De delicados vestidos Cinderela a casacos XL na Dior, a Vogue faz uma viagem vintage pelo mais memorável e indulgente estilo de Sophia Loren.
De delicados vestidos Cinderela a abotoados XL na Dior, a Vogue faz uma viagem vintage pelo mais memorável e indulgente estilo de Sophia Loren.
© Getty Images
Estrela do panorama cinematográfico Cinecittà de Roma, a atriz vencedora de dois Óscares (Melhor Atriz, em 1962, e um prémio da Academia honorário pela sua vasta carreira, em 1991) foi a poster girl da dolce vita. Do Festival de Cinema de Veneza aos Hollywood Hills, vestia com igual graciosidade os vestidos de decote coração tanto quanto as silhuetas de princesa que a coroaram rainha de Cannes. O seu estilo cimentava-se em texturas de renda e vestidos halter-neck, e desfilava em Christian Dior.
Com todo o brilho digno de uma estrela italiana do grande ecrã, os looks menos subtis de Loren surgiam com capas em pelo e detalhes em penas. Usou peças feitas à medida da Dior, imaginados pelo designer Marc Bohan - com colares de diamantes que cintilavam com pedras preciosas -, mas também singrou nos vestidos em linha A dos sixties, coordenando-os com um cabelo volumoso e olhos felinos, bem à altura da sua estética. Com o seu décolletage a angariar todas as atenções, envergava casacos Guy Laroche e vestidos cocktail, carteiras Gucci e bucket hats. A sua silhueta era tão elegante em padrões pata-de-galo tanto quanto em couture da cabeça aos pés - como o Dior com capuz e mangas compridas que usou no filme Arabesque (1966).
De estrela de cinema a pantera de estilo em calças de fato de treino, os visuais de Sophia na passadeira vermelha e no dia-a-dia, de igual modo, são um conto de fadas na História da Moda. No dia em que celebra os seus 84 anos, a Vogue homenageia os seus mais glamourosos souvenirs de estilo.