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Pyer Moss: cinco coisas a saber sobre a marca

08 Nov 2018
By Ana Carvas

Depois de conhecido o veredicto final, desvendamos tudo o que deve saber sobre o mais recente vencedor do Vogue Fashion Fund 2018.

Depois de conhecido o veredicto final, desvendamos tudo o que deve saber sobre o mais recente vencedor do Vogue Fashion Fund 2018.

Kerby Jean-Raymond ©GettyImages
Kerby Jean-Raymond ©GettyImages

Pyer Moss é o nome da marca norte-americana lançada em 2013 por Kerby Jean-Raymond e que foi, este ano, galardoada com o prémio CFDA/Vogue Fashion Fund. Mas afinal, quem é Kerby Jean-Raymond? 

1. Nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, e frequentou a High School of Fashion Industries. em Manhattan. Ao longo do curso, teve o privilégio de trabalhar diretamente com Georgina Chapman e Keren Craig, da Casa Marchesa, e ainda em registo freelance com marcas como a Theory e Marc Jacobs. 

2. Um nome em ascensão na indústria, Pyer Moss é conhecida pela sua abordagem pioneira, com enfoque no estilo individual de cada um, mas também com uma forte vertente política. Por exemplo, na sua mais recente coleção para a primavera/verão 2019, apresentada no âmbito da semana de Moda de Nova Iorque, o designer celebra a cultura negra nos Estados Unidos da América. “O meu objetivo em criar estas coleções agora é basicamente voltar a incluir-nos na história”, afirmou Jean-Raymond em entrevista à Highsnobiety. 

Descrita pelo criador como “um projeto artístico” ou “uma experiência social oportuna”, como se pode ler no site da marca, o seu grande objetivo no universo da Moda é desafiar narrativas sociais e fomentar o diálogo. Para tal, procura reinventar-se a cada estação, procura contar uma história através das suas coleções que combinam o ativismo com a crítica social e promovem o debate.

3. Com uma forte ligação familiar - por exemplo, a sua coleção para a primavera/verão 2017 denominada Stories of My Father -, o nome da marca teve origem no nome da avó de Kerby, que alterou o apelido de Moss para Pierre quando se mudou dos EUA para o Haiti, e que foi uma das pessoas que mais o ajudou a criar uma ligação com os tecidos e a Moda em geral.

4. No CV, conta com uma colaboração com a Reebok, numa linha de pronto-a-vestir inspirada no streetwear denominada Reebok Classic x Pyer Moss e, em 2016, depois da linha para a primavera criada em torno do movimento #BlackLivesMatter, Eykah Badu foi convidada a colaborar como diretora criativa na coleção para o outono/inverno 2016. Em 2014, venceu o prémio Fashion Group International Rising Star na categoria masculina, e em 2015 foi um dos nomes na lista da Forbes 30 Under 30.

5. De Rihanna a A$AP Ferg, Dua Lipa, Issa Rae e Rick Ross, a lista de admiradores cresce a cada segundo. Sobre o sucesso da marca, Jean-Raymond afirmou em entrevista ao Highsnobiety que “tenho ideias fora do convencional sobre como gerir um negócio porque tento não dar ouvidos aos conselhos especializados. Mas acho que a história da Pyer Moss é fora do convencional, e o nosso sucesso é mesmo incomum. Por isso, é mesmo importante eu tomar as minhas próprias decisões - porque tenho que viver com elas.”.

Ana Carvas By Ana Carvas

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