anos da sua marca
04 Jul 2024
Becoming Karl Lagerfeld | Os bastidores da série numa entrevista com os criadores
15 Jun 2024