© Imraan Christian
A Global Open Call do concurso PhotoVogue deste ano é uma ode à beleza inspiradora do nosso mundo natural e às inúmeras criaturas que o habitam.
Esta call transcende a procura pelo talento visual, visando fomentar uma mensagem de compaixão, respeito e admiração pela natureza e por todos os animais. Defendemos uma mudança fundamental na forma como interagimos com o nosso planeta e os seus habitantes, enfatizando não só a magnificência do mundo natural, mas também o profundo amor e a ligação entre humanos e animais, estendendo-o à comunidade de vida mais ampla que nos rodeia.
Baseando-se na nossa visão alargada do parentesco, esta visão alinha-se com a crença de Mahatma Gandhi de que “A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados”. Desejamos expandir esta ligação para além dos animais de estimação tradicionais, para incluir animais muitas vezes esquecidos, como vacas e porcos, e mesmo para além da classe dos mamíferos, reconhecendo a sua capacidade para emoções profundas, que a sociedade tem frequentemente negligenciado, e o seu papel essencial na preservação do ecossistema.
Inspirando-se em "Kinship: Belonging in a World of Relationships" do The Center for Humans and Nature, editado por Gavin Van Horn, Robin Wall Kimmerer e John Hausdoerffer, esta call para candidaturas ressoa profundamente com a ideia de uma comunidade de vida compartilhada. Nesta comunidade, as ligações que partilhamos com os nossos semelhantes são tão significativas como as que estabelecemos com os seres não humanos. Este rico mosaico de existência abrange tudo, desde a bactéria que prospera nas nossas barrigas até às árvores que sustentam o ar que respiramos, afirmando que todos são nossos parentes.
Para muitas culturas em todo o mundo, ser humano baseia-se neste sentido alargado de parentesco, reconhecendo os não-humanos como pessoas integrantes nas nossas vidas. É uma perspectiva que vê tanto os humanos como os não-humanos como membros essenciais de uma rede planetária vibrante e geradora de vida.
Ao anunciar a nossa Global Open Call para 2024, recorremos à profunda visão de Gandhi e à sabedoria de 'Kinship: Belonging in a World of Relationships' para iniciar um terramoto da consciência. O nosso objetivo é provocar um despertar, incitando uma reconexão com o mundo natural que reflete o profundo parentesco que muitas culturas consideram sagrado - onde humanos e não-humanos são vistos como companheiros integrais na dança da vida. Artistas, vocês têm o poder de provocar esse despertar, transmitindo verdades e insights que transcendem leis e palavras. A vossa arte é o catalisador da mudança, oferecendo novas formas de ver e apreciar a intrincada teia da vida que nos rodeia.
Alessia GlavianoDiretora do Global PhotoVogue e do Festival PhotoVogue
Neste exuberante e dinâmico emaranhado de relações, estamos empenhados em aprofundar o nosso cuidado e respeito por toda a família da vida que partilha o nosso planeta – incluindo plantas, rios, montanhas, animais e outros co-habitantes.
Guiados pelo nosso profundo compromisso de cuidar e respeitar toda a família, temos a honra de sublinhar a nossa colaboração com a Parley for the Oceans para este PhotoVogue Global Open Call. A dedicação da Parley em preservar a beleza e a santidade dos nossos oceanos e a sua posição ativa contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade ressoam com os valores fundamentais desta iniciativa. O seu apoio melhora os nossos esforços e alinha-se com a nossa missão partilhada de promover uma comunidade global de artistas dedicados a destacar e proteger o mundo natural.
Além desta Open Call, integraremos a visão e a missão da Parley nos nossos esforços de cooperação mais amplos. Espreite a entrevista com o fundador da Parley, Cyrill Gutsch, no PhotoVogue para saber mais, e encorajamos todos a assinar o Parley AIR Pledge. Acreditamos que estes esforços fornecerão informações significativas sobre a gestão ambiental e oferecerão aos nossos participantes e público uma forma de se envolverem mais profundamente com estas questões críticas.
A natureza levou milhares de milhões de anos para tornar possível a existência humana neste planeta. E nós, humanos, demoramos apenas cinco décadas a levar a nossa casa azul mágica à beira do colapso. Parley é a resposta à missão aparentemente impossível de proteger o nosso futuro. Pretendemos acabar com a destruição com colaboração, criatividade e inovação ecológica. A fotografia e o filme são fundamentais para tornar a nossa visão uma realidade. Ao celebrar a beleza e retratar a fragilidade da natureza, moldando uma nova economia onde proteger a vida é a forma mais elevada de luxo.
Cyrill Gutsch CEO e fundador da Parley for the Oceans
Neste espírito, acolhemos artistas que se expressam através da fotografia e do vídeo e abraçamos todas as estéticas, que vão desde a autenticidade do realismo e a criatividade da fantasia às narrativas do documentário e à elegância do glam.
Quer se trate de fotografias documentais da vida selvagem, sessões de moda ambientalmente conscientes na floresta ou vídeos que exploram relações simbióticas dentro dos ecossistemas, todos os géneros são bem-vindos. Procuramos trabalhos que inspirem a mudança e promovam a esperança, trabalhos que ofereçam uma perspectiva positiva, celebrando o nosso vínculo com a natureza e focando-se na beleza e resiliência do mundo natural, em vez de nos seus maus-tratos.
Abraçada por todas as 27 edições da Vogue em todo o mundo, esta Open Call oferece aos artistas a oportunidade de aparecer no Festival PhotoVogue 2024 em Milão e, potencialmente, numa edição da Vogue. Os dois artistas que enviarem os trabalhos mais apelativos também receberão uma bolsa de US$ 5.000 cada, para apoio do seu crescimento artístico. Além disso, os participantes têm a oportunidade de usufruir de sessões virtuais individuais com especialistas do setor, realçando a natureza global e diversificada deste empreendimento.
Como membro ativo do Pacto de Media ODS das Nações Unidas, a Global Open Call 2024 da PhotoVogue apoiará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que esta iniciativa se desenvolva em diversas iniciativas que poderão ocorrer ao longo de 2024, aumentando ainda mais o impacto e o alcance deste importante projeto. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o modelo mundial para uma sociedade mais justa e sustentável e um quadro de ação para todos os países promoverem a prosperidade e, ao mesmo tempo, protegerem o planeta.
Com base nos temas dos nossos Open Calls anteriores, que variavam desde o olhar feminino até ao desafio de estereótipos, apelamos agora a uma mudança significativa de paradigma, afastando-nos de uma visão de mundo antropocêntrica. Procuramos inspirar a consciência dos direitos e da beleza de todas as formas de vida, reconhecendo a trajetória insustentável da exploração ambiental.
Convidamos artistas de todo o mundo para serem o olhar na vanguarda desta mudança, usando a sua arte como uma ferramenta de mudança. O seu trabalho pode ser uma janela para o profundo parentesco que partilhamos com todos os seres vivos, agindo como um catalisador para a empatia e a acção positiva.
Kampot with His Baby Yak, 2023.
Kin Chan Coedel
Ao elaborar esta tapeçaria colectiva de arte, queremos mostrar a beleza do mundo natural e lembrar-nos do nosso dever de protegê-lo. Este esforço é mais do que criar arte; trata-se de nutrir uma comunidade global baseada na empatia e no respeito por todas as formas de vida.
O tema “A Árvore da Vida: Uma Carta de Amor à Natureza” não só orientará a Open Call deste ano como será também a pedra basilar do próximo Festival PhotoVogue. Este alinhamento permitirá aprofundar o tema através de exposições, palestras e debates, contribuindo significativamente para a mudança de paradigma que pretendemos inspirar. O festival funcionará como um amplificador, uma plataforma vibrante para explorar e provocar pensamentos, incentivando uma abordagem holística à nossa interligação com a natureza.
Aguardamos ansiosamente as suas contribuições inspiradoras, refletindo o seu profundo apreço e ligação com a natureza e todos os seus habitantes. Suas criações têm o poder de criar um mundo melhor que valorize a consciência, a empatia e a interconexão.
Como participar?
As inscrições são gratuitas e serão aceites no Picter a partir de hoje, 15 de fevereiro, até 29 de abril, à meia-noite. Aberto a todos os maiores de 18 anos, encorajamos qualquer um a inscrever-se, mesmo que já tenha participado em Open Calls anteriores, desde que apresente um novo projeto. O nosso painel diversificado de elementos da Vogue e especialistas visuais internacionais avaliarão as inscrições, garantindo uma perspectiva ampla e inclusiva.
Miles Schleifer
Conheça o Júri, composto por elementos da Condé Nast de todo o mundo e especialistas, com backgrounds distintos, da comunidade visual internacional.
Most popular
Relacionados
PhotoVogue: candidaturas abrem para talentos emergentes da fotografia
04 Apr 2022