Paris e Marraquexe preparam-se para abrir, dentro dos próximos dias, dois museus que prestam homenagem a Saint Laurent e às cidades que o inspiravam.
Paris e Marraquexe preparam-se para abrir, dentro dos próximos dias, dois museus que prestam homenagem a Saint Laurent e às cidades que o inspiravam.
Saint Laurent
Saint Laurent no Jardin Majorelle
Em Paris, o museu ficará localizado na Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent e vai recriar o atelier do designer no seu estilo original, dando aos fãs a possibilidade de conhecerem melhor a sua vida no estúdio. O edifício foi renovado para ter mais espaço para as mais de 20.000 peças de roupa e acessórios.
Marraquexe também irá inaugurar um museu no Jardin Majorelle, o paraíso de Yves, que vai ter exposições permanentes e rotativas das suas criações, uma biblioteca, um café e um restaurante. Os dois museus vão mostrar os desenhos, fotografias - como as polaroids -, protótipos das coleções e livros do designer.
Bergé e Yves Saint Laurent descobriram o Jardin Majorelle em 1966. Foi a primeira vez que foram a Marraquexe e ficaram apaixonados pela cidade, especialmente pelo exótico jardim que fazia lembrar “as cores usadas por Matisse misturadas com as da natureza”, pelas palavras de Pierre Bergé numa entrevista à ID Magazine.
A abertura dos museus é um sonho concretizado de Bergé, parceiro de Saint Laurent, que faleceu no passado dia 8 de Setembro. Mesmo não estando presente para as inaugurações, um dos arquitetos, Madison Cox, garantiu ao New York Times que “ele esteve envolvido em todas as decisões desde o primeiro dia… e estão exatamente como ele queria”.
Pierre Bergé e Yves Saint Laurent, 1977 © Musée Yves Saint Laurent Paris
Pierre Bergé e Yves Saint Laurent, 1977 © D.R.
Most popular
Relacionados
Alice Trewinnard prepara-se para a GQ Night of the Year | Beauty Confessions
23 Nov 2024