Rasgões de cor nos olhos, sombras metalizadas e lábios em tons forte. Penteados com volume e franjas geométricas. Os cabelos e maquilhagem desta edição do Portugal Fashion foram postos à prova.
Rasgões de cor nos olhos, sombras metalizadas e lábios em tons forte. Penteados com volume e franjas geométricas. Os cabelos e maquilhagem desta edição do Portugal Fashion foram postos à prova.
A Vogue quis perceber quais as principais tendências para o próximo inverno, os cortes e penteados de cabelo que vamos querer para uma mudança de look que acompanha a transição do tempo, e quais os truques de maquilhagem que podemos começar a aprender para pôr em prática já em setembro.
Para Vasco Freitas, “a tendência mais forte para este inverno é o modern gypsy, isto é, cabelo longos, morenos, slim fit e as franjas gráficas e arrojadas. Uma tendência que torna as mulheres elegantes porque os cabelos não ganham muito volume e têm uma silhueta bem delineada.”. O hairstylist responsável pela equipa de cabelos do evento acrescenta ainda que os looks de Luís Buchinho revelam um pouco da tendência de que nos fala. Também o french twist com aspeto molhado de Diogo Miranda é, para Vasco, um look em destaque para o inverno.
“O cabelo é a montra da nossa imagem, o nosso cartão de visita, é algo que nos identifica.” - Vasco Freitas
Entre pós mágicos, batons vibrantes e sombras glossy, é a pele que está em destaque nas tendências de maquilhagem para a temporada fria. Segundo Paulo Almeida, make-up artist da M.A.C. e responsável pela equipa de maquilhagem do Portugal Fashion, “a pele quer-se luminosa mas com acabamentos matte. Há uma diferença, porque o que nós estamos a utilizar são preparadores de pele que dão luz à pele mas o acabamento é mais matte. As bases são muito fininhas para se ver a própria pele, mas a pele é cuidada”.
Em relação à maquilhagem, Paulo conta-nos que as tendências estão a regressar a décadas anteriores, nomeadamente aos anos 80 e 90, com mistura de cores em blocos, o uso do cinzento para um efeito mais grunge e os tons beringela nos olhos. “O gloss está a voltar ligeiramente. Utilizar texturas cremosas e gloss, não só nos olhos mas também no rosto, é uma forma de dar mais luz. Uma das grandes características da maquilhagem moderna é isso mesmo, em vez de pintar com cor, pintamos com luz, com reflexos.”, afirma.
“Os reis da estação são os lábios, mas a palavra chave é a individualidade, é a mulher poder expressar a sua personalidade e o seu sentimento através da maquilhagem.” - Paulo Almeida
Os lábios extravagantes e todos diferentes de Alexandra Moura, os looks requintados de Diogo Miranda e Nuno Baltazar, estes últimos inspirados nas pinturas de Paula Rêgo, e os anos 80 de Pé de Chumbo são alguns dos highlights do Portugal Fashion para o make-up artist.
E, antes de deixar Paulo voltar à azáfama dos bastidores, quisemos uma última resposta à pergunta: quem é o rei da estação? “Antes era a maquilhagem que ditava as tendências, agora são as mulheres que ditam as tendências de maquilhagem. (…) E a maneira mais fácil de expressar atitude, personalidade e sentimento é pegar no batom.”
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024