Das obras de Da Vinci às palavras de F. Scott Fitzgerald, os tons pastel fazem parte do nosso quotidiano há tempo suficiente para serem o elemento perfeito na transição de estação.
Das obras de Da Vinci às palavras de F. Scott Fitzgerald, os tons pastel fazem parte do nosso quotidiano há tempo suficiente para serem o elemento perfeito na transição de estação.
© ImaxTree
Em janeiro, na passadeira vermelha dos Golden Globes de 2019, Lady Gaga apareceu com o cabelo azul pastel e um vestido Valentino da mesma cor, cimentando a certeza que, nos próximos tempos, estes tons estariam na nossa vida.
No entanto, estes tons não são um amor de hoje. Leonardo Da Vinci é mencionado, em diversos documentos, como tendo sido um dos primeiros artistas a utilizá-los nas suas obras. Uma técnica que explorou depois de conhecer o também artista Jean Perréal, numa das viagens que Perréal fez com Louis XII à cidade de Milão (circa 1499). Já no século XVIII, mais precisamente no interior do Palácio de Versalhes, é fácil imaginar Marie Antoinette a passear-se pelos jardins e corredores com vestidos megalómanos pintados nestas cores. Em tempos mais recentes, no início do século passado, mais precisamente nos anos 20, estes tons chegaram à literatura pela pena de F. Scott Fitzgerald, em The Great Gatsby. "Sob as árvores lilases, um grande carro subia a estrada. Parou. O rosto de Daisy, debaixo de um chapéu de três bicos de cor lavanda, olhou para mim com um sorriso radiante," escreveu o autor no capítulo cinco do romance que, em 2013, ganhou uma versão cinematográfica com Carey Mulligan e Leonardo DiCaprio nos papéis principais.
A sabedoria popular diz que estas cores transmitem calma, quietude e serenidade, o que na década de 20 era o contrapeso perfeito para o excesso que se fazia sentir nos cabarets que ondulavam ao ritmo das batidas frenéticas do jazz e do movimento dos vestidos de franjas. E no momento em que nos preparamos para enfrentar a nova estação (sim, primavera, estamos a falar de ti), não é surpresa nenhuma que, numa evocação de tranquilidade, o rosa pastilha elástica, o verde menta e o azul goma venham pintar novamente o nosso guarda-roupa, como provam as imagem de street style do último ciclo de semanas de Moda.