Challenges, muita dança, muito lip-sync e pequenas histórias. O TikTok é a app em ascensão e nomes como Bella Hadid, Sara Sampaio e Hailey Bieber já se renderam ao seus encantos.
Challenges, muita dança, muito lip-sync e pequenas histórias. O TikTok é a app em ascensão e nomes como Bella Hadid, Sara Sampaio e Hailey Bieber já se renderam ao seus encantos.
As recomendações são claras: ficar em casa (sempre que possível) e praticar o distanciamento social. Se as redes sociais já estavam bem presentes no nosso quotidiano num mundo pré-coronavírus, agora que estamos confinados às quatro paredes de nossas casas, as apps são a nossa companhia e o nosso meio de comunicação. No Instagram há diretos a cada cinco minutos, no Twitter temos uma narrativa contemporânea da vida de cada utilizador, no Facebook há avalanches de notícias (nem sempre fidedignas) e no Whatsapp os grupos enchem-se de mensagens, fotografias e vídeos. E depois existe o TikTok, o novo love affair do universo digital.
Para quem ainda não está familiarizado com o TikTok, eis um pequeno resumo. A dinâmica desta app é muito semelhante à do Snapchat e das stories no Instagram: criar e partilhar vídeos de até 60 segundos, podendo recorrer a músicas, sons, filtros e efeitos de realidade aumentada. A aplicação foi criada na China e lançada em setembro de 2016, mas só mais recentemente é que se tornou num sucesso mundial de crescimento exponencial, registando, do dia 1 ao dia 23 de março, um total de 84 mil downloads a nível global.
Até agora pode até nunca ter ouvido falar do TikTok, mas podemos dizer-lhe que já sentiu o efeito desta aplicação no seu dia-a-dia. Old Town Road de Lil Nas X, tornou-se no sucesso musical do verão de 2019 devido ao vasto número de utilizadores que usaram a sua música para os vídeos que partilhavam. Consequência: permaneceu durante 19 semanas no topo das tabelas de música norte-americanas, recorde que pertencia até então a Mariah Carey. Say So de Doja Cat - que atualmente ocupa a posição número 14 no US Billboard Hot 100 Chart - deve o seu sucesso a Haley Sharpe, uma utilizadora de 17 anos que usou esta música para uma coreografia que se tornou viral. A estes dois exemplos junta-se uma lista longa de sucessos musicais que explodiram no TikTok e que hoje ouvimos em loop.
A indústria da Moda está cada vez mais atenta aos fenómenos digitais e de que maneira é que pode capitalizar os seus protagonistas para conseguir um maior alcance junto dos seus utilizadores. Noe Eubanks de 19 anos já foi recrutado para uma campanha Celine, fotografada pelo atual diretor criativo Hedi Slimane. Emma Chamberlain já conseguiu um lugar na tão cobiçada front row da Louis Vuitton. Chace Hudson ficou responsável por criar conteúdo durante o desfile de janeiro da Dolce & Gabbana.
Se está a pensar em fazer o download do TikTok, nem que seja para utilizar a aplicação em modo voyeur, fique a saber que muitas das celebridades que segue no Instagram já se renderam às coreografias e challenges da app. De Olivier Rousteing a Simon Porte Jacquemus, de Bella Hadid a Hailey Bieber, de Jennifer Lopez a Lizzo, isto só para nomear alguns. Abaixo, deixamos-lhe as contas que merecem um follow.
Simon Porte Jacquemus
Olivier Rousteing
Bella Hadid
Sara Sampaio
Romee Strijd
Emily Ratajkowski
Hana Cross
Hailey Bieber
Selena Gomez
Young Emperors
Lizzo
Jennifer Lopez
Most popular
Relacionados
Os Fashion Awards deste ano, em Londres, refletem as mudanças na indústria da Moda
03 Dec 2024
Uma viagem com a Massimo Dutti pelo universo criativo de Marina Abramović
29 Nov 2024