No inverno, na primavera, no outono ou no verão. A proteção solar não tem estação.
No inverno, na primavera, no outono ou no verão. A proteção solar não tem estação.
Princesa Diana (1986) © Getty Images
Princesa Diana (1986) © Getty Images
Entre os inúmeros mitos que assolam a indústria da Beleza, talvez alguns dos mais prejudiciais para a nossa saúde prendem-se com a proteção solar. Ouvimos dizer que só é preciso aplicar SPF uma vez por dia, que basta espalhar nas zonas que estão em contacto direto com o sol, que é suficiente utilizar durante a época balnear, mas não... Nada disto é verdade.
Mais do que investir num creme anti-envelhecimento recheado das mais recentes inovações cosméticas ou optar por uma rotina de cuidados de pele composta por 15 passos, há que garantir que a colocação do protetor solar seja regular e ininterrupta se quisermos manter uma pele jovem e saudável. E sim, até no inverno.
Porquê no inverno? Em primeiro lugar, porque o sol não desapareceu. Principalmente em Portugal, um dos países europeus com mais horas de exposição solar diária, a nossa pele continua a ser afetada diariamente pelos raios UV, mesmo que seja com menor intensidade.
De uma forma resumida, podemos dizer que estes raios se dividem em dois subgrupos: os raios ultravioleta A e os raios ultravioleta B. Enquanto os segundos são efetivamente travados pela presença de nuvens – nos dias de inverno que dizemos serem "mais cinzentos" – os primeiros conseguem penetrar qualquer obstáculo e encontram-se presentes durante todo o ano, sempre que o sol também se encontra presente. Inverno incluído, é claro.
A questão que aqui se levanta é que os raios UVA são precisamente os principais responsáveis pela acentuação das linhas de expressão e sinais de idade, ou até mesmo pela possibilidade de desenvolvimento de cancro de pele. Os raios UVB, por sua vez, causam geralmente vermelhidões e os típicos escaldões que associamos a um dia de praia.
Resumindo: quando o objetivo é combater os sinais de envelhecimento e proteger a nossa saúde, não há estação para a proteção solar. No inverno, continua a ser importante integrar um alto fator de SPF na nossa rotina de Beleza, podendo optar por versões mais hidratantes do mesmo – por exemplo, para peles tendencialmente mais secas na estação fria – ou até alternativas com cor, caso seja preferível juntar 2 passos em 1 e dar alguma cor à nossa tez, à medida que também a mantemos protegida.
Para facilitar o processo, a Vogue reuniu alguns dos protetores solares que merecem lugar no quotidiano de qualquer tipo de pele, seja este passado na neve, num dia chuvoso, ou debaixo do sol abrasador da praia (aqui, de preferência com chapéu).
Protetor solar com antioxidantes Mineral UV Filters SPF 30, € 10,45, The Ordinary, em Lookfantastic.pt