Notícias  

Roberto Cavalli morre aos 83 anos

12 Apr 2024
By Maria Inês Pinto

© Getty Images

O mundo da Moda perdeu hoje um dos seus ícones. O notável designer italiano morreu esta sexta-feira, na sua casa em Florença, deixando um legado inestimável na indústria.

A Moda está de luto com a notícia da morte do renomado designer italiano Roberto Cavalli. Vindo de uma linhagem de artistas, deixou uma marca indelével na indústria, com as suas criações vibrantes e personalidade cativante. 

Cavalli foi, desde cedo, influenciado pelo ambiente artístico em que cresceu, sendo o seu avô, Giuseppe Rossi, uma figura proeminente do movimento Macchiaioli. Esta herança artística foi marcante e terá contribuído para a sensibilidade única do designer, moldando uma visão muito clara e caraterística logo desde o início da sua carreira.

A ascensão de Cavalli no mundo da Moda foi meteórica. Lançou a sua marca homónima em 1970 e apresentou a primeira coleção no prestigiado Salon du Prêt-à-Porter, em Paris. Com uma genialidade criativa sem limites, foi responsável por criar um processo inovador de impressão em pele que patenteou no início dos anos 70, altura em que também abriu a sua primeira loja, Limbo, em Saint-Tropez. Em 1973 foi convidado a mostrar os seus artigos em pele na ilustre  Sala Bianca, em Florença, ao lado de grandes nomes como Missoni, e Fendi. 

Anos depois, o designer passou despercebido até chegar a década de 2000, que marcou o auge de uma longa carreira, quando as suas silhuetas sensuais, a ganga icónica, os padrões ousados de animal print e o glamour exuberante e arrojado conquistaram celebridades e amantes de Moda em todo o mundo. Com admiradoras como Victoria Beckham, Beyoncé e Cindy Crawford, Cavalli tornou-se conhecido como o "King of Bling", refletindo o seu amor pela extravagância e pelo brilho, não fosse o seu lema “excess is success”. 

SS11
Launchmetrics Spotlight

Além das contribuições no mundo da Moda, também com Cavalli Class, Just Cavalli, entre outras, e linhas para a casa, o génio italiano deixou ainda o seu contributo noutras áreas, com as famosas Cavalli Clubs e Cafés por todo o mundo. Abandonou a marca homónima em 2015, sendo esta agora liderada pelo diretor criativo Fausto Puglisi

FW10
Launchmetrics Spotlight

SS14
Launchmetrics Spotlight

Apesar da sua partida, o legado de Cavalli continuará vivo através da sua arte e criatividade, deixando uma marca inegável na cultura contemporânea. Esta partida será, certamente, sentida por todos os admiradores do seu trabalho e visão distintiva. 

FW14
Launchmetrics Spotlight

SS11
Launchmetrics Spotlight

Maria Inês Pinto By Maria Inês Pinto
All articles

Relacionados


Entrevistas  

Conheça Adrian Appiolaza, o novo diretor criativo da Moschino

21 Feb 2024

Entrevistas   Pessoas  

Chemena Kamali fala sobre a Chloé: Karl, liberdade, Phoebe, empatia e o apelo duradouro dos anos 70

28 Feb 2024

Notícias  

Dries Van Noten abandona a marca homónima após 38 anos no comando

19 Mar 2024

Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024