Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024
By Vogue Portugal

As marcas pequenas nascem sempre com a certeza de que têm potencial para se tornarem gigantes e, por isso, escolhemos 12 que vale muito a pena conhecer, nacionais e internacionais.

Estas small brands prezam pela exclusividade e querem trazer algo novo ao mercado, seja reinventando o que já existe, seja criando um produto totalmente inovador. Prometem ser chamativas mas não vulgares e, por serem small brands, dão ao consumidor a garantia ética e sustentável. Estas são as 12 que tem mesmo de conhecer.

UTO

Com um top branco não há como errar, mas quantas vezes não usámos já a mesma t-shirt e sonhámos em como poderíamos tornar um look básico em algo com mais personalidade? A UTO, uma marca baseada em Budapeste, surge com o objetivo de converter t-shirts simples em algo mais ousado, através de objetos contemporâneos que são não só funcionais, como também primam pela estética. UTO significa Unidentified T-shirt Object e a marca assume-se como uma alternativa sustentável ao consumo diário excessivo, introduzindo uma nova interpretação às t-shirts que já existem no armário de qualquer pessoa.

Camia Shoes

Camia Shoes é uma marca portuguesa de calçado que nos permite viajar de forma light e ter mais sapatos do que alguma vez imaginámos - tudo de forma sustentável. Com um produto inovador, The Swap Sandals, a marca apresenta duas bases diferentes de sandálias que permitem trocar as tiras superiores e criar vários looks, mesmo com apenas um par de sapatos. Camia Shoes pretende ter uma papel diferente na indústria da Moda, redesenhando a forma como a consumimos e oferecendo ainda tiras upcycled.

DATT

Folhos, apliques, flores e transparências…quatro elementos que podem ser o make it or break it numa peça e num look mas que, quando bem usados, são a garantia de sucesso. Que o diga a marca DATT, baseada no Vietname mas com alcance mundial, que apresenta uma grande variedade de vestidos, camisas e tops. Para  audazes algumas das peças mais célebres da marca são as suas Tattoo Skins: tops e luvas transparentes que cobrem o corpo com desenhos de tatuagens e frases escritas. 

Simuero

Rocío e Jorge descobriram o mundo da joalharia por acaso, mas não é por esse motivo que a sua marca Simuero está aqui listada. Todas as peças são feitas à mão no estúdio da marca em Valência, onde os dois criadores gostam de trabalhar lentamente, observando o crescimento das plantas e as visitas dos animais, rodeados pela natureza habitual do campo espanhol. Apaixonados pela fauna e flora, talvez por isso algumas das suas peças mais marcantes sejam fruto (e frutos) dessa paixão, como é o caso dos brincos cereja. Tal como no campo verde e extenso, na Simuero podemos encontrar de tudo um pouco, principalmente se formos apaixonados pelo que é único.

Majatu Studio

Da amizade surgiu a criação, e foi assim que os dois amigos Sara Peixoto e Jorge Ribeiro criaram a Majatu Studio, fundada em Viana do Castelo, com o objetivo de reinterpretar o significado da simplicidade como forma de luxo. Inspirados na arquitetura, tentam que as suas peças espelhem o contraste entre a técnica e a estrutura. Perfeito para quem gosta de simplicidade nos seus acessórios, utilizando-os de forma artística e fluida com qualquer look e em qualquer ocasião.

With Harper Lu

Uma marca criada no outro lado do mundo, em Melbourne, Austrália, com o objetivo de lançar coleções (quase) exclusivas, mas que se adaptem a qualquer ocasião. Com cores vibrantes e padrões chamativos, o objetivo da With Harper Lu é que as suas roupas lembrem o verão o ano inteiro, com tigresas e florais de perder de vista, e ideais quer para o dia a dia quer para ocasiões mais formais.

Peachy Den

A criadora da marca Peachy Den apresenta-a como uma "conversation starter". As suas peças são simples, mas têm sempre um pormenor que marca a diferença e que leva alguém a perguntar: “onde compraste?”. Feitas com amor, é uma marca que elabora as suas criações com o público em mente, primando pela inclusividade, com peças para vários tipos de corpo e tamanhos.

@peachyden

some madness, and badness (and newness)

♬ original sound - EX7STENCE™

Constança Entrudo

Estação após estação, o objetivo mantêm-se: encorajar a reflexão pessoal através da roupa. Foi isso que Constança Entrudo, designer portuguesa, decidiu fazer quando criou o seu estúdio em nome próprio em Lisboa. Desafia as cores e as texturas, mas também as proporções humanas e o “socialmente aceitável”, com uma das suas peças mais icónicas a ser um vestido branco e verde com o corpo de uma mulher sem roupa.

GUNIA Project

Gunia Project é uma marca Ucraniana, com peças produzidas e inspiradas na base de diferentes culturas. Destacamos os produtos feitos em cerâmica e vidro, elaborados até ao mínimo detalhe, com desenhos pensados e feitos à mão. Para além disso têm também velas, roupa e joalharia. O que se pode pedir mais?

Fruity Booty

Esta marca surgiu com o objetivo de reinventar a roupa interior, tornando-a novamente mais divertida. Todos os produtos são feitos em quantidades limitadas e com base em materiais reutilizados ou sustentáveis. Para uma experiência ainda mais marcante e adicional ao uso das peças, convidamos a passar pelo Spotify da marca @fruitybooty.

Emma Brewin

Se as it girls do momento têm, nós também queremos! De Bella Hadid, passando por Kendall Jenner e Miley Cyrus, já todas foram vistas com um acessório marcante: um bucket hat de pelo, nas mais variadas cores. A marca Emma Brewin é a responsável por trazer à vida estes buckets que já apaixonaram Hollywood (e a Vogue Portugal, também).

The Isolette

É uma marca baseada em Portugal e surge da paixão alinhada por joalharia, criação e singularidade. Com peças únicas e chamativas, os seus colares com crucifixos e pérolas saltam à vista, sendo o complemento perfeito de qualquer look, do mais simples ao mais arrojado. The Isolette vem provar que nem sempre menos é mais. Às vezes mais é mesmo mais.

Vogue Portugal By Vogue Portugal
All articles

Relacionados


Notícias   Coleções  

A colaboração da H&M com a Rokh fará com que o designer coreano entre na estratosfera da Moda

18 Mar 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Tendências  

Sofia Richie Grainge fala sobre as imperfeições da pele na gravidez e de como encontra inspirações de beleza no TikTok

22 Mar 2024

Moda  

A Geração Alpha está a começar a investir em Moda. Será que a fast fashion vai finalmente abrandar? E o eterno básico regressará?

01 Apr 2024