O confinamento fê-lo perceber o quão precisa de avivar o seu espaço? Deixamos algumas sugestões que vão transformar a sua decoração de interior.
Durante 2020, o tempo que passámos dentro de casa – praticamente todo, durante meses – fez-nos começar novos hobbies, desde culinária a tricô. Para alguns, a salvação foi a jardinagem. Há alguma coisa de reconfortante em pôr as mãos na terra e ajudar um ser vivo a crescer. Da mesma forma que é prazeroso, ser plant mom (ou dad) pode ser frustrante quando vemos que uma das nossas crias não se está a dar bem. Para quem está a enveredar por este caminho, fizemos uma seleção de seis espécies fáceis de cuidar e que vão dar vida à sua casa. Deixamos, ainda, algumas sugestões para como as integrar na sua decoração de interior.
Espada de São Jorge
Cuidar de uma espada de São Jorge é quase como se faz com um cato. É uma planta resistente, que prefere estar em luz indireta, portanto é ideal para ser colocada numa sala pouco iluminada. Não precisa de muita água – deve regá-la apenas quando a terra estiver seca. Se tiver animais de estimação que gostam de provar as suas plantas, tente coloca-la fora de alcance, já que as folhas são ligeiramente tóxicas, se consumidas.
Espadas de São Jorge e Hera-do-diabo © Istock images
Espadas de São Jorge e Hera-do-diabo © Istock images
Suculentas
Este tipo de plantas é provavelmente o mais fácil de se cuidar. Os seus vasos devem ser deixados perto da luz (um parapeito de uma janela é um local ideal para exibir a sua coleção). Deve, ainda, rodá-las frequentemente, para que todos os lados sejam expostos à mesma intensidade de luz. As suculentas só devem ser regadas quando a terra estiver seca – a água pode matá-las.
Fetos
Também conhecidos como samambaias, a enorme variedade de fetos pode completar o vazio na sua casa. Desde a pellaea rotundifolia à samambaia americana, estas plantas dão-se bem em ambientes interiores, com pouca luz. Os fetos gostam de muita água – tente regá-los a cada dois ou três dias. Se as suas folhas começarem a murchar, vai saber que está na hora de lhes dar água.
Samambaia © Istock images
Samambaia © Istock images
Hera-do-diabo
Conhecida pelas suas propriedades purificadoras do ar, a hera-do-diabo (ou jiboia) é ideal para ser colocada num lugar alto, com boa exposição a luz direta. Deve ser regada só quando o solo estiver seco. A jiboia é facilmente propagável: se podar um corte da planta e o colocar num copo de água, rapidamente forma raízes e pode ser transplantado.
Lírio da Paz
A planta, que dá uma flor branca durante a primavera, deve ser posta num local onde não apanhe luz direta, mas que seja quente – este lírio não gosta de frio. Para evitar que as folhas comecem a murchar, deve regá-lo pelo menos uma vez por semana. As folhas do Lírio da Paz são tóxicas para animais, por isso sugerimos que o coloque num local alto, apoiado num pequeno banco ou num móvel.
Costela de Adão
Não podíamos deixar de fora a planta mais in dos últimos tempos. A Monstera Deliciosa – sim, este é mesmo o seu nome científico – vai deixar na sua casa um toque tropical. Deve ser regada pelo menos uma vez por semana, quando a terra estiver seca, e gosta de ambientes bastante iluminados, mas sem luz direta.
Costela de Adão © Istock images
Costela de Adão © Istock images
Junto com todas as espécies que vão dar vida à sua casa, deixamos, ainda, a sugestão de alguns acessórios para que as suas plantas não só prosperem, mas que sejam a sua peça de decoração interior favorita.
Most popular
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024