Atualidade   Notícias  

Rainha Isabel II: Uma vida em imagens

09 Sep 2022
By Elise Taylor

Fazemos uma retrospetiva visual da vida e reinado de Isabel II.

© Bettmann
© Bettmann

Não há provavelmente uma forma de medir o número de fotografias tiradas à Rainha Isabel II, a monarca com o reinado mais longo da História britânica. Mas há uma aproximação estimada: as plataformas Getty Images e Alamy - duas das maiores bases de dados online de imagens do mundo - têm, cada uma, mais de 100 mil fotografias.

Afinal, a Rainha era conhecida ao público desde o momento em que nasceu: o seu pai, Duque de York, estava em segundo na linha de sucessão ao trono, tornando-a digna de notícias desde os primeiros dias da sua vida. E ainda assim, a própria provavelmente nunca imaginou que, um dia, a sua imagem irá tomar conta do mundo - nos jornais, na televisão, até nas moedas, enquanto Rainha do Reino Unido. Até porque Isabel II nunca pensou que viria sequer a ser monarca.

Mas, depois, a abdicação de Eduardo VIII, no dia 11 de dezembro de 1936, mudou tudo. De repente, uma menina de 10 anos muito tímida tornou-se a mais provável herdeira e foi colocada sob os holofotes, debaixo dos quais se manteve ao longo de 86 anos. No meio de tudo isto, o Reino Unido mudou de forma dramática, passando de um império global para a Commonweatlh e, depois, apenas mais uma nação no meio de tantas nações no mundo. Viveu a Crise do Canal do Suez, a Guerra das Ilhas Falkland, a Guerra do Iraque, e tanto outros conflitos. Conheceu Winston Churchill, Margaret Thatcher, Tony Blair, e mais 10 outros primeiros-ministros. E também passou pelos Swinging Sixties, pelo amor livre dos anos 70, o punk dos anos 80, e o começo do milénio. “A Rainha tem sido uma constante nas nossas vidas,” disse o antigo primeiro-ministro Sir John Major ao biógrafo Robert Hadman para o livro Queen of Our Times. 

Na verdade, o Presidente Obama disse, uma vez, que Isabel II era o tipo de líder cuja vida se estende ao longo de “épocas tão importantes que não encontra necessidade de se posicionar ou de transitar para aquilo que é popular no momento; um tipo de pessoa que fala com profundidade e conhecimento, não em zumbidos. Que não encontra interesse em sondagens ou pequenas tendências.”

Na ocasião da sua morte, fazemos uma retrospetiva da sua vida e reinado extraordinário em fotos - desde os primeiros dias em que se tornou a provável herdeira até à sua última aparição pública, onde conheceu a nova primeira-ministra Liz Truss. Seria a sua 15ª, e última, primeira-ministra britânica. 

Elise Taylor By Elise Taylor

Relacionados


Moda   Entrevistas   Casamentos  

Das borboletas aos contos de fadas, as joias de Cata Vassalo eternizam histórias de amor

08 Jan 2025

Curiosidades  

Porque é que a desconexão digital é (ainda) mais importante depois das férias

07 Jan 2025

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 7 a 13 de janeiro

07 Jan 2025

Atualidade   Moda   Eventos  

Os melhores momentos dos Golden Globes 2025

06 Jan 2025