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Re-Fashion: o novo projeto de promoção de Moda circular

08 Jun 2022
By Vogue Portugal em colaboração com Grupo CBRE

A iniciativa passará pela realização de workshops sobre como criar um armário cápsula, em paralelo com uma recolha de vestuário usado.

A iniciativa passará pela realização de workshops sobre como criar um armário cápsula, em paralelo com uma recolha de vestuário usado.

O projeto Re-Fashion conta com um momento de aprendizagem sobre a criação de um armário cápsula.
O projeto Re-Fashion conta com um momento de aprendizagem sobre a criação de um armário cápsula.

Quantas vezes já se sentiu assoberbado só de olhar para o seu armário? Acumulamos peças e peças de roupa, mas, mesmo assim, sentimos sempre que não temos nada para vestir. Sabemos que precisamos de alterar a nossa forma de pensar a Moda, até porque já não temos espaço para guardar mais camisas brancas. Uma dúvida, porém, persiste: por onde começar? É aí que entra o projeto Re-Fashion. 

Criado pela CBRE, a consultora que gere um extenso número de centros comerciais em Portugal, Re-Fashion é uma iniciativa que nos ensina a dar uma nova vida às nossas peças. Nas palavras de Mónica Pinto Coelho, Diretora de Marketing Ibérica de Property Management na CBRE, “este projeto está alinhado com a estratégia global de ESG (Environmental, social, and governance) da CBRE, tendo esta iniciativa, desenvolvida pelos Centros Comerciais, o propósito de sensibilizar as populações para a importância da reutilização e reciclagem, em particular, na área da moda, sendo estes os verdadeiros agentes de mudança no terreno, junto da comunidade”.

Nesse sentido, o projeto, que ocorrerá nos vários centros comerciais geridos pela CBRE em Portugal e Espanha, terá duas grandes ramificações: uma focada na aprendizagem e outra na reciclagem no seu sentido mais prático. 

A primeira iniciativa passa pela realização de workshops que apoiarão o consumidor na construção do seu armário cápsula. Com a redução do consumo, e até a mudança de estação, vem muitas vezes a necessidade de aprendermos a otimizar as peças de roupa que já temos. Dessa forma, Mónica Lice, consultora de imagem e autora do blog Mini-Saia, e Joana Moreira, psicóloga e autora do blog Your Dream, irão dar os seus conselhos relativamente às peças essenciais a qualquer armário, e demonstrar como se podem criar vários looks versáteis com um número mais reduzido de peças. 

Para além destes momentos de aprendizagem, cada centro comercial gerido pela CBRE irá albergar uma campanha de recolha de roupa em segunda-mão, onde qualquer pessoa poderá deixar as peças que já não utiliza, na esperança de lhes proporcionar uma nova vida. Os equipamentos de recolha estarão localizados junto ao balcão de informação de cada centro comercial. Não sendo apenas uma ação sustentável, Re-Fashion é ainda um movimento social, uma vez que as peças serão doadas a uma instituição de apoio comunitário. Retomando as palavras de Mónica Pinto Coelho, “esta ação procura motivar todos para a criação de hábitos mais sustentáveis e conscientes, apoiando, em paralelo, aqueles que mais precisam”. 

Depois de ter passado por locais como LoureShopping, RioSul Shopping e UBBO, a iniciativa Re-Fashion estará a decorrer, até ao mês de julho, nos seguintes centros comerciais portugueses: Alma Shopping (Coimbra), de 6 a 19 de junho, com o workshop a 18 de junho; 8ª Avenida (S. João da Madeira), de 13 a 26 de junho, com o workshop a 18 de junho; Alameda Shop & Spot (Porto), de 4 a 17 de julho, com o workshop a 9 de julho; Nosso Shopping (Vila Real), de 18 a 31 de julho, com o workshop a 23 de julho; TorreShopping (Torres Novas), de 27 de junho a 10 de julho, com workshop a 10 de julho; e, ainda, no LeiriaShopping, em datas a anunciar.

Poderá ainda acompanhar em tempo real a quantidade de peças recolhidas e doadas através do website da iniciativa Re-Fashion.

Vogue Portugal em colaboração com Grupo CBRE By Vogue Portugal em colaboração com Grupo CBRE

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