Casamentos  

The bridal to-do list: um guia prático de como planear um casamento

26 Mar 2025
By Elise Taylor

Mara Valderrey | iStock

A derradeira checklist para planear um casamento, um mês de cada vez.

Uma checklist para planear o casamento — ou seja, um inventário detalhado das tarefas a concluir antes das núpcias — é a primeira coisa que se deve fazer após concordar em dizer o “Sim”. Bem, primeiro telefonem aos vossos pais e aproveitem a felicidade imediata de estarem noivos. Mas depois... façam uma lista de tarefas para o casamento. Claro que há certos itens que podem parecer óbvios à primeira vista. O local do casamento deve ser definido atempadamente. Enviar os convites com seis meses de antecedência faz parte do senso comum. No entanto, será que sabe quando é que deve contratar um celebrante? Escolher uma banda? Finalizar o mapa dos lugares? A menos que seja versado na indústria dos casamentos, a resposta é provavelmente um não. Por essa razão, conversámos com a organizadora de eventos Augusta Cole e pedimos-lhe uma checklist mensal que detalha, passo a passo, tudo o que precisa de fazer antes do dia do casamento. Eis uma lista das tarefas mais importantes para os futuros noivos.

9 a 12 meses antes

“Muita coisa acontece nos primeiros três meses — esta é a altura de estabelecer os alicerces, construir uma equipa de confiança e comprometer-se com os fornecedores que só têm a capacidade de fazer um casamento por fim de semana”, diz Cole.

- Definir um orçamento de referência. “Isto irá ajudá-lo a tomar as primeiras (e cruciais) decisões de forma eficiente e com critérios mais definidos”, afirma Cole.

- Se possível, contrate um wedding planner. “Contratar um wedding planner antes de se comprometer com o local e a lista de convidados é muito importante. O organizador consegue orientar os compromissos de custos associados aos seus locais favoritos e ajudá-lo a pensar nos prós e contras da sua lista de convidados em relação ao tipo de cerimónia e festa que gostaria de organizar”, diz.

- Reserve o local e a data. “Se estiver a organizar um evento com tendas, prepare-se para fazer depósitos significativos para as tendas, casas de banho, eletricidade e iluminação numa fase inicial do processo,” acrescenta Cole.

- Reserve o seguinte: fotógrafo, banda ou DJ, celebrante, cabelo e maquilhagem e fornecedor de estacionário. Porquê o cabelo e a maquilhagem tão cedo? “Vão passar muito tempo com os vossos stylists e é uma decisão muito pessoal. Os maiores talentos esgotam rapidamente a sua agenda!”, explica Cole.

- Defina a lista de convidados. Dê início à comunicação digital com a lista de convidados e organize os endereços. “Quer planeie comunicar maioritariamente por correio tradicional ou não, vai querer ter o e-mail de todos à mão para updates e avisos urgentes.

- Crie um website de casamento. Considere enviar um save the date mais informal por e-mail ou anuncie a data no website do casamento. “É útil enviar um save the date preliminar e reunir os contactos atualizados numa fase inicial, dada a competição por datas”, diz Cole.

6 a 8 meses antes

“Chegou a altura de adicionar uma pitada de personalidade e de- senvolver os seus moodboards. Nesta altura, deve ter uma boa noção do seu orçamento, tendo-se comprometido com alguns custos fixos, e vai querer avançar e confirmar os principais fornecedores culinários e criativos,” diz Cole.

- Selecione o catering, o bolo, a florista, a equipa de decoração e o videógrafo.

- Escolha o vestido de noiva. “No que à Moda diz respeito, pro- vavelmente já começou o processo de escolher o seu vestido. Se não, chegou a altura de o fazer!” diz Cole.

- Escolha os vestidos das damas de honor. “Esta é também uma boa altura para conversar com as damas de honor sobre o dress code, especialmente se a opção for comprar ready-to-wear numa determinada paleta”, revela Cole.

- Envie os save the date oficiais no prazo mínimo de seis meses. "Os save the date devem ser enviados o mais tardar no prazo de seis meses. Hoje em dia, é comum os save the date serem enviados muito mais cedo, por volta de nove meses antes", diz.

3 a 6 meses antes

“Este é o momento de dar vida a tudo e tomar as decisões finais!" diz Cole.

- Marque as degustações de menu.

- Planeie a apresentação de design. "É nesta fase que pode ver uma amostra da mesa e aprovar a visão estética geral", explica Cole. 

- Crie e prove o bolo.

- Finalize os convites e envie-os cerca de três meses antes do casamento. "Esta antecedência permite muito tempo para as respostas, dado que o envio por correio tradicional é mais lento. Os RSVP digitais são também perfeitamente aceitáveis, mas recomendo que sejam todos em papel ou todos digitais", diz Cole.

- Escreva os votos. O processo pessoal tende a demorar mais tempo do que se pensa. Começar com entre três e seis meses de antecedência garante que tem tempo suficiente para reunir e organizar os seus votos e praticar.

2 meses antes

"Concentre-se na sua saúde e beleza!" diz Cole.

- Reflita na rotina de skincare.

- Inicie um diálogo sobre os toques pessoais para o fim de semana. "Os toques pessoais podem incluir a definição de uma lista de músicas para a banda, danças especiais, a cerimónia em si e quem irá brindar durante os eventos do fim de semana," diz Cole. 

- Marque as provas finais. "O recomendado é fazer a última prova a duas semanas, ou menos, do casamento", explica Cole.

- Faça uma prova de cabelo e maquilhagem.

1 mês antes

Defina o alinhamento da cerimónia. "É fundamental passar por este exercício para que todos, dos noivos à família e convidados, saibam o que se irá passar, mas também para ter a certeza de que as equipas criativa e de fornecedores estão no mesmo mindset", diz Cole.

- Certifique-se de que tem uma licença de casamento e de que o celebrante tem tudo o que precisa para legalizar o matriomónio.

- Planeie finalizar todos os pagamentos. "Assim, as finanças ficam resolvidas antes da semana do casamento", explica Cole.

- Finalize os lugares para o jantar de ensaio e para o copo-de-água. Cole relembra também da importância de "comunicar quaisquer alergias ao organizador e fornecedor de catering".

- Certifique-se de que tem os anéis.

Durante a semana do casamento

"O meu melhor conselho é dedicar o máximo de tempo possível ao descanso durante essa semana. É natural que surjam perguntas de última hora, planos meteorológicos, entre outros. Mas é aconselhável estar o mais calma possível durante a semana do casamento", diz Cole. "Lembre-se de que são os noivos que ditam o tom do evento e que os convidados absorvem a energia do casal, aconteça o que acontecer".

- Reveja a lista de artigos especiais com o wedding planner. Esta é "uma lista detalhada de todos os itens que quer ter a certeza que são recolhidos e que voltam para casa depois do casamento - muda de roupa, look de getting ready, véu, um segundo par de sapatos, menu e cartões de lugar, bouquet, etc.", diz Cole. "Vai ser um turbilhão de acontecimentos e emoções, por isso, é possível que os pormenores sejam esquecidos".

- Prepare um nécessaire com os essenciais para a noite de núpcias.

- Pense na logística de check-in e transporte.


Texto originalmente publicado aqui, e também disponível no The Bridal Affair, o suplemento de casamentos da Vogue Portugal publicado em março de 2025.

Elise Taylor By Elise Taylor

Relacionados


Beleza   Casamentos  

Bride to be: as dicas dos especialistas

04 Mar 2024

Casamentos  

Caso em novembro: eis as 7 vantagens de organizar um casamento no outono

30 Aug 2024

Casamentos  

The Bridal Affair | Address Book: Wedding Planners

09 Mar 2025

Casamentos   Guestlist  

A Scalpers dá as boas-vindas a uma nova época de casamentos

24 Mar 2025