A Duquesa de Sussex uniu forças com o grupo de mulheres responsável pelo projeto Hubb Community Kitchen para redigir um livro de culinária solidário, que reúne mais de 50 receitas de diversos pontos do globo.
A Duquesa de Sussex uniu forças com o grupo de mulheres responsável pelo projeto Hubb Community Kitchen para redigir um livro de culinária solidário, que reúne mais de 50 receitas de diversos pontos do globo.
©Kensington Palace
Poucos meses depois de ser ter tornado, oficialmente, membro da Família Real britânica, Meghan Markle acaba de anunciar o seu primeiro projeto a solo enquanto Duquesa de Sussex. Inspirada pela sua paixão pela cozinha e pelo poder que a comida tem de reunir as pessoas em comunidade - algo que Markle partilhava frequentemente no seu blog The Tig e na sua página de Instagram -, a Duquesa de Sussex juntou-se às mulheres do projeto Hubb Comunity Kitchen para lançar o seu primeiro livro de cozinha solidário, Together: Our Community Kitchen.
"Senti uma ligação forte com esta cozinha comunitária desde o primeiro momento", explicou a Duquesa de Sussex em comunicado. "É um espaço onde as mulheres podem rir, sofrer, chorar e cozinhar juntas. Aqui, as diversas identidades culturais fundem-se debaixo de um único teto, para criar um espaço onde podemos sentir uma espécie de normalidade - da forma mais simples, a necessidade universal de criar ligações, de cuidar do próximo e de transmitir um sentido de comunidade através da comida, seja em tempos de crise ou alegria -, é algo com que todos nós nos conseguimos relacionar... Através deste projeto de caridade, os lucros vão ajudar a cozinha a crescer e a manter o espírito global de comunidade vivo", concluiu Meghan Markle.
Numa série de tweets, a conta oficial de Kensington Palace explicou as origens deste projeto solidário, que começou a ganhar expressão no verão de 2017. Depois do incêndio de Grenfell Tower, que deflagrou no bloco habitacional de 24 andares na zona oeste de Londres, causando um total de 71 mortes, "um grupo de mulheres juntou-se numa cozinha comunitária, no Al Manaar Centre, localizado em West London, criando um espaço onde podiam preparar refeições frescas e caseiras para as suas famílias, amigos e vizinhos".
Depois de ter visitado o Hubb Comunity Kitchen - Hubb, em árabe, significa "amor" - em janeiro deste ano, a Duquesa de Sussex regressou diversas vezes à cozinha comunitária, todas elas a título particular. Quando percebeu que o espaço não tinha fundos para estar aberto mais do que duas vezes por semana, Meghan Markle sugeriu ao grupo de mulheres a compilação de um livro de receitas, de modo a financiar o projeto e permitir que a cozinha comunitária tivesse capacidade para estar aberta todos os dias.
"Este livro é uma homenagem ao poder de cozinhar enquanto comunidade e às receitas que nos ajudam a criar ligações, a partilhar e a dar um passo em frente", disse a Duquesa de Sussex em comunicado. Com mais de 50 receitas de diversos pontos do globo e das mulheres que integram o Hubb Comunity Kitchen, bem como três receitas pessoais de Meghan Markle, o livro Together: Our Community Kitchen foi oficialmente apresentado hoje, na cidade de Londres, num evento que contou com a presença do Príncipe Harry, Duque de Sussex, de Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, e das mulheres responsáveis pela cozinha comunitária.